Princípio ativo sem contato para aplicações extremas
O sensor magnético Ex resiste a temperaturas de até -60°C
Especialmente em aplicações abaixo de zero, muitos usuários preferem sensores sem contato, porque, ao contrário de sensores eletromecânicos, como interruptores de posição, eles não correm o perigo de mau funcionamento devido à umidade de congelamento.
Para este – reconhecidamente altamente especializado - campo de aplicação, a unidade de negócios "Extreme" da steute desenvolveu uma nova série de sensores magnéticos Ex. Estes sensores cilíndricos de diâmetro M20 são resistentes ao frio até -60°C e também são testados e aprovados de acordo com a ATEX e a IECEx para uso em zonas Ex 1 e 2 para gás.
Isto os torna adequados para ambientes que constituem um número crescente de consultas de clientes recebidas pela steute - por exemplo, instalações offshore na região do Ártico, ou navios que viajam por esse território, como navios-tanque de gás.
Nestas condições extremas, o princípio de não haver contato, torna a vedação dos invólucros mais fácil e garante a durabilidade: a vida útil mecânica destes sensores é superior a um milhão de ciclos de chaveamento, enquanto a vida útil elétrica foi calculada em 106… 109 ciclos de comutação.
O material do invólucro – fibra de vidro reforçada de alta qualidade Duroplast – garante que seja mantido o elevado nível de proteção dos sensores magnéticos (IP 66 a IP 69) nas temperaturas abaixo de zero, mesmo depois de um teste de impacto de 7-Joule.
Este conjunto de características – particularmente a ampla gama de temperaturas - torna a nova série adequada para o monitoramento de posições de flaps, válvulas, tampas e outros componentes móveis, por exemplo, em instalações encontradas na indústria de óleo e gás (onshore e offshore) ou no campo da construção naval e instalações portuárias. Outras áreas de aplicação são sistemas de manuseio em plataformas de petróleo e monitoramento de posição em gruas de guindaste.