Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP

revista-automacao.com
Steute

Compacto e extremamente robusto

Para aplicações abaixo de zero: fins de curso New Ex para uso em temperaturas até -60°C

Compacto e extremamente robusto
Eles parecem fins de curso compactos "completamente normais" com dimensões padrão de acordo com a norma DIN EN 50047. Mas os detalhes de construção desses robustos fins de curso Ex 97, com caixas de plástico, agora disponibilizados pela unidade de negócios "Extreme" da steute tornam esses dispositivos exclusivos.
Os fins de curso são testados e certificados de acordo com a ATEX e a IECEx para uso em zonas Ex 1 e 2 para Gás, bem como em zonas Ex 21 e 22 para Pó. Também podem ser utilizados em temperaturas até -60°C, a qual é terrivelmente exigente, mais particularmente para a construção e impermeabilização dos invólucros. Por exemplo, a classe de alta proteção (IP 66) tem que permanecer garantida em tais temperaturas baixas, mesmo durante um teste de impacto de 7-Joule.
Por esta razão os invólucros são fabricados a partir de plástico de alta qualidade com um reforço de fibra de vidro, que é parcialmente têxtil na estrutura. Além disso, as tampas do invólucro são completamente vulcanizadas, garantindo que permaneçam selados até mesmo no momento do impacto. Para selar os êmbolos, os desenvolvedores da steute implementaram um sistema de vedação redundante que compreende um punho de vedação externa adequado para baixas temperaturas e um anel de Teflon de vedação interna.
Os materiais de vedação usados foram classificados pelos seus próprios fabricantes para temperaturas abaixo de -95°C, e os lubrificantes utilizados para temperaturas abaixo de -75°C. Há, portanto, "distância de segurança" suficiente antes dos -60°C certificados para o fim de curso Ex97 serem atingidos. Isto significa que os usuários, por exemplo, da indústria de petróleo e gás, podem ter certeza de que os novos fins de curso vão trabalhar de forma confiável, mesmo em seus ambientes verdadeiramente extremos.
Devido à sua ampla gama de atuadores (êmbolos, alavancas de rolete, alavancas de rotação, botões de pressão) e dimensões compactas, os fins de curso norma Ex, disponíveis como ação rápida ou ação lenta, são muito versáteis e podem ser facilmente integrados em uma construção existente. O seu design de plástico isolante de proteção também torna desnecessários a ligação à terra e a compensação de potencial.
Com o seu conjunto exclusivo de recursos – em particular a sua enorme gama de temperatura – eles são adequados para o monitoramento de posição de abas, válvulas, tampas e outros componentes móveis, por exemplo, em plantas dentro da indústria de petróleo e gás (onshore e offshore) ou na construção naval e portos. Outras áreas de aplicação incluem sistemas de manipulação em plataformas de petróleo, bem como a monitorização de posição em lanças de guindaste. Aplicações de segurança, por exemplo, em abas de manutenção e janelas de visita, são outra possibilidade.

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP