Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP

revista-automacao.com
ABB News

ABB INVESTE NA STARTUP DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL VIKING ANALYTICS

Software de análise assistida Viking Analytics ajudará os clientes a identificar anomalias no estado de saúde de seus ativos antes que se tornem um problema.

ABB INVESTE NA STARTUP DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL VIKING ANALYTICS

Com a demanda dos clientes por ferramentas de manutenção preditiva em alta, a ABB anunciou que adquiriu uma participação minoritária na startup sueca Viking Analytics por meio de sua unidade de capital de risco, a ABB Technology Ventures (ATV). A parceria estratégica para desenvolver a próxima geração de análises preditivas de integridade de ativos para equipamentos elétricos permitirá que os clientes prevejam anomalias antes que se tornem um risco para suas operações. Os detalhes financeiros do investimento não foram divulgados.

Usando algoritmos baseados em IA, a Viking Analytics criou um mecanismo de análise que detecta automaticamente condições operacionais invisíveis ou pré-falha para equipamentos elétricos. Isso torna mais fácil para os operadores evitar falhas dispendiosas, planejar a manutenção com eficiência e maximizar o tempo de atividade.

“A missão de nossa empresa é permitir que especialistas industriais extraiam facilmente insights e valor de dados de processo e dados de ativos por meio de IA”, disse Rajet Krishnan, CEO da Viking Analytics. “Esta cooperação estratégica com a ABB nos permite expandir nossa capacidade no domínio de equipamentos elétricos e desenvolver juntos uma solução para detectar anomalias em equipamentos de média tensão. O investimento da ABB consolida ainda mais o forte relacionamento entre as empresas e nos permitirá desenvolver e dimensionar novas soluções de software de IA para nossos clientes”.

“Com a pressão para garantir o tempo de atividade e prolongar o ciclo de vida dos ativos elétricos, a parceria com a Viking Analytics nos permite desenvolver análises que ajudarão os clientes a manter suas operações e reduzir custos”, disse Sherif El-Meshad, Head de Digital da ABB Eletrificação. “Os clientes obterão os insights de que precisam para tomar decisões fundamentadas sobre sua frota de equipamentos elétricos e adotar ações preventivas para evitar falhas dispendiosas.”

A tecnologia da Viking Analytics é complementar ao ABB Ability™ Asset Manager, que fornece visibilidade remota total do status de integridade do ativo e do sistema elétrico. A integração do novo mecanismo de IA da Viking Analytics adiciona análises avançadas para previsão e prevenção de condições defeituosas nos equipamentos elétricos dos clientes.

A Viking Analytics foi a vencedora do ABB Electrification 2020 Startup Challenge, uma competição global para inovadores de tecnologia. Nos últimos dois anos, a ABB e a Viking Analytics desenvolveram softwares e painéis para detectar anomalias em uma série de dados gerados por sensores de equipamentos elétricos.

“Este caso é muito especial, porque ganhar o prêmio máximo no Electrification Startup Challenge não levou a um investimento imediato”, disse Anton Kotov, Diretor de Estratégia da ABB Eletrificação. “Em vez disso, a Divisão de Soluções de Distribuição e a Viking Analytics continuaram com uma estreita colaboração antes de a ABB se juntar a uma organização forte para fazer o investimento.”

O investimento na Viking Analytics é o mais recente de uma série de movimentos para expandir o ecossistema de parceiros de inovação da ABB. Desde sua formação em 2009, a ATV investiu cerca de US$ 350 milhões em startups que dão suporte a novos modelos de negócios e aprimoram o portfólio de ofertas da empresa.

www.new.abb.com

 

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP