Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP

revista-automacao.com
Rockwell Automation News

A realidade aumentada e as informações em tempo real vão fortalecer a indústria automotiva

Projetar e fabricar um novo carro através da digitalização e automação envolve não apenas incorporar novas tecnologias, mas mudar a cultura empresarial. Informações e ferramentas tecnológicas para antecipar riscos são fundamentais para capacitar operadores e tomadores de decisão.

A realidade aumentada e as informações em tempo real vão fortalecer a indústria automotiva
Junto com a sustentabilidade, as prioridades do setor automotivo são reduzir os tempos de ciclo de produção, projetar veículos com novas tecnologias e otimizar a cadeia de suprimentos. Para isso, os Sistemas de Execução de Manufatura (MES), as informações e a realidade virtual são fundamentais.

Jason Cleveland, vice-presidente de engenharia da Eagle Technologies, comentou que sua equipe incorporou a realidade aumentada em uma máquina no Centro de Inovação de Veículos Elétricos em San Jose, Califórnia (EUA). E ele disse que a substituição de equipamentos defeituosos só precisava de uma pessoa para trabalhar com um iPad, colocar óculos para sobrepor as informações e orientar o operador em tempo real durante a realização das atividades.

Cleveland desenvolveu um método completamente diferente, não apenas para fazer as operações certas no momento certo, mas para dar instruções. "Acho que é uma das tecnologias emergentes que começará a inundar a indústria automotiva em todas as suas áreas nos próximos anos", disse Jason Cleveland durante o evento Automation Fair At Home 2020, organizado pela Rockwell Automation.

Brian Jacobs, diretor em Engenharia de Manufatura da Adient for the Americas JIT Seating, comentou que gerar informações e espalhá-las para a equipe de liderança é fundamental para capacitá-las, ajudando-o a tomar decisões mais confiantes. Ele também ressaltou que a utilidade da automação e da realidade aumentada tem sido mais visível. "Acho que nos tornaremos mais técnicos, mas vamos olhar para mais tecnologias do que estamos acostumados a ver em nossas vidas cotidianas", disse ele.

Nesse sentido, ele compartilhou que dada a pandemia muitos operadores não conseguiram viajar e, no entanto, grupos de trabalho remoto têm sido eficientes em operações contínuas e resolução de problemas de equipamentos. "Acabou sendo muito bem-sucedido porque agora posso ter engenheiros na minha equipe principal envolvidos com membros da fábrica", compartilhou Brian Jacobs.

A indústria automotiva tem modelos de fabricação mistos, por isso hoje as empresas precisam flexibilizar o trabalho e torná-lo mais eficiente para o futuro. Por isso, a tecnologia é uma aliada para aumentar a produtividade e gerar valor.

Nesse sentido, a manutenção preventiva e a inteligência artificial são essenciais para melhor controlar os tempos e evitar falhas nos equipamentos, segundo Mark Hernandez, vice-presidente global de manufacturing e supply chain da Navistar International Corporation. Para aproveitar melhor a tecnologia e otimizar o processo de fabricação, a inteligência artificial é fundamental.

Michael Boike, diretor de Manufatura da Lucid Motors, observou que a adoção de novas tecnologias vem de mãos dadas com a transformação da cultura da empresa e o empoderamento da força de trabalho. Ele explicou que, se o objetivo era incorporar as soluções com sucesso, era necessário que os trabalhadores fossem treinados e entendessem o funcionamento dos sistemas.

"Precisamos projetar um veículo com novas tecnologias e escalar a cadeia de suprimentos. Uma coisa que passo muito tempo com minha equipe é na cultura empresarial e no empoderamento da força de trabalho. Não só construímos um carro, como lançamos uma nova empresa. Então, preciso de alguém que conheça o negócio automotivo, mas também que esteja disposto a assumir o desafio de fazer algo diferente", disse Michael Boike. Dessa forma, especialistas concordaram que, embora a incorporação de inteligência artificial e realidade aumentada contribua para aumentar a eficiência nas operações, o treinamento de pessoal é fundamental para alcançar metas de produtividade com sucesso.

www.rockwellautomation.com
 

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP