Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP

revista-automacao.com

Transformação digital farmacêutica reduz custos e acelera inovação

Siemens impulsiona o setor farmacêutico com tecnologias integradas, reduzindo em até 50% o time-to-market, economizando US$ 1 milhão em P&D e elevando a produtividade em 50%.

Transformação digital farmacêutica reduz custos e acelera inovação

Com a crescente demanda por tratamentos personalizados, a aceleração no desenvolvimento de medicamentos e a necessidade de ganhos em sustentabilidade, a indústria farmacêutica global passa por uma profunda transformação. A Siemens tem sido uma das principais impulsionadoras desse processo ao oferecer soluções digitais integradas de ponta a ponta que estão mudando a forma como os medicamentos são desenvolvidos, testados e produzidos — do laboratório à produção em escala industrial.

Entre as tecnologias aplicadas estão os Gêmeos Digitais, que permitem simulações em ambiente virtual para otimizar fórmulas e processos; a Inteligência Artificial Industrial, que contribui para decisões mais rápidas e assertivas em P&D e produção; e os sistemas paperless, que eliminam o uso de papel e automatizam a documentação de processos regulatórios.

Empresas que adotam o portfólio da Siemens têm registrado avanços expressivos, como redução de até 50% no time-to-market, diminuição de 35% nos custos totais, redução de 80% no uso de materiais em P&D e até 25% menos testes físicos, substituídos por mais de 3.000 simulações virtuais que garantem a qualidade do produto final. Em processos de desenvolvimento, a economia pode chegar a US$ 1 milhão.

Para o ambiente produtivo, a Siemens entrega ganhos comprovados: aumento de 30% a 50% na produtividade, redução de 30% a 50% nos desvios de qualidade, encurtamento de 15% a 20% no lead time, elevação de 24% a 40% na capacidade da planta e economia de 10% a 15% nos custos de processo. Esses resultados são possíveis graças à integração entre software e hardware, aliada à automação modular, Inteligência Artificial e tecnologias interoperáveis — capazes de se conectar a equipamentos de diferentes fabricantes.

"A criação de um ecossistema digital sustentável, que conecta todas as etapas da cadeia farmacêutica, é fundamental para ampliar o acesso da população a tratamentos mais modernos e acessíveis. A interoperabilidade e a integração entre software e hardware também garantem ganhos em eficiência, produtividade e flexibilidade," destaca Rodrigo Alvarez, Head de Ciências da Vida da Siemens Brasil.

Além disso, a digitalização tem permitido a eliminação do papel nos processos produtivos que não apenas agilizam o controle e a rastreabilidade, mas também reduzem significativamente o consumo de energia, os custos operacionais e a pegada de carbono.

No Brasil, o setor farmacêutico tem intensificado sua jornada digital nos últimos anos. Em um cenário em que a inovação se tornou necessidade estratégica, a Siemens oferece uma arquitetura escalável e adaptável que permite às empresas avançar no ritmo de suas prioridades, sempre com uma visão ampla e integrada da transformação digital.

www.siemens.com

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP