SCHNEIDER ELECTRIC AVANÇA NA TRANSPARÊNCIA DE DADOS AMBIENTAIS DE SEUS PRODUTOS
Lançamento do Programa de Dados Ambientais permite que os clientes tomem decisões mais embasadas sobre sustentabilidade e negócios.
www.se.com

A Schneider Electric lança seu Programa de Dados Ambientais. A iniciativa, que expande o legado do selo Green Premium, oferece aos clientes acesso exclusivo a informações sobre o impacto ambiental de seus produtos, permitindo decisões baseadas em dados, além de garantir maior confiança no cumprimento das exigências regulatórias em constante evolução.
A Schneider Electric é frequentemente reconhecida como líder em sustentabilidade - tendo sido eleita a empresa mais sustentável do mundo pela Time Magazine e pela Statista em 2024, além de receber o mesmo reconhecimento da Corporate Knights pela segunda vez em janeiro de 2025. Foi esse compromisso com a liderança ambiental, aliado à crescente demanda por transparência pelos clientes, que impulsionou o lançamento do programa.
Ao fornecer informações cruciais como: pegada de carbono, eficiência energética, embalagens e conteúdo reciclado, entre outros, a Schneider Electric ajuda seus clientes a fazer escolhas alinhadas às suas metas de sustentabilidade - possibilitando que acompanhem, compreendam e reduzam melhor o próprio impacto ambiental.
Atualmente, a Schneider Electric divulga informações sobre 14 atributos ambientais, um avanço significativo em relação aos 5 anteriormente cobertos pelo selo Green Premium. Esses novos atributos já estão disponíveis de forma online para 110 mil referências comerciais. A meta é alcançar 155 mil referências até o final do ano, cobrindo 80% dos produtos - ante os 70% atuais.
Com o ano de 2024 oficialmente registrado como o mais quente da história, a urgência por avanços acelerados em meio ambiente e ação climática nunca foi tão evidente. Ao mesmo tempo, estudos mostram que a economia global é apenas 7,2% circular. A evolução das regulamentações nos últimos anos (como o projeto da União Europeia de Diretiva sobre Alegações Ecológicas) tem elevado o nível de exigência em relação à transparência e responsabilização.
Os dados fornecidos pelo Programa de Dados Ambientais facilitam o uso dessas métricas tanto para fins de negócios quanto para conformidade e relatórios. A clareza das informações ambientais é fundamental para a descarbonização e para a competitividade - dois objetivos que vão definir os próximos tempos. Por fim, trata-se de viabilizar melhores escolhas por meio de dados mais claros, confiáveis e acessíveis.
Chris Leong, Chief Sustainability Officer da Schneider Electric, comenta: “Com mais de 15 anos de experiência em dados ambientais de produtos, construímos um legado de confiança e transparência. Agora, com o Programa de Dados Ambientais, estamos estabelecendo um novo padrão para o acesso e o desempenho das informações ambientais. Seguimos comprometidos em apoiar nossos clientes e parceiros do setor a continuarem tomando decisões baseadas em dados, com a transparência no centro - para usar melhor, usar por mais tempo e usar de novo.”
Céline Coulibre-Duménil, Chief Sustainability Officer da Rexel, líder global na distribuição de materiais elétricos, valoriza o programa: “Oferecer aos parceiros acesso a dados mais claros e factuais sobre os produtos, para que possam tomar decisões bem fundamentadas sobre o impacto ambiental de suas escolhas, é essencial. Apoiamos a ambição da Schneider Electric de influenciar o setor rumo a uma maior transparência ambiental dos produtos.”
www.se.com