PROJETO DE ACESSIBILIDADE INDUSTRIAL VENCE HACKATHON MACKENZIE COM BASE EM PROPOSTA DA MITSUBISHI ELECTRIC BRASIL
Estudantes desenvolveram soluções de automação para inclusão no setor industrial; equipe campeã projetou dispositivos adaptados que unem acessibilidade e eficiência operacional.

A Mitsubishi Electric Brasil, uma das líderes globais em tecnologia, automação industrial e soluções inovadoras para diversos segmentos, encerrou sua participação no Hackathon Mackenzie 2025 com um saldo positivo. Durante os cinco dias de evento (24 a 28 de março), estudantes de engenharia colocaram suas mentes criativas para trabalhar em soluções que podem transformar a vida de pessoas com deficiência no ambiente industrial.
A equipe vencedora, formada por Daniel Dias Reis, Gabriela Cardoso dos Santos, Luís Gustavo Sampaio Coêlho e Nicoly Araujo de Paschoa, conquistou o primeiro lugar com um projeto inovador baseado no tema "Automação para Inclusão Social no Ambiente Industrial" proposto pela Mitsubishi Electric.
A proposta demonstrou como a automação pode ser uma aliada na inclusão, com dispositivos adaptados que aumentam a autonomia e a eficiência de profissionais com deficiência. "Os equipamentos de automação industrial têm um grande potencial para promover a inclusão, oferecendo soluções personalizadas que garantem maior acessibilidade e produtividade", explicaram os estudantes durante a apresentação.
"O Hackathon é uma oportunidade que a empresa e a escola têm de dar aos alunos um problema real para que eles possam sair da teoria e começar a pensar na solução de problemas na prática. Temos este evento como uma grande contribuição da companhia para a sociedade, na formação de novos profissionais que entrarão no mercado de trabalho em breve. Recebemos excelentes projetos, com visões muito particulares de problemas que afligem pessoas que possuem determinadas deficiência, com possibilidades reais de aplicação, criando um ambiente mais competitivo e igualitário também dentro da indústria", afirmou Alexandre Serain, Gerente de Marketing da Mitsubishi Electric.
Como parte do compromisso contínuo com a formação de novos talentos, a empresa anunciou durante o evento a criação do laboratório da companhia na Escola de Engenharia Mackenzie. O espaço, que contará com equipamentos de última geração, vai permitir que os alunos desenvolvam projetos práticos e mantenham contato direto com as tecnologias que estão moldando o futuro da indústria.
"Essa parceria vai muito além de equipamentos", explica o professor Ricardo Mendes, coordenador do curso de Engenharia Elétrica. "Estamos construindo pontes entre a academia e o mercado, preparando profissionais que entendam tanto de tecnologia quanto de responsabilidade social."
“A automação industrial ajuda a reduzir desperdícios, melhorar a qualidade e reduzir custos de produção, tornando os produtos mais acessíveis a todos e ajudando a natureza com uma gestão mais amigável dos recursos naturais para o meio ambiente”, completou Alexandre.
www.br.mitsubishielectric.com