ELIPSE PLANT MANAGER E ELIPSE E3 GERAM MANUTENÇÕES MAIS PREVENTIVAS À ZEN, TORNANDO SUA PRODUÇÃO MAIS ECONÔMICA E EFICIENTE
Plataformas da Elipse Software monitoram diferentes máquinas da fábrica de peças automotivas da ZEN, contribuindo para evitar danos e custos de até R$ 80 mil para repor equipamentos.
www.elipse.com.br

Sediada em Brusque (SC), a ZEN S.A. opera no setor automotivo desde 1960, sendo, atualmente, a maior fabricante independente de impulsores de partida do mundo. Além disso, destaca-se como uma grande fornecedora de peças para o mercado original e de reposição. Com mais de 1000 colaboradores, é considerada uma das empresas mais inovadoras do sul do Brasil, destinando cerca de 5% de seu faturamento anual à Pesquisa e Desenvolvimento.
O processo produtivo realizado na fábrica da ZEN é bastante complexo, constituído de uma gama diversificada de máquinas que utilizam muitos protocolos de comunicação. Em busca de centralizar o controle de sua produção e otimizar sua manutenção, a empresa decidiu investir em duas plataformas da Elipse Software, líder nacional no desenvolvimento de soluções para o gerenciamento em tempo real de processos.
A escolha pelo Elipse E3 e o Elipse Plant Manager (EPM) foi a solução que mais se encaixou para que a ZEN pudesse atingir este objetivo. A aplicação de ambos os softwares foi implementada pela TagInfo Treinamentos e Manutenção de Softwares e Hardwares, empresa especializada na prestação de serviços nas áreas de automação industrial e tecnologia da informação, sendo, também, certificada no Elipse E3.
O Elipse E3 permite gerar alarmes e cadastrar limites de setpoints relativos a algumas variáveis das máquinas e suas horas de funcionamento. O EPM monitora as variáveis, condições e comportamentos dos diferentes equipamentos (prensas, fornos, caldeiras e compressores) sob a forma de dashboards e gráficos. Também possibilita supervisionar o consumo de energia na fábrica, tanto o mensurado nos horários de ponta quanto o mensal.
“Estes sistemas nos permitem executar mais manutenções preventivas, o que reduz as interrupções e torna a produção mais eficiente e confiável. Com essa abordagem, a estrutura de manutenção da ZEN se posiciona, hoje, entre as mais avançadas globalmente”, afirmou Ciro Quaiato, Analista de Manutenção da ZEN.
Mais informações no case.
www.elipse.com.br