Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP

revista-automacao.com
Hercules News

INDÚSTRIA: O MELHOR MOTOR PARA EQUIPAMENTO É O NACIONAL OU O IMPORTADO?

Engenheiros da Hercules Motores Elétricos comentam sobre a importância e as vantagens de contar com fabricantes brasileiros.

INDÚSTRIA: O MELHOR MOTOR PARA EQUIPAMENTO É O NACIONAL OU O IMPORTADO?

O Brasil é um país tropical, o que impõe demandas e desafios singulares para as indústrias locais. Possuir, por exemplo, equipamentos e acessórios que se adaptem a diversas condições ambientais é de extrema importância, especialmente para setores como o agropecuário, a hotelaria e a indústria alimentícia. Muitas vezes, na busca pela excelência, as empresas podem optar por maquinários e produtos estrangeiros, acreditando que esses são superiores. No entanto, essa escolha pode acabar levando a caminhos complicados devido a adaptações complexas e custosas, assim como a necessidade constante de manutenção ou substituição da peça. Parte disso, graças à redução da vida útil do produto diante das adversidades para as quais esses produtos estrangeiros não estão preparados para enfrentar.

Cristiano Pless, engenheiro da Hercules Motores Elétricos, destaca que as empresas nacionais compreendem as particularidades do mercado brasileiro de uma maneira que as companhias estrangeiras não conseguem. Muitas vezes, os produtos estrangeiros, sejam eles americanos, europeus ou chineses, não estão alinhados às demandas locais. "As empresas nacionais têm se destacado ao desenvolver produtos pensados na realidade do cliente brasileiro, garantindo que as exigências do mercado sejam supridas. A Hercules Motores Elétricos, por exemplo, consegue superar os produtos importados graças a essa atenção à realidade dos clientes e aos desafios que enfrentam", complementa.

Para empreendedores e produtores rurais que dependem do uso de dispositivos com este tipo de complemento, não é viável optar por um motor genérico. É preciso muita pesquisa e informação para não correr o risco de adquirir um motor que tenha um peso maior do que o permitido pela máquina, o que dificultaria qualquer forma de manutenção e até mesmo o desempenho. Ou ainda, comprar um motor genérico que sirva para várias máquinas. "Muitas vezes, um motor é desenvolvido especificamente para uma aplicação, conforme equipamento, e é otimizado para funcionar da melhor forma no uso específico. Se eu retirar esse motor de um determinado maquinário e aplicá-lo em outro aparelho de um segmento diferente, não terá o mesmo desempenho, pois foi otimizado para aquele produto e seu uso característico. Portanto, existem configurações tanto de desempenho elétrico quanto características mecânicas para garantir o melhor funcionamento. Aqui na Hercules, trabalhamos em parceria com o cliente durante todo o processo de concepção do produto. Normalmente, solicitamos que o cliente traga o seu equipamento na Hercules para, assim, ter a oportunidade de avaliá-lo. Isso nos permite desenvolver um produto mais adequado e customizado para sua necessidade, visando sempre obter o melhor custo possível", explica Pless.

O engenheiro destaca uma das características mais importantes a serem consideradas ao escolher um fabricante que será responsável por parte do desempenho de suas máquinas: a preocupação com o negócio do cliente. "Nosso compromisso é exceder as expectativas. Contamos com um laboratório especializado, pronto para receber qualquer tipo de maquinário. Assim, temos a capacidade de realizar ensaios de desempenho, tanto nos motores quanto nos equipamentos e conduzir testes com o motor instalado para determinar a melhor opção para aquela aplicação específica. Dessa maneira, conseguimos desenvolver o motor com o melhor custo-benefício para o cliente. Além disso, em relação aos motores, dispomos de dinamômetros para medir o desempenho de forma isolada. Isso é considerado um padrão para um bom fabricante", ressalta Jonas Klug, também engenheiro da Hercules Motores Elétricos.

Além dos ensaios realizados nos motores e equipamentos de clientes as matérias-primas também passam por uma série de ensaios para sua homologação e contribuem para o bom desempenho do motor, a companhia também se destaca no mercado devido às suas soluções tecnológicas implementadas em seus produtos, visando proporcionar maior agilidade aos clientes. Um exemplo notável é a utilização de QR Code em motores elétricos, que atua como uma ferramenta para facilitar a rastreabilidade e manutenção dos motores. Isso assegura uma velocidade maior na obtenção de informações e reduz o tempo de paralisação nos setores que dependem essencialmente dessas máquinas para a produção.

Drauzio Menezes, diretor da Hercules Motores Elétricos, ressalta que essa praticidade tem sido extremamente benéfica no dia a dia dos clientes, bem como nos processos de informação. Através do QR Code, a fabricante consegue rastrear o dia, a hora e o local de produção, bem como cada um dos principais componentes do produto. “Isso otimizou significativamente nossos procedimentos de obtenção de informações. Em caso de qualquer contratempo, agora somos capazes de identificar a possível causa ou origem, e até mesmo o lote que possa estar sujeito a esse mesmo problema. E, se necessário, podemos até realizar um recall”, finaliza o diretor.

www.herculesmotores.com
 

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP