HMS Networks adquire Red Lion Controls e expande significativamente a sua presença na América do Norte
A HMS Networks AB, empresa fornecedora global de tecnologias de comunicação e informação industriais, celebrou hoje um acordo vinculativo com a Spectris Group Holdings Limited para adquirir a empresa Red Lion Controls, fornecedora de soluções de automação industrial bem estabelecida com sede nos EUA, através da aquisição de 100% das ações da Red Lion Controls Inc. e da Red Lion Europe GmbH, bem como determinados ativos noutras jurisdições ("Red Lion"), expandindo significativamente a presença da HMS no mercado norte americano e complementando a oferta da HMS.
- A HMS celebrou um acordo vinculativo para adquirir a Red Lion por uma contrapartida em dinheiro de 345 milhões de dólares (aproximadamente 3600 milhões de coroas suecas), à vista e livre de dívidas (Valor da Empresa).
- A Red Lion é uma empresa fornecedora de soluções de automação industrial bem estabelecida com sede nos EUA que dispõe de um portefólio de produtos inovadores com marcas de excelência. A aquisição irã reforçar significativamente a presença da HMS na América do Norte e permitirá a venda cruzada dos produtos da HMS e da Red Lion através dos seus respetivos canais de mercado.
- A HMS e Red Lion tiveram vendas anuais superiores a 4,4 mil milhões de coroas suecas, durante o período de doze meses que terminou em 30 de setembro de 2023, com uma margem de EBIT ajustada de aproximadamente 24%.
- Prevê-se que a aquisição seja concluída durante a primeira metade de 2024, sujeita às aprovações regulamentares habituais e às condições de fecho.
Os produtos "Access" da Red Lion enquadram-se bem nas linhas de produtos Anybus e Ewon da HMS, enquanto a oferta "Connect" da Red Lion acrescenta o que a HMS procurava há vários anos – uma forte oferta de comutadores Ethernet com uma forte posição no mercado. Por fim, a oferta "Visualize" da Red Lion traz novas oportunidades para a HMS explorar a oferta de visualização de dados, que se está a tornar cada vez mais interessante devido ao seu papel central no ambiente de automação industrial e à sua capacidade de fornecer valor adicional além da oferta de soluções de conectividade e rede da HMS.
Estamos ansiosos por começar a trabalhar juntos, por concretizar as sinergias entre as empresas e por dar os próximos passos no nosso percurso futuro comum após a conclusão da transação", afirma Staffan Dahlström, CEO da HMS.
A HMS celebrou um acordo vinculativo para adquirir a Red Lion por uma contrapartida em dinheiro de 345 milhões de dólares (aproximadamente 3600 milhões de coroas suecas), à vista e livre de dívidas (Valor da Empresa).
Para a HMS, é de importância estratégica reforçar a sua presença no atrativo mercado norte-americano e melhorar a sua oferta com produtos e soluções especificamente desenvolvidos para satisfazer a procura do mercado norte-americano.
Prevê-se que a aquisição permita várias sinergias de vendas cruzadas entre a HMS e a Red Lion, em parte através da capitalização dos diferentes canais de mercado. A maior parte das vendas da Red Lion provém da América do Norte, através de uma rede de distribuidores bem desenvolvida a que a HMS poderá recorrer para impulsionar as vendas de soluções de gateways e acesso remoto da HMS. A HMS, com cerca de 60% das suas vendas nos grandes mercados de automação da Europa e canais de mercado bem desenvolvidos e direcionados, poderá efetuar vendas cruzadas de produtos específicos da Red Lion.
Além disso, espera-se que a aquisição tenha sinergias de I&D e de desenvolvimento de produtos em várias partes das ofertas da HMS e da Red Lion, que serão exploradas mais aprofundadamente após a conclusão da transação.
Red Lion em resumo
A Red Lion, com sede em York, Pensilvânia, Estados Unidos, é uma empresa de dados industriais bem estabelecida, com mais de 50 anos de história, que permite às organizações industriais de todo o mundo desbloquear o valor dos dados através do desenvolvimento e fabrico de produtos e soluções inovadores e escaláveis que ajudam os seus clientes a obter dados e visibilidade em tempo real para aumentar a produtividade. Os principais clientes da Red Lion estão ativos nos segmentos de automação de fábricas, energias alternativas, petróleo e gás, energia e serviços públicos, transportes e água, e águas residuais.
A oferta da Red Lion centra-se em três linhas de produtos principais:
- Os produtos Access permitem que clientes finais industriais obtenham o máximo valor dos seus ativos remotos, oferecendo conectividade melhorada na nuvem, inteligência de ponta e gestão remota de dispositivos. Esta linha de produtos inclui Gateways Industriais, Conversores de Protocolos, Routers e Pontos de Acesso.
- Os produtos Connect protegem e simplificam a comunicação entre operadores fabris e os seus ativos de forma segura, fiável e fácil para maximizar o desempenho operacional e o tempo de funcionamento dos sistemas, sendo que os comutadores Ethernet industriais de camada 1 e 2 representam os elementos principais desta linha de produtos.
- Os produtos Visualize permitem aos operadores fabris adquirir, gerir e interagir com os seus dados para otimizar ainda mais o desempenho em ambientes desafiantes e adversos, sendo que as Interfaces Homem-Máquina (IHM) e os Medidores de Painel constituem os principais produtos.
A Red Lion tem quatro instalações de desenvolvimento localizadas em York, Pensilvânia (EUA), Mobile, Alabama (EUA), Dinkelsbühl, Alemanha, e Pune, Índia, e instalações de fabrico localizadas em York e Dinkelsbühl. A Red Lion conta com cerca de 400 colaboradores a nível mundial, dos quais cerca de 300 nos Estados Unidos.
Aprovações regulamentares e fecho
Prevê-se que o fecho da aquisição ocorra durante o primeiro semestre de 2024, sujeito às condições habituais de fecho, incluindo a apresentação a e aprovação pelas autoridades competentes ao abrigo da lei Hart-Scott-Rodino Antitrust Improvement Act de 1976 e a apresentação a e aprovação pelo Comité para o Investimento Estrangeiro nos Estados Unidos.
A natureza destas informações obriga a que a HMS Networks AB (publ) as torne públicas de acordo com o Regulamento Abuso de Mercado da UE. As informações foram submetidas para publicação, através da agência das pessoas de contacto acima indicadas, às 18h00 CET de 11 de dezembro de 2023.