Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP

revista-automacao.com
HMS Industrial Networks AB

As redes industriais continuam a crescer apesar da pandemia – Quotas de mercado de redes industriais para 2021 de acordo com a HMS Networks

Todos os anos, a HMS Networks realiza um estudo sobre o mercado das redes industriais para analisar a distribuição de novos nós conectados em aplicações de automação fabril. O estudo deste ano revela que, apesar da pandemia de coronavírus, se prevê um crescimento de 6% no mercado das redes industriais em 2021. A Ethernet industrial continua a apresentar o maior crescimento, agora com 65% de novos nós instalados (64% no ano passado), enquanto os bus de campo estão nos 28% (30% no ano passado). As redes sem fios continuam a subir e estão agora nos 7%. As redes PROFINET ultrapassam as EtherNet/IP no topo das classificações de redes com uma quota de mercado de 18% em comparação com 17%.

As redes industriais continuam a crescer apesar da pandemia – Quotas de mercado de redes industriais para 2021 de acordo com a HMS Networks
Quotas de mercado para 2021 de acordo com a HMS Networks - bus de campo, Ethernet industrial e sem fios.

A HMS Networks apresenta a sua análise anual do mercado de redes industriais, concentrando-se em novos nós instalados globalmente em aplicações de automação fabril. Enquanto fornecedor independente de soluções para o setor das TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação), a HMS tem uma visão substancial do mercado de redes industriais. O estudo de 2021 inclui uma estimativa das quotas de mercado e das taxas de crescimento para bus de campo, Ethernet industrial e tecnologias sem fios.

O estudo conclui que o mercado das redes industriais está a mostrar sinais de recuperação da estabilidade e a HMS prevê que o mercado total cresça 6% em 2021.
A Ethernet industrial está a crescer de forma constante
Com um crescimento de 8%, a Ethernet industrial continua a conquistar quota de mercado. A Ethernet industrial representa atualmente 65% do mercado global de novos nós instalados em aplicações de automação fabril (em comparação com 64% no ano passado). As redes EtherNet/IP e PROFINET lutam pelo primeiro lugar mas, este ano, as PROFINET ultrapassam as EtherNet/IP no topo das classificações de redes com uma quota de mercado de 18% em comparação com 17%. As redes EtherCAT continuam a apresentar um bom desempenho a nível global, atualmente igualando os bus de campo PROFIBUS, anteriormente na liderança, com 8% de quota de mercado. Seguem-se as redes Modbus TCP com 5% de quota de mercado e, juntamente com os bus de campo semelhantes Modbus RTU, estas tecnologias Modbus representam atualmente 10% do mercado, confirmando a sua importância contínua em instalações fabris a nível mundial.

Interrupção do declínio dos bus de campo
O declínio contínuo dos bus de campo relatado pela HMS nos últimos anos é quase interrompido com uma descida de apenas 1% em 2021, uma vez que as fábricas têm tendência para se manterem fiéis às tecnologias existentes em maior grau em tempos incertos, como durante a pandemia. Os bus de campo representam agora 28% da quota de mercado do total de novos nós instalados (30% no ano passado). As PROFIBUS continuam claramente na liderança dos bus de campo com 8%, seguindo-se as Modbus RTU com 5% e CC-Link com 4%.

As tecnologias sem fios vieram para ficar
As tecnologias sem fios continuam a crescer rapidamente a uma taxa de 24%. As redes sem fios apresentam agora 7% de quota de mercado, mas o mercado ainda aguarda o impacto total do 5G nas fábricas. Com as atividades globais em curso relativamente às tecnologias celulares sem fios a funcionar como viabilizadores para o próximo nível de fabrico inteligente, a HMS prevê que a procura de mercado aumente para que máquinas e os dispositivos conectados sem fios sejam incluídos nas arquiteturas de automação flexíveis e com menos cablagens do futuro.

As conexões em rede são essenciais para fábricas inteligentes e sustentáveis
"A conectividade das redes industriais para dispositivos e máquinas é fundamental para garantir uma produção inteligente e sustentável, sendo também o principal impulsionador do crescimento que vemos no mercado das redes industriais", afirma Anders Hansson, Diretor de Marketing da HMS Networks. "As fábricas estão constantemente a trabalhar para otimizar a produtividade, a sustentabilidade, a qualidade, a flexibilidade e s segurança. Uma rede industrial sólida é o segredo para alcançar estes objetivos."

Variações regionais das redes
As redes EtherNet/IP e PROFINET são líderes na Europa e no Médio Oriente, sendo o segundo lugar ocupado elas redes PROFIBUS e EtherCAT. Outras redes populares são as Modbus (RTU/TCP) e Ethernet POWERLINK. O mercado dos EUA é dominado pelas redes EtherNet/IP, com as EtherCAT a ganhar alguma quota de mercado. As PROFINET e EtherNet/IP lideram um mercado asiático fragmentado, seguindo-se as fortes concorrentes CC-Link/CC-Link IE Field, PROFIBUS, EtherCAT e Modbus (RTU/TCP).

Âmbito:
O estudo inclui a estimativa da HMS para 2021 com base no número de novos nós instalados em aplicações de automação fabril. Um nó é definido como uma máquina ou dispositivo ligado a uma rede de campo industrial. Os números apresentados representam a visão consolidada da HMS, considerando perspetivas de colegas do setor, as nossas próprias estatísticas de vendas e a perceção global do mercado.


As redes industriais continuam a crescer apesar da pandemia – Quotas de mercado de redes industriais para 2021 de acordo com a HMS Networks

Anders Hansson, Diretor de Marketing, HMS Networks

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP