Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP

revista-automacao.com
Rohde & Schwarz

Rohde & Schwarz e Greenerwave colaboram para verificar módulos RIS e impulsionar pesquisas 6G

As superfícies inteligentes reconfiguráveis (RIS) estão chamando a atenção na indústria wireless devido ao seu potencial para uma implementação eficiente de 5G mmWave, bem como futuras aplicações 6G.

Rohde & Schwarz e Greenerwave colaboram para verificar módulos RIS e impulsionar pesquisas 6G
Medições OTA do FR2 RIS da Greenerwave em uma câmara de teste de desempenho sem fio.

Uma campanha de medição da Rohde & Schwarz e da Greenerwave caracterizou recentemente as propriedades configuráveis de reflexão de ondas de rádio de um novo módulo FR2 RIS desenvolvido pela Greenerwave com um sistema de teste de antena over-the-air (OTA) da Rohde & Schwarz. É uma das primeiras medições reais que confirmam que uma RIS baseada em metamateriais pode melhorar a cobertura e a eficiência do desempenho das comunicações sem fio, especialmente para 5G FR2. O trabalho inovador abrirá caminho para novos desenvolvimentos 6G.

Superfícies inteligentes reconfiguráveis (RIS) prometem revolucionar as comunicações sem fio. A RIS é uma tecnologia chave para redes 6G, que deve ser mais eficiente que 4G LTE ou 5G NR em todos os sentidos. A tecnologia RIS usa metamateriais para controlar o ambiente de rádio que de outra forma seria aleatório. Os metamateriais são a chave para cumprir a promessa do RIS. Os materiais permitem um controle sem precedentes sobre as ondas EM, manipulando a impedância em uma escala de subcomprimento de onda e levaram a avanços significativos em imagens, radar e comunicações sem fio.

Os instrumentos de teste e medição da Rohde & Schwarz foram usados para caracterizar um FR2 RIS da Greenerwave para a recente campanha de testes. O teste de módulos RIS requer um ambiente de teste que possa ser iluminado de diferentes ângulos de incidência e, ao mesmo tempo, medir sinais em vários ângulos. Uma câmara de teste de desempenho sem fio (WPTC) da Rohde & Schwarz foi usada para medições over-the-air (OTA). Um suporte foi projetado especificamente para a antena de alimentação que ilumina o Greenerwave RIS.

A RIS da Greenerwave usa uma tecnologia proprietária de metamaterial. A RIS é um dispositivo eletrônico, composto por muitas camadas e uma superfície incrustada com um conjunto de antenas patch, chamadas pixels ou células unitárias, cujas respostas eletromagnéticas podem ser controladas através de uma placa de controle. O módulo opera em 5G FR2 e além, cobrindo uma largura de banda de 25-30 GHz com largura de banda instantânea de 2 GHz. O módulo vem com controle de polarização separado, varredura de feixe de -60 a 60 graus e largura de feixe estreita de até 3 graus.

Durante as campanhas de medição, as características de reflexão RIS e a qualidade da reflexão foram investigadas na câmara de teste em relação aos sinais 5G modulados na faixa de frequência de ondas milimétricas. As medições das características de reflexão 3D foram realizadas com o analisador de rede vetorial (VNA) R&S ZVA, e as medições de qualidade de reflexão do sinal 5G usaram o gerador de sinal vetorial R&S SMW200A e o analisador de espectro e sinal R&S FSW. O software R&S AMS32 foi usado para automatizar a medição e a análise de dados. Os resultados verificaram que o Greenerwave RIS pode melhorar as capacidades de comunicação sem fio, particularmente no contexto de implementações 5G FR2.

Alexander Pabst, vice-presidente do segmento de mercado de comunicações wireless da Rohde & Schwarz, afirma: “Estamos entusiasmados com nossa colaboração bem-sucedida com a Greenerwave para caracterizar um módulo RIS FR2. Nossos esforços combinados de pesquisa traçarão o caminho para novos avanços em 6G, à medida que continuamos a explorar soluções inovadoras para atender às crescentes necessidades da indústria sem fio”.

Geoffroy Lerosey, CEO e CSO da Greenerwave, e Youssef Nasser, chefe da unidade de negócios 5G/6G, concordam: “Acreditamos em nossa tecnologia RIS e em suas capacidades para desenvolver novos casos de uso 5G FR2. Nossa colaboração com a Rohde & Schwarz é um passo importante para provar que nosso RIS atende aos requisitos 5G usando equipamentos OTA profissionais. Num futuro próximo, exploraremos novas oportunidades que ajudem a moldar o desenvolvimento da tecnologia 5G avançada e além”.

A Rohde & Schwarz apoia ativamente atividades de pesquisa 6G na Europa, Ásia e EUA, ao mesmo tempo que contribui para projetos de pesquisa, o trabalho de alianças industriais e colabora com os principais institutos de pesquisa e universidades. A Greenerwave, uma startup francesa com sede em Paris, está ativa em muitos projetos e atividades de investigação europeus para 5G/6G, Satcom, radar e RFID através de uma tecnologia de ponta e nativamente sóbria em termos energéticos. Tanto a Rohde & Schwarz quanto a Greenerwave são membros da aliança one6G e do ETSI ISG RIS e estão ativamente envolvidas na definição do futuro da tecnologia RIS.

Para mais informações sobre as soluções de teste 6G da Rohde & Schwarz, visite: https://www.rohde-schwarz.com/6g

 

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP