Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP

revista-automacao.com
Emerson Automation Solutions

Emerson O novo IO-Link Master reduz custos em hardware e torna os sistemas de válvula pneumática à prova de defasagem por meio da integração com IIoT

Os clientes podem reduzir custos ao incluir vários IO-Link Masters em uma plataforma Fieldbus G3.


A Emerson lançou um novo IO-Link Master Classe A que proporciona aos clientes uma solução com bom custo-benefício para conectividade com sensores smart e analógicos na plataforma Fieldbus AVENTICS™, série G3. O IO-Link Master da G3 é adequado para arquiteturas de máquinas com muitos sensores e válvulas pneumáticas e também para situações nas quais é importante ter comunicação digital de dados confiável entre dispositivos de campo, como sensores e o controlador da máquina. Algumas das áreas de aplicação são: automotiva, fabricação de pneus, alimentos, empacotamento e metalurgia.

O IO-Link é uma tecnologia E/S padronizada internacionalmente (IEC 61131-9) para comunicação no nível de sensor/atuador no controle de máquinas. Durante substituições, dispositivos IO-Link podem fazer a identificação e a configuração automaticamente, diminuindo o tempo de manutenção. O IO-Link Master oferece controle de válvulas pneumáticas por meio da comunicação digital de dados direta com o controlador da máquina. Ele gera diagnósticos baseados em eventos e mapeados para E/S, ambos requisitos importantes para manutenção preditiva em aplicações de Indústria 4.0 e Internet Industrial das Coisas (IIoT).
Ao adicionar recursos do IO-Link aos nossos sistemas de válvula, os clientes podem incluir vários IO-Link Masters em apenas uma plataforma Fieldbus G3, economizando em hardware e criando uma proteção contra defasagem, bem como um bom posicionamento em relação aos requisitos de aplicações em Indústria 4.0/IIoT.

Os clientes podem diminuir gastos ao reduzir o número de nós de comunicação. O IO-Link Master da G3 é otimizado para aplicações com muitos sensores, com oito portas Classe A por módulo para ser compatível com vários sensores IO-Link smart e analógicos. O IO-Link Master pode ser distribuído com até 30 metros de distância da G3. Com o comprimento máximo de cabo de 20 metros do IO-Link, os sensores podem ser estar localizados com até 50 metros de distância da plataforma Fieldbus G3. Dessa forma, o custo em materiais é reduzido e as máquinas são mais dinâmicas já que precisam de menos cabos.

O IO-Link Master é uma solução completa da Emerson. Clientes podem usufruir dos benefícios de integrar a IIoT a seus sistemas ao conectar os sistemas de válvula compatíveis com IO-Link séries AV03/AV05 e 500, os reguladores eletropneumáticos de pressão séries EV12 e EV18, as válvulas proporcionais série 617 Sentronic LP e série 614 Sentronic PLUS, os ejetores de vácuo inteligentes e compactos séries ECD-IV e ECD-LV, os sensores de medição de distância SM6-AL, os sensores magnéticos de proximidade série ST4-2P, os sensores de pressão séries PE5 e PE7 e os sensores de vazão série AF2. Além disso, soluções de IO-Link Classe B podem ser compatíveis com um adaptador T opcional.

A G3 é a única plataforma fieldbus eletrônica para sistemas de válvulas pneumáticas que contém um visor gráfico para configuração, comissionamento e diagnósticos. Ela traz melhorias de desempenho e reduz a manutenção para fabricantes de equipamentos originais (OEMs) e usuários finais. O IO-Link Master da G3 também pode ser configurável com o servidor web G3. Com fácil acesso a conexões, a plataforma eletrônica é simples de montar, instalar, comissionar e manter. A funcionalidade da G3 permite que os controladores lógicos programáveis possam ativar e desativar as válvulas de forma mais eficiente e encaminhar dados de E/S de sensores, luzes, relés, válvulas individuais ou outros dispositivos de E/S por meio de várias redes industriais.

Outros benefícios são a compatibilidade com todas as interfaces de válvula da G3, incluindo as séries 501, 502, 503 (ISO15407-2), 2035, 2002, 2005, 2012 e 511, 512, 513 (ISO 5599-2). O IO-Link Master da G3 é compatível com os protocolos amplamente usados EtherNet/IP™ DLR e PROFINET™. Protocolos adicionais disponíveis mediante solicitação.

Para mais informações, acesse Emerson.com/pt-br/catalog/aventics-g3.

https://www.emerson.com/en-us/news/2023/08-new-g3-io-link-master-with-iiot-integration


Emerson O novo IO-Link Master reduz custos em hardware e torna os sistemas de válvula pneumática à prova de defasagem por meio da integração com IIoT

O novo IO-Link Master da G3 reduz custos em hardware e torna os seus sistemas de válvula pneumática à prova de defasagem por meio da integração com IIoT
.

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP