Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP

revista-automacao.com
Omron Brasil News

ELEVANDO A PRODUTIVIDADE COM A REDE ETHERCAT E INVERSORES DE FREQUÊNCIA

Por Lucas Moreira, especialista em automação industrial na OMRON Brasil.

ELEVANDO A PRODUTIVIDADE COM A REDE ETHERCAT E INVERSORES DE FREQUÊNCIA

Nos últimos anos, a automação industrial vem evoluindo rapidamente, impulsionando a busca por sistemas de controle mais eficientes e integrados. Nesse contexto, a rede EtherCAT tem se destacado como uma opção de alto desempenho e qualidade. Seguindo a tendência de protocolos industriais que utilizam como base a Ethernet, a rede EtherCAT é conhecida por sua capacidade de comunicação em tempo real, o que a torna ideal para aplicações industriais que exigem alta precisão e sincronização.

Dentre outras tecnologias nesse cenário, os inversores de frequência também vêm se destacando no controle de máquinas e processos. Esse equipamento tem a capacidade de controlar a velocidade e o torque de motores, permitindo uma ampla gama de aplicações em diferentes segmentos industriais.

Neste artigo, exploraremos os benefícios dos inversores de frequência em conjunto com a rede industrial EtherCAT.


ELEVANDO A PRODUTIVIDADE COM A REDE ETHERCAT E INVERSORES DE FREQUÊNCIA

Utilizando inversores de frequência conectados à rede EtherCAT, é possível obter um controle preciso e rápido dos motores. A comunicação em tempo real entre os dispositivos permite ajustes rápidos de velocidade, monitoramento constante e feedback imediato, melhorando o desempenho do sistema. Essa integração também permite uma sincronização precisa entre os motores, mesmo em aplicações com vários motores em operação simultânea. Isso é especialmente importante em processos que exigem coordenação precisa, como sistemas de transporte, robótica e linhas de produção automatizadas e integradas com outras máquinas.

Alinhada com a evolução de meios de comunicação que simplifiquem o sistema de automação, a rede EtherCAT utiliza um único cabo para conectar todos os dispositivos, eliminando a necessidade de cabeamento complexo. Consequentemente, com menos cabos e conexões a manutenção e a resolução de problemas também se tornam mais simples e eficazes, sendo um grande aliado na manutenção preditiva.

Adaptando-se às mudanças do setor, a OMRON Brasil atualizou recentemente o modelo de Inversores 3G3MX2-V2, focado na rede de comunicação EtherCAT. Essa versão oferece recursos avançados em controle de velocidade, torque e posição, permitindo movimentos precisos e uma ampla gama de funcionalidades como velocidade máx. de 590Hz e controle PID. Todas essas especificações permitem que o inversor 3G3MX2-V2 proporcione uma integração perfeita em aplicações no setor industrial, oferecendo maior eficiência e conectividade.

www.omron.com
 

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP