revista-automacao.com
30
'23
Written on Modified on
PEPPERL+FUCHS FACTORY AUTOMATION
Pepperl+Fuchs expande o seu portefólio IO-Link com um Leitor RFID UHF
Com o IUT-F191-IO-V1, a Pepperl+Fuchs está a colmatar uma lacuna no seu portefólio e a permitir que os clientes acedam facilmente a RFID UHF.
Nos últimos anos, o módulo IO-Link tornou-se uma interface bem estabelecida no mercado e a sua utilização é cada vez mais comum. Um motivo para a sua popularidade é a interface padronizada, que permite que os clientes integrem diversos sensores diferentes de forma fácil e uniforme. Outras vantagens do módulo IO-Link incluem a rapidez de instalação e a facilidade de substituição no terreno. O portefólio de leitores RFID HF (13,56 MHz) para IO-Link está a ser expandido para incluir um leitor UHF.
Leitor RFID UHF IUT-F191-IO-V1
O IUT-F191-IO-V1 preenche a lacuna entre HF e RFID e os sistemas UHF da Pepperl+Fuchs já disponíveis. O IUT-F191-IO-V1 é usado em situações em que o alcance de deteção de sistemas HF já não é suficiente ou em que os clientes preferem uma solução UHF por outros motivos, por exemplo, caso já esteja a ser usada uma solução UHF que deva ser utilizada de forma consistente. Em muitas aplicações, são perfeitamente suficientes distâncias de leitura/gravação de aproximadamente 1 m. Além disso, a interface IO-Link permite uma integração fácil e rentável em qualquer rede IO-Link existente, uma colocação em funcionamento rápida e intercambialidade. O Modo Easy – já familiar dos bem conhecidos dispositivos de leitura/gravação RFID HF com IO-Link – reduz o esforço de programação para o utilizador e permite um acesso fácil às aplicações RFID UHF. No Modo Expert, estão também disponíveis opções de configuração avançadas.
IUT-F191-IO-V1 numa linha de transporte
IUT-F191-IO-V1 para desinfeção de contentores
As aplicações incluem a intralogística, por exemplo, onde os materiais fornecidos às máquinas têm que ser identificados antes do processamento posterior para evitar erros e, consequentemente, interrupções no processo de produção, e os produtos têm que ser rastreados continuamente ao longo de todo o processo de produção.
IUT-F191-IO-V1 em intralogística
Potenciais aplicações incluem também linhas de transporte ou sistemas de armazenamento automático, onde o IO-Link já é frequentemente utilizado para interligar outras tecnologias de sensores e componentes.
Dispositivos de leitura/gravação RFID com interface IO-Link
www.pepperl-fuchs.com