revista-automacao.com
05
'23
Written on Modified on
Rohde & Schwarz
A Emitech, empresa especializada em testes aplicados para qualificação de produtos no setor automotivo, inaugurou seu novo centro de testes de veículos em Montigny-le-Bretonneux, na França. A câmara de compatibilidade eletromagnética (Electromagnetic Comp
.
Legenda: Novo centro de testes de veículos da Emitech com um sistema de teste EMC completo da Rohde & Schwarz.O novo centro de testes da Emitech é dedicado a testes de EMC para veículos: veículos de duas e três rodas, carros, caminhões, tratores, máquinas de construção etc. O reforço da área de carga pesada para até 40 t permite acomodar também máquinas de construção como equipamentos de grande porte e volume encontrados nos setores de defesa, aeronáutica, ferrovias e energia nuclear e, por extensão, na indústria. O centro de teste também possui a maior e mais recente gaiola de Faraday construída na França, que é utilizada para realizar testes de EMC garantindo que o equipamento em teste (Device Under Test – DUT) não gere interferência e não seja perturbado por interferências representativas do contexto em que será usado.
Os amplificadores R&S BBA e R&S BBL suportam os testes de EMC no centro de testes da Emitech. Eles estão alojados em vários racks do sistema e fornecem sinais de RF de alta potência para todos os transdutores usados nas configurações de teste EMC conduzido e irradiado. Mais especificamente, dois racks para amplificadores R&S BBL200 e um amplificador R&S BBA150 da classe de potência de 3 kW foram instalados abaixo da câmara, trabalhando juntos para criar uma alta intensidade de campo de 9 kHz a 1 GHz. Os amplificadores utilizam uma antena stripline e duas antenas log-periódicas. Além disso, um rack móvel incluindo amplificadores R&S BBA130 da classe de potência de 600 W/300 W com uma antena corneta é usado dentro da câmara, para testes de alta intensidade de campo até 6 GHz.
Os amplificadores R&S BBA cobrem bandas de frequência até 6 GHz. Esses amplificadores podem ser utilizados para uma variedade de aplicações, incluindo os diversos padrões para medições de suscetibilidade eletromagnética (Electromagnetic Susceptibility – EMS). Os amplificadores de potência refrigerados a líquido R&S BBL200 para altas intensidades de campo complementam a configuração de teste. Esses amplificadores são ideais para aplicações que exigem alta potência de RF em uma faixa de frequência de 9 kHz a 250 MHz. Eles são refrigerados a líquido, de estado sólido, altamente robustos, silenciosos e eficientes. O monitoramento preciso de todos os parâmetros de tempo de execução garante robustez e confiabilidade máximas. Os amplificadores são projetados para operação contínua e fornecem potência constante mesmo sob condições de incompatibilidade.
Este projeto da Rohde & Schwarz para o mercado automotivo francês representa outra solução de teste de referência EMC.