Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP

revista-automacao.com
Universal Robots News

POR QUE NEGÓCIOS QUE ADQUIRIREM COBOTS EM 2023 VÃO SE TORNAR MAIS COMPETITIVOS?

Bruno Zabeu, Gerente de Desenvolvimento de Negócios da Universal Robots na América do Sul.

POR QUE NEGÓCIOS QUE ADQUIRIREM COBOTS EM 2023 VÃO SE TORNAR MAIS COMPETITIVOS?

Que vivemos na era mais tecnológica de todos os tempos, não é nenhuma novidade. São incontáveis as soluções que têm sido aplicadas nos mais diversos segmentos em todo o mundo. Nesse sentido, o setor industrial não poderia ficar de fora e tem apresentado cada vez mais evoluções.

De acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o PIB (Produto Interno Bruto) deve ser de 1,6% em 2023. Já a indústria tem previsão de crescimento de 0,8% do PIB e, mais especificamente, na indústria de transformação, o previsto é de 0,3%, dependendo da vertical industrial.

Quando aplicamos um recorte para aplicação dos cobots em nosso país, conseguimos indicar alguns “porquês” de se investir em tais soluções, para sair na frente em um mercado cada vez mais acirrado e competitivo.

Ficando para trás: a maior parte das grandes indústrias já faz uso de algum modelo de cobot nas linhas de produção. Portanto, é até mesmo contraproducente que uma empresa tente competir ou acompanhar uma delas, sem fazer tais investimentos. Isso acontece porque quem aposta nos cobots ganha eficiência, segurança e velocidade que são inviáveis para quem não se abre às novas tecnologias.

Exigência de cada vez mais velocidade: usando o gancho final do item anterior, a velocidade é item imperativo para a indústria que quer se destacar. Assim, o cobot é uma tecnologia que pode ser de forma prática e veloz, reprogramada e reajustada. Se uma empresa quiser lançar um novo produto ou modificar uma linha de produção existente, consegue facilmente colocar uma diferente operação para rodar.

Flexibilidade e customização: as linhas de produção estão cada vez mais intensas e exigentes. Pontos como flexibilidade e capacidade de uma total customização são itens que impactam a produtividade e competitividade das empresas. Por meio dos cobots é possível entregar produtos detalhados em grande escala e sem erros.

Parceria humanos e máquinas: por fim, é preciso destacar que os cobots fazem jus aos seus nomes, chagando às indústrias para trabalharem em colaboração com as pessoas. Por meio deles, os colaboradores deixam de atuar em situações repetitivas ou de risco e passam a entregar uma performance mais estratégica.

É importante ressaltar que existem níveis diferentes de interação entre robôs e humanos, ou seja, ambos podem trabalhar separados fisicamente, sem separação estando cada um no seu espaço, no mesmo local com movimentos intercalados, de forma simultânea na mesma peça ou de uma maneira em que o robô se movimenta mediante ações do operador. Assim, indústrias ganham em flexibilidade, podendo ter as atividades beneficiadas de diversas formas.

Posso concluir, portanto, que os cobots impactam diretamente o nível de competitividade das indústrias, permitindo que humanos e máquinas atuem de forma conjunta e mais assertiva. Empresas de todo o mundo estão adquirindo mais robôs colaborativos e por isso, aquelas que quiserem sobreviver e crescer, deverão seguir o mesmo caminho.

www.universal-robots.com

 

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP