Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP

revista-automacao.com
Aquarius Info Brasil

AQUARIUS APRESENTA SOLUÇÕES BASEADAS EM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

A Aquarius Software reúne em seu portfólio diversos sistemas industriais baseados em Inteligência Artificial (IA), uma das principais tecnologias habilitadoras das iniciativas de Indústria 4.0.

AQUARIUS APRESENTA SOLUÇÕES BASEADAS EM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Essas tecnologias permitem realizar análises de dados industriais, buscando a melhoria do desempenho de ativos e da produção através da criação de um Gêmeo Digital (Digital Twin) do processo, fundamentado em Aprendizado de Máquina (Machine Learning). “Baseadas em dados históricos de praticamente qualquer fonte (tipicamente de historiadores de processo como o Proficy Historian e o OSISoft PI), nossas tecnologias permitem construir um modelo digital do processo para que seja possível comparar seu desempenho virtual com os dados reais coletados diretamente dos equipamentos de campo através de uma rede de IoT (Internet of Things) ou da automação tradicional (SCADA, PLC, SDCD etc.)”, explica Carlos Paiola, Diretor Comercial da Aquarius Software.

Um exemplo de tecnologia é o Seeq, um sistema de análise avançada para dados de processos industriais baseado em IA, permitindo publicar insights essenciais para os funcionários de toda a organização, necessários para fornecer melhorias contínuas nas métricas de qualidade, rendimento e disponibilidade de ativos. Ao alavancar inovações recentes em tecnologias para lidar com problemas de big data, o Seeq torna qualquer tipo de análise mais rápida e eficaz. “Como resultado, obtemos tempos mais curtos entre investigação, tomada de decisão e impacto, além de análises preditivas para resolver problemas antes que eles ocorram, permitindo muitas vezes a manutenção preditiva do processo e suas máquinas, evitando assim paradas desnecessárias e, em geral, muito onerosas para a empresa”, detalha o executivo.

Outro exemplo é o Proficy CSense, que usa algoritmos de IA para permitir que os engenheiros de processo combinem dados de diferentes fontes industriais, obtendo informações importantes sobre a correlação das variáveis de processo, desenhando o melhor ajuste de controle e identificando problemas rapidamente com suas causas raiz e permitindo a projeção de desempenho futuro com sua devida correção. Ele possui ferramentas para análise, monitoramento, simulação e otimização dos processos.

“Quando falamos em aplicações de IA, o mais importante é saber que não há uma solução ou ferramenta polivalente, que solucionará todos os problemas existentes na indústria. Para cada tipo de demanda, há sempre uma solução mais apropriada. É importantíssimo saber escolher o melhor algoritmo e/ou ferramenta a ser aplicado para cada necessidade”, finaliza Paiola.

www.aquarius.com.br

 

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP