Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP

revista-automacao.com
Pilz News

O bloqueio de manutenção "key in pocket" da Pilz protege contra reinício e manipulação: manutenção safe e secure do sistema

Para garantir que os trabalhos de manutenção sejam realizados com segurança, o novo bloqueio de manutenção "key in pocket" da Pilz protege os operadores contra reinicialização não autorizada de uma máquina.

O bloqueio de manutenção key in pocket da Pilz protege contra reinício e manipulação: manutenção safe e secure do sistema
O bloqueio de manutenção “key in pocket” da Pilz oferece Safety e Industrial Security: Somente pessoas autorizadas podem realizar os trabalhos de manutenção e é evitado um reinício acidental durante a manutenção.

O bloqueio digital de manutenção baseado no sistema de autorização de acesso PITreader garante Safety e Industrial Security: Somente pessoas autorizadas podem ter acesso à máquina ou ao sistema durante o processo de manutenção; a manipulação e o funcionamento incorreto são descartados.

Os sistemas espelhados muitas vezes possuem inúmeras áreas perigosas que devem ser protegidas com cercas de proteção. Isso coloca exigências especiais em relação à segurança: é importante que, por exemplo, somente pessoas autorizadas tenham acesso para trabalhos de manutenção. Ao mesmo tempo, deve ser garantido que não haja nenhuma pessoa na área de perigo ao reiniciar o sistema.

Com o “key in pocket” a Pilz disponibiliza uma proteção de manutenção digital que atende de modo flexível tanto as exigências de Safety como de Industrial Security: o “key in pocket” garante que a máquina não possa ser reiniciada durante os trabalhos de manutenção e que pessoas não autorizadas não tenham acesso. A solução, portanto, proporciona Safety contra reinícios perigosos e, ao mesmo tempo, Industrial Security, pois não é possível manipular o trabalho de manutenção.

Autenticação como base de
“key in pocket” se baseia no sistema de autorização de acesso PITreader e é implementada com o minicontrolador configurável PNOZmulti 2 ou com o sistema de automação PSS 4000. Os usuários recebem suas autorizações individuais em uma chave RFID, que são lidas na porta de proteção com o PITreader. Isto permite que um ou mais usuários autorizados para trabalhos de manutenção se autentiquem no sistema. O operador sabe a todo momento quem tem acesso a qual tarefa e também pode atribuir autorizações temporárias.

Após a autenticação bem sucedida, uma Security ID personalizada é armazenada para o usuário em uma lista segura no comando. A máquina agora pode ser desligada, a porta de proteção pode ser aberta e é possível entrar na máquina. Enquanto isso, as chaves RFID permanecem "no bolso" dos respectivos usuários: "key in pocket". Após a realização da manutenção e após sair da zona de perigo, todas as pessoas se desconectam, as Security IDs são removidas da lista segura do comando da Pilz e a máquina pode ser reiniciada.

Manutenção simples e segura
O bloqueio de manutenção digital é especialmente projetado para máquinas com áreas perigosas resguardadas por cercas de proteção. Ele oferece uma alternativa econômica e eficiente aos bloqueios mecânicos de manutenção lock out tag out, que são instalados em todas as outras portas de proteção. Como é possível entrar ou sair dos sistemas por diferentes portas de proteção, "key in pocket" oferece ao pessoal mais flexibilidade e, com isso, economia de tempo durante a manutenção.

www.pilz.com
 

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP