Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP

revista-automacao.com
NORD Drivesystems

Eficiência energética – potencial não utilizado! Os componentes NORD aumentam a eficiência energética dos sistemas de acionamento

Não apenas em tempos de aumento dos preços da energia, a eficiência energética é um dos objetivos mais importantes da indústria. Os componentes altamente eficientes da NORD DRIVESYSTEMS ajudam a reduzir o consumo de energia dos sistemas de acionamento. Além disso, o especialista em acionamentos oferece aos seus clientes orientações relacionadas à energia.

Eficiência energética – potencial não utilizado! Os componentes NORD aumentam a eficiência energética dos sistemas de acionamento

NORD-DuoDrive.jpg: Ao instalar o motor e o redutor em uma única carcaça, o DuoDrive é muito leve e compacto, juntamente com uma densidade de potência muito alta. Imagem: NORD DRIVESYSTEMS


“Ajudamos nossos clientes a economizar energia”, é como Jörg Niermann, Diretor de Marketing, resume uma das principais diretrizes da NORD DRIVESYSTEMS. Os componentes de acionamento da empresa estão cada vez mais otimizados para o fator de eficiência energética. Um estudo da Mechanical Engineering Industry Association VDMA e da consultoria de gestão Boston Consulting Group mostrou que tecnologias inovadoras em engenharia mecânica e construção de plantas podem ajudar a reduzir as emissões de CO2 em toda a indústria em até 86%. “E queremos apoiar nossos clientes no uso de seu potencial de economia”, diz Niermann.

Motor síncrono IE5+ altamente eficiente
A NORD estabelece novos padrões em relação à eficiência energética com o motor síncrono IE5+, que atinge uma eficiência de até 95%. Graças à tecnologia de motor síncrono de ímã permanente (PMSM), ele atinge essa alta eficiência de forma relativamente constante em uma ampla faixa de velocidade e torque, e também fornece desempenho de consumo de energia muito bom em faixas de carga parcial e velocidade parcial. Isso significa que supera até mesmo a mais alta classe de eficiência energética definida IE5.

Devido à sua ampla faixa de potência, o IE5+ também contribui para reduzir o Custo Total de Propriedade (TCO) além da eficiência energética, permitindo a redução de versão em um sistema geral. “Especialmente para sistemas com vários acionamentos, por exemplo, em intralogística, há um potencial de economia significativo aqui”, diz Niermann.


Eficiência energética – potencial não utilizado! Os componentes NORD aumentam a eficiência energética dos sistemas de acionamento
NORD-IE5+-Motor.jpg: Eficiência em um novo nível: motores síncronos IE5+ da NORD. Imagem: NORD DRIVESYSTEMS

Motoredutor patenteado DuoDrive
O motor síncrono IE5+ também faz parte do motoredutor patenteado DuoDrive, onde foi integrado em um redutor helicoidal de um estágio. Calculado pelo sistema, o motoredutor atinge até 92%, uma das mais altas eficiências do mercado nesta classe de potência. “Quanto menos interfaces, maior a eficiência do sistema”, explica Jörg Niermann. A integração do acionamento na carcaça do redutor reduz o espaço de instalação, o número de peças sujeitas a desgaste e, portanto, também o esforço de manutenção. A eliminação das juntas dos componentes também minimiza bastante o risco de entrada de líquidos e contaminação bacteriana.

O DuoDrive foi desenvolvido especificamente para intralogística e indústria alimentícia. Em uma aplicação para a indústria de bebidas, a NORD também realizou uma investigação de eficiência energética. Em um modelo de exposição, onde as garrafas são transportadas em dois sistemas circulares, o especialista em acionamento comparou o consumo de energia de duas configurações de acionamento: primeiro, um DuoDrive incluindo um inversor de frequência de gabinete de controle NORDAC PRO SK 500E e o outro um motor assíncrono IE3 com motoredutor de engrenagem e inversor de frequência descentralizado. O resultado: o DuoDrive consome até 50% menos energia.

Reduzindo a pegada de carbono
A NORD DRIVESYSTEMS não apenas ajuda seus clientes a descobrir e alcançar esse potencial de economia com seus componentes eficientes, mas também com um serviço especial. O serviço NORD ECO verifica os acionamentos instalados no cliente quanto à eficiência energética, dimensionamento e número de versões. A partir disso, a NORD cria um conceito de eficiência energética que identifica possíveis potenciais de economia e é adaptado às necessidades do cliente.

“Em tempos de preços de energia em alta, o aumento da eficiência energética está se tornando cada vez mais relevante”, enfatiza Jörg Niermann. Como uma empresa familiar comprometida, a NORD DRIVESYSTEMS também atribui grande importância à redução de sua pegada ecológica no interesse da justiça intergeracional e da luta contra as mudanças climáticas.

NORD-IE5+-Motor.jpg: Eficiência em um novo nível: motores síncronos IE5+ da NORD. Imagem: NORD DRIVESYSTEMS
 

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP