Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP

revista-automacao.com
FLUKE News

FLUKE APRESENTA NOVO ADAPTADOR DE TESTES PARA ESTAÇÕES DE RECARGA DE VEÍCULOS ELÉTRICOS

Ferramenta permite simular a presença de um veículo elétrico e possibilita ao usuário realizar testes nas estações de carregamento com instrumentos apropriados, como multímetros digitais ou osciloscópios.

FLUKE APRESENTA NOVO ADAPTADOR DE TESTES PARA ESTAÇÕES DE RECARGA DE VEÍCULOS ELÉTRICOS

A Fluke Corporation acaba de lançar ao mercado brasileiro o novo FEV100, equipamento desenvolvido parar testar a funcionalidade e a segurança das estações de recarga de veículos elétricos. Com a novidade, é possível verificar se uma estação de carregamento (EVSE) está operando corretamente após a instalação e durante a manutenção, ou solucionar problemas caso ela não esteja fornecendo a carga adequada aos veículos.

Por meio do novo FEV100, os técnicos conseguem realizar pré-testes de aterramento de proteção e confirmar se não há presença de tensão perigosa. O equipamento possibilita ainda simular sinais de veículos de controle de comunicação e taxa de carga variável que permitem a transferência de EVSE para o veículo, além de checar se o interruptor de circuito de falhas de aterramento está funcionando corretamente.

Segundo o Gerente de Produtos da Fluke Brasil, Osvaldo Conegundes, o FEV100 foi projetado com base nos padrões mais exigentes do mercado, além de ter compatibilidade com o extenso portfólio de ferramentas da companhia. “O equipamento foi desenvolvido para operar com EVSEs que seguem os padrões SAE J1772. Portanto, não há necessidade de levar um veículo elétrico ao local para testar o EVSE (estação de carga), uma vez que o adaptador atua como um veículo elétrico quando conectado a uma estação de carregamento, trazendo facilidade na verificação de desempenho e manutenção”, explica.

Segurança às estações de recargas de veículos elétricos
Durante a manutenção dessas estações, é possível que os cabos de carregamento sejam danificados, o que aumenta a probabilidade de choques elétricos e até incêndios. Dessa forma, o novo FEV100 da Fluke testa e soluciona problemas do sistema de disparo do GFCI (disjuntor diferencial), uma vez que verifica se o disjuntor do EVSE está conectado com a detecção de falhas de aterramento. Além disso, o pré-teste de aterramento de proteção PE verifica se não há presença de tensão danosa naquele terminal, além do indicador de fases.

A ferramenta também realiza outras checagens de instalação elétrica, como isolamento de fios e cabos e medição da tensão de EVSE suportada pela rede. As funcionalidades permitem ainda obter uma visão assertiva sobre o ciclo de trabalho e a corrente máxima disponíveis para o carregamento seguro, tudo em apenas um equipamento.

Além disso, o FEV100 promove diversas facilidades aos usuários, como afirma Conegundes. “Para testar estações de carregamento de nível 1 e nível 2, o técnico deve conectar a estação a um veículo elétrico ou a um adaptador para simular um carro elétrico. Com o interruptor CP, é possível simular vários estados de carregamento do veículo quando o FEV100 estiver conectado ao EVSE. Trata-se de um equipamento criado para levar segurança e comodidade aos usuários e técnicos de veículos elétricos”, finaliza.

Para conhecer mais sobre o FEV100, clique aqui.

www.fluke.com

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP