Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP

revista-automacao.com
FLUKE News

COMO A MANUTENÇÃO DA QUALIDADE DE ENERGIA PODE EVITAR O DESPERDÍCIO ELÉTRICO?

A recente crise hídrica ainda enfrentada pelo Brasil vem gerando cada vez mais um aumento progressivo no custo da energia elétrica, o que impacta diretamente a economia do país.

COMO A MANUTENÇÃO DA QUALIDADE DE ENERGIA PODE EVITAR O DESPERDÍCIO ELÉTRICO?

De acordo com a Confederação Nacional da Industria (CNI), em 2022, o aumento do custo da energia elétrica irá reduzir o PIB industrial brasileiro em aproximadamente R﹩ 3,8 bilhões, além de apresentar um impacto de 0,41% na inflação dos preços dos materiais e serviços elétricos.

Com este cenário e pensando na economia da energia, acompanhamos um forte apelo do mercado pela eficiência energética, principalmente por parte das indústrias, que com a necessidade de otimizar o consumo energético, passaram a buscar melhores maneiras de economizar energia e consumi-la de maneira mais efetiva.

Benefícios de uma energia de qualidade
A medição da qualidade de energia não apenas identifica possíveis problemas que um determinado equipamento pode estar causando em máquinas ou equipamentos, como evita desgastes de peças ou até mesmo falhas de operação que estejam impactando na velocidade da produção. Detectar o desperdício de energia, portanto, melhora o tempo de atividade e reduz os gastos ali empregados.

Vale ressaltar que é também essencial criar uma abordagem proativa para de fato aprimorar a qualidade de energia. A primeira linha de defesa é a manutenção, ou seja, a inspeção regular e frequente das instalações. Esse esforço contínuo garante uma energia limpa, menos tempo de inatividade e uma produção constante. Nesse sentido, em tais manutenções, é mandatória a utilização de instrumentos de alta qualidade para a inspeção e sucesso da operação, uma vez que esse tipo de tecnologia colabora intensamente para o avanço dos sistemas elétricos nas indústrias.

Custo do desperdício x qualidade de energia
A indústria brasileira já convive com os impactos econômicos do aumento do custo da energia elétrica e, portanto, se vê obrigada a rever suas estratégias de consumo. Além disso, os problemas associados à qualidade de energia prejudicam ainda mais este panorama, já que com o preço da energia mais alto, qualquer desperdício fica ainda mais evidente. Sendo assim, dentro de um cenário industrial cada vez mais competitivo, as equipes de manutenção elétrica das empresas ficam pressionadas a reduzir o consumo, mitigando possíveis desperdícios de energia e mantendo o alto volume de produção.

A melhor maneira de mensurar esse desperdício ocasionado por problemas na qualidade de energia é utilizar equipamentos específicos para este tipo de medição, os quais estão cada vez mais precisos e fáceis de manusear para que, primeiramente seja identificado e quantificado o desperdício e, em seguida, seja corrigido, evitando assim um consumo de energia maior do que o necessário para a produção.

Em adição a isso, para garantir a qualidade de energia elétrica, permitindo sua melhor performance na indústria, é fundamental que as companhias ofereçam programas de manutenção preventiva com uma equipe especializada e treinada tecnicamente para executar as ações necessárias, utilizando equipamentos capazes de atestar a segurança dos dados coletados, para que ações preventivas ou corretivas estejam sempre alinhadas ao processo aplicado.

www.fluke.com

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP