revista-automacao.com
18
'21
Written on Modified on
FLUKE News
Fluke lança nova série de analisadores de qualidade de energia
Ferramentas oferecem medições automáticas, configurações fáceis, melhores especificações da classe e interface de usuário mais amigável e intuitiva.
A Fluke Corporation acaba de anunciar ao mercado brasileiro o lançamento da nova série de Analisadores de Qualidade de Energia Trifásicos Fluke® 1770. Com o objetivo de facilitar a resolução de problemas e as análises de qualidade energética, as novas ferramentas oferecem medições automáticas, uma interface de usuário mais amigável e intuitiva, configurações fáceis, plataforma de relatórios simplificada, além das melhores especificações da classe.
Os três modelos da linha, Fluke 1773, 1775 e 1777, possuem duas funcionalidades primordiais. A primeira inclui solucionar problemas a partir de uma visão geral da integridade de qualidade, saúde da energia e ponto de medição. Já a segunda, diz respeito a estudos avançados de qualidade, em que é possível registrar todos os parâmetros de energia e comparar com parâmetros e eventos com as principais normas mundiais.
Eficiência em análises de qualidade de energia
Segundo o Gerente de Produtos da Fluke, Carlos Rubim, os equipamentos da Série 1770 devem simplificar ainda mais o cotidiano dos profissionais da indústria. “Toda a interface dos equipamentos foi pensada para facilitar o acesso do usuário, uma vez que apresenta uma tela de alta resolução sensível ao toque. Além disso, conta com robustez suficiente para ser um dispositivo industrial que possibilita que o operador possa utilizar o produto com as luvas usadas para abrir uma cabine de medição, por exemplo”, afirma.
O sistema de alimentação é outro ponto de destaque. Os novos modelos alimentam-se diretamente do circuito de medição. Desta forma, eliminam a necessidade de encontrar uma tomada elétrica ou usar um cabo de extensão.
A capacidade de armazenamento também representa uma vantagem da nova linha. A memória interna do equipamento, de 8GB, é expansível até 128GB, sendo que um dos modelos já possui um cartão incluso com 32Gb. Além disso, o espaço de armazenamento é suficiente para realizar diversos estudos de qualidade de energia e, por maiores que sejam os arquivos de dados, o software tem a capacidade de processar uma grande quantidade de informações de maneira muito mais rápida.
Com a Série 1770, os eventos críticos de qualidade de energia - como transientes rápidos de até 8 kV, harmônicos de até 30 kHz, afundamentos e elevações, bem como as medições de tensão, corrente e potência -, podem ser identificados e registrados, otimizando a produção, a produtividade e os ganhos das empresas e indústrias.
Medições com mais conectividade
Os novos equipamentos possuem GPS incluso, o que garante a precisão da medição de data e hora. O usuário também pode utilizar um adaptador 4G para inserir no equipamento e, uma vez que a ferramenta começa a funcionar, seja na fábrica ou na rua, é possível acessá-lo de maneira remota, via conexão 4G.
Ainda no quesito conectividade, o usuário não precisa conectar um cabo para realizar a extração dos dados, já que é possível conectar remotamente via VNC (Virtual network computing), do celular, tablet ou computador. Assim, o novo recurso permite enxergar a tela do dispositivo e fazer as configurações e alterações no equipamento de maneira remota, sem a necessidade de estar no mesmo local do analisador.
Para fazer o download de medição dos dados, é recomendado utilizar um cabo ou realizá-lo via rede Wi-Fi, com o software Fluke Energy Analyze Plus, desenvolvido especialmente para os atuais analisadores de energia e qualidade de energia Fluke. O software conecta-se via Wi-Fi e realiza a extração dos dados de medição, sem a necessidade de cabos. Desta forma, o equipamento pode continuar instalado em um ponto de medição, permitindo que a extração de dados seja realizada a qualquer momento, sem ter que parar a medição e sem qualquer contato físico com o analisador.
Resolução de problemas de energia em diversos segmentos da indústria
De acordo com Rubim, atualmente, com a pauta de eficiência energética cada vez mais em evidência, é essencial utilizar ferramentas seguras durante o trabalho e garantir análises mais precisas. “Com a crise hídrica e os custos de energia aumentando, precisamos melhorar a eficiência energética nas indústrias. A Fluke tem sido uma grande aliada do mercado, uma vez que nossos produtos auxiliam no aperfeiçoamento da eficiência e na qualidade da energia consumida, ajudando a manter a operação das empresas funcionando”, explica.
Ainda segundo o engenheiro, os novos equipamentos podem ser aplicados em diversos setores da indústria como energia, mineração, Oil&Gas, alimentos e bebidas, facilities, entre outros. “Por meio da análise de qualidade de energia realizada com equipamentos de ponta, empresas de energia, transmissoras, distribuidoras e geradoras podem ser impactadas positivamente. O uso dos nossos novos analisadores garante a medição de maneira prática, precisa, e, acima de tudo, segura”, finaliza.
Para saber mais informações sobre a Série 1770 de Analisadores de Qualidade de Energia da Fluke, clique aqui.
www.fluke.com