Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP

revista-automacao.com
Siemens News

Siemens desenvolve aplicação de solução de Realidade Aumentada para análise de grandes volumes de dados

Aplicação foi criada em com o objetivo de processar um grande volume de informações no ambiente produtivo.

Siemens desenvolve aplicação de solução de Realidade Aumentada para análise de grandes volumes de dados
Líder em soluções inteligentes voltadas para a indústria, a Siemens desenvolveu em parceria com a startup Mix Reality uma aplicação de Realidade Aumentada capaz de coletar, categorizar e analisar dados do ambiente produtivo em tempo real. A nova aplicação foi criada tendo como objetivo processar grande quantidade de informações em meio às características diversas dos ambientes, equipamentos e sistemas.

Para o desenvolvimento da nova solução, a Siemens forneceu a infraestrutura como os controladores, sensores e gateways IoTs SIMATIC, enquanto a Mix Reality adaptou seu software de realidade aumentada para receber as informações coletadas dos dispositivos Siemens, programando a melhor experiência para os usuários. A plataforma de Realidade Aumentada já está sendo implementada em uma grande mineradora.

A aplicação aumenta a eficiência nos negócios ao impulsionar a automação de processos e permitir uma melhora no planejamento de manutenções, possibilitando uma rápida tomada de decisões em caso de manutenções não programadas. Além disso, a solução pode tornar a análise da performance e da disponibilidade dos equipamentos mais transparente, permitindo gestão de ativos otimizada. Tudo isso em um ambiente de realidade aumentada que une os mundos físico e virtual.

“Essa aplicação de Realidade Aumentada com dados em tempo real é inédita dentro do portfólio de digitalização da Siemens. E o melhor disso tudo é que foi criada em território nacional com uma startup brasileira, o que nos torna pioneiros nessa tecnologia. Há um grande potencial dessa aplicação não apenas para mineradoras, mas também em diversos outros segmentos como Alimentos e Bebidas, Siderurgia, Automotivo e Logística. Essa aplicação aumenta muito o controle dos operadores e gestores e, consequentemente, a eficiência das plantas de modo geral”, afirma Livius Aguiar, Desenvolvedor de Digitalização da Siemens.

“Foi um grande desafio atender a demanda de uma das maiores corporações do mundo, que sempre se coloca na linha de frente em trazer para o mercado inovações tecnológicas. Mas também foi uma enorme satisfação ver um resultado final tão expressivo, e sendo conquistado no Brasil. Agradecemos a Siemens esta oportunidade única e temos a certeza de que esta sera uma próspera e longa parceria“, comenta José Eduardo Bahia, diretor comercial da Mix.

Outra possibilidade é que a aplicação pode ser utilizada dentro do conceito de Smart Cities, já que os usuários também podem obter dados de uma linha de transmissão de energia ou dos sistemas de transporte públicos ao direcionar seus celulares, tablets ou smart glasses para ativos conectados (IoTs). “As aplicações são as mais abrangentes, industriais e não industriais, com todas trazendo qualquer tipo de informação importante para o ganho de eficiência”, completa o Desenvolvedor de Digitalização da Siemens.

www.siemens.com.br
 

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP