Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP

revista-automacao.com
MEDIAWORLD

INVERSOR DE FREQUÊNCIA DA YASKAWA INTEGRA SISTEMA DE CLIMATIZAÇÃO NO SANTUÁRIO DE APARECIDA

Encontrada por pescadores e datada de 1717, a imagem de Nossa Senhora de Aparecida é considerada o bem mais precioso do Santuário.

INVERSOR DE FREQUÊNCIA DA YASKAWA INTEGRA SISTEMA DE CLIMATIZAÇÃO NO SANTUÁRIO DE APARECIDA

A necessidade de conservação da imagem de Nossa Senhora Aparecida, encontrada em 1717, ou seja há 303 anos, por pescadores no rio Paraíba do Sul, constituía-se em uma grande preocupação para o Santuário de Aparecida, que necessitava manter  com precisão o controle de temperatura e de umidade do nicho, onde fica a imagem da Padroeira do Brasil. Para preservar a imagem, dentro do principal templo religioso da Igreja Católica do País, foi preciso investir na modernização do sistema de climatização.

A confiança adquirida no desenvolvimento de soluções de climatização fez da Newset o grupo parceiro do Santuário, que incorporou no projeto modernas tecnologias da Yaskawa Elétrico do Brasil, multinacional japonesa líder na fabricação de inversores de frequência e servo acionamentos. “Um dos pontos chaves do projeto realizado se refere ao controle da vazão de ar dos condicionadores. Para que pudéssemos atingir tal meta, a opção da Newset foi pelos inversores de frequência da Yaskawa”, enfatiza Felipe Raats Daud, do Grupo Newset.

A complexidade da obra, dentro de um espaço religioso, envolveu mais de dois anos de estudos e discussões técnicas com a equipe de engenharia do Santuário Nacional de Aparecida, e culminou no desenvolvimento de um sistema com alta segurança e nível de precisão. “Para atingir tal objetivo, pensamos em tanques reservas para acumulação de água gelada, em caso de parada total da Central de Água Gelada; desacoplamento de cargas para controle fino de temperatura e umidade; utilização de tecnologia dessecante para controle de umidade e condicionadores de ar com controle preciso de vazão de ar. Além disso, todos os equipamentos foram projetados em redundância, a fim de garantir a segurança de funcionamento de todo o sistema”, explica Daud.


INVERSOR DE FREQUÊNCIA DA YASKAWA INTEGRA SISTEMA DE CLIMATIZAÇÃO NO SANTUÁRIO DE APARECIDA

No projeto, destaca ainda Daud, foram empregados os inversores da Yaskawa, modelo J1000, utilizados para modular a rotação e, consequentemente, controlar a vazão dos condicionadores de ar. “Como o nicho é muito pequeno, com volume de 1,0 m³, houve a necessidade de operar com vazões muito baixas. Assim sendo, a Yaskawa foi essencial para termos esse controle fino da vazão de ar. Para a Newset, a marca é sinônimo de confiabilidade. Seus produtos diferem dos concorrentes por serem robustos, confiáveis e, ao mesmo tempo, de fácil operação”, afirma.

A parceria da Newset e o Santuário Nacional de Aparecida é de longa data, a partir da construção de um hotel dentro do complexo e, posteriormente, a realização de projetos e instalações em diversos sistemas dentro e fora do parque do Santuário, todos relacionados à HVAC. Distante 170 km da capital Paulista, ressalta-se que o Santuário Nacional é o maior espaço religioso do País, com mais de 143 mil m² de área construída ao longo de todo o complexo. É o maior templo católico do Brasil e o segundo maior do mundo.

www.yaskawa.com.br
http://www.newset-ar.com.br/

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP