Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP

revista-automacao.com
HMS Industrial Networks AB

Maior participação de mercado para Ethernet Industrial - o declínio do fieldbus continua e wireless permanece estável

Participação do mercado de redes industriais 2020, de acordo com a HMS Networks

Maior participação de mercado para Ethernet Industrial - o declínio do fieldbus continua e wireless permanece estável

Participação de mercado 2020 de acordo com a HMS Networks - fieldbus, Ethernet industrial e wireless

A conectividade da rede industrial para dispositivos e máquinas é essencial para alcançar fábricas inteligentes conectadas. O estudo anual da HMS Networks sobre o mercado de redes industriais mostra que a Ethernet Industrial aumenta sua participação no mercado para 64% dos novos nós instalados (59% no ano passado), enquanto os fieldbuses caem para 30% (35). As principais redes EtherNet/IP e PROFINET compartilham o primeiro lugar com 17% cada. As tecnologias wireless mantêm uma participação de mercado de 6%.

A HMS Networks apresenta sua análise anual do mercado de redes industriais, com foco em novos nós instalados na automação de fábrica em todo o mundo. Como fornecedor independente de soluções para comunicação industrial e Internet Industrial das Coisas, a HMS tem uma visão substancial do mercado de redes industriais. O estudo de 2020 inclui fatias de mercado estimadas para fieldbuses, Ethernet industrial e Wireless. As taxas de crescimento estimadas não estão incluídas este ano, motivadas pelas condições gerais únicas do mercado devido à situação do Coronavírus.

Maior participação de mercado para Ethernet industrial, enquanto fieldbuses continuam caindo
No estudo, a HMS conclui que a Ethernet Industrial continua a conquistar participação de mercado dos fieldbuses. A Ethernet Industrial agora representa 64% do mercado global de novos nós instalados em Automação Industrial (comparado a 59% no ano passado). A EtherNet/IP e a PROFINET compartilham o primeiro lugar com 17% de participação de mercado cada. A EtherCAT continua a ter um bom desempenho global em 7%, e o Modbus-TCP em 5%, e só passa o Ethernet POWERLINK em 4%.

A fatia de mercado do fieldbus continua caindo
A HMS estima um declínio do Fieldbus para 30% dos novos nós instalados (em comparação com 35% no ano passado). O PROFIBUS ainda é o número um em 8%, representando pela primeira vez menos de 10% do mercado total de redes industriais. O segundo classificado é o Modbus-RTU a 5%, seguido pelo CC-Link com 4%.

Reflexões sobre as participações de mercado para Ethernet Industrial e fieldbuses
“Esperamos que o mercado de redes industriais cresça constantemente durante os próximos anos, mas devido à situação única do vírus Corona que agora afeta as condições gerais de negócios em todo o mundo, optamos por não incluir números de crescimento em nossa análise de 2020, apenas participações de mercado”, diz Anders Hansson, Diretor de Marketing da HMS Networks. “Assim, focando apenas as participações de mercado este ano, vemos que a Ethernet Industrial continua a impulsionar a conectividade industrial nas fábricas, liderada por EtherNet/IP e PROFINET, com a EtherCAT em terceiro lugar”. Hansson continua: “O PROFIBUS ainda é o maior barramento de campo, mas perdeu participação de mercado à medida que o declínio geral dos fieldbuses continua. Outra descoberta interessante é que o Modbus continua indo bem - tanto no que diz respeito ao fieldbus Modbus RTU quanto ao Modbus-TCP baseado em Ethernet, indicando que as fábricas não se abstêm de usar tecnologias que funcionem bem em suas novas instalações apenas porque já existem há algum tempo”.

Wireless permanece estável, com boa perspectiva para o futuro
As tecnologias sem fio mantêm uma participação de mercado de 6%, com a WLAN ainda sendo a tecnologia mais popular, seguida pelo Bluetooth. “A rede wireless mantém sua participação em um mercado em crescimento que não é ruim, mas esperamos que a participação da rede sem fio aumente com o tempo", diz Anders Hansson. “Com todas as atividades em andamento globalmente sobre tecnologias celulares sem fio (por exemplo, redes LTE/5G privadas) como facilitadoras para a fabricação inteligente de próximo nível, a demanda do mercado aumentará para que dispositivos e máquinas conectados sem fio sejam incluídos nas arquiteturas de automação menos cabeadas e flexíveis do futuro".

Variações regionais de redes
A EtherNet/IP e a PROFINET lideram na Europa e no Oriente Médio, com o PROFIBUS e a EtherCAT como vice-campeões. Outras redes populares são a Modbus (RTU/TCP) e a Ethernet POWERLINK. O mercado dos EUA é dominado pela EtherNet/IP, com a EtherCAT ganhando alguma participação de mercado. O PROFINET e a EtherNet/IP lideram um mercado asiático fragmentado, seguido pelo PROFIBUS, EtherCAT, Modbus (RTU/TCP) e CC-Link / CC-Link IE Field.



Maior participação de mercado para Ethernet Industrial - o declínio do fieldbus continua e wireless permanece estável

Anders Hansson, Diretor de Marketing da HMS Industrial Networks

Escopo:
O estudo inclui a estimativa da HMS para 2020 com base no número de novos nós instalados em 2019 em Automação Industrial. Um nó é definido como uma máquina ou dispositivo conectado a uma rede industrial. Os números apresentados representam a visão consolidada da HMS, considerando informações de colegas da indústria, nossas próprias estatísticas de vendas e a percepção geral do mercado.

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP