Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP

revista-automacao.com
Siemens News

Siemens lança nova versão da série de módulos lógicos Logo!, agora com conectividade direta em nuvem

A Siemens lança a nova versão da série de módulos lógicos Logo!. O mais recente Logo! Versão 8.3 conta com uma conexão direta com a nuvem. O software de engenharia Logo! Soft Comfort está recebendo uma atualização funcional para permitir a configuração dos novos dispositivos. Com a Versão 8.3, é possível ativar e configurar a conexão em nuvem e usar o novo e gratuito Logo! Web Editor para criar sites e telas definidas pelo usuário na nuvem. Os usuários também podem conceber seus projetos de automação e operá-los a partir da nuvem via smartphone, tablet ou PC. O servidor de internet pode ser hospedado diretamente na nuvem, permitindo a visualização individual e o controle centralizado das soluções de comutação e automação em sistemas de gerenciamento predial e na construção de painéis, máquinas e dispositivos de controle – de maneira confortável, independentemente da localidade.

Siemens lança nova versão da série de módulos lógicos Logo!, agora com conectividade direta em nuvem
 
• Configuração guiada para conexão com a nuvem através do Logo! Soft Comfort 8.3
• Logo! Web Editor V2.0 com funcionalidade estendida


Os usuários têm agora ainda mais opções para uma comunicação simples
Graças à conexão criptografada da nuvem para o Logo! 8.3 por meio do protocolo TLS, a transferência segura de informações em ambas as direções, isto é, ler e escrever, está garantida. A conectividade em nuvem dos novos módulos lógicos representa uma mudança de paradigma. Se antes o Logo! precisava ser interrompido para manipulação ou aquisição de dados, o acesso em tempo real na nuvem torna possível acessar toda a informação durante a operação.
Em primeiro nível, o Logo! 8.3 habilita os Amazon Web Services (AWS) a estarem conectados com a nuvem. E existem planos para mais conexões, como com o Mindsphere, o sistema operacional aberto baseado em nuvem para Internet das Coisas (IoT) da Siemens, e o Alibaba.

Devido às múltiplas opções de interface, como Modbus TCP/IP, Konnex Bus (KNX) e Ethernet, o Logo! 8.3 também pode ser usado como um gateway de nuvem para outros sistemas. Isso permite que a informação seja exportada para a nuvem, por exemplo, já que o espaço de memória no controlador é limitado. Dessa forma, todos os dados de projetos de automação menores estão disponíveis na nuvem para processamento e análise adicionais, resultando em novas possibilidades para o engenheiro de automação registrar e avaliar dados de energia, realizar manutenção preditiva ou implementar conceitos de serviço flexíveis.

“Com este lançamento, o LOGO! se torna o gateway IOT de melhor custo-benefício do mercado e além disso amplia sua aplicação para diversos novos mercados como na automação residencial e comercial, e no agronegócio, onde a necessidade de análise de dados remoto é algo indispensável neste mundo digital”, destaca Vitor Lima, Gerente de Produtos da área de negócios Factory Automation (FA) no Brasil.

Informações básicas:
Por 20 anos, o módulo lógico Logo! tem permitido a fácil implementação de pequenos projetos de automação. Foi em 1996 que a Siemens lançou o módulo lógico “Logo!” para uso universal, introduzindo, então, uma nova classe de dispositivos para engenharia elétrica. Ele foi projetado para desempenhar pequenas tarefas de comutação e controle em automação predial, e na construção de painéis, máquinas e dispositivos de controle. Também foi concebido para substituir a tecnologia convencional que ainda estava sendo frequentemente usada, facilitando funções como relés de contato, relés temporizadores, programador de horário, relés de travamento, relés de pico de corrente e contadores. Desde então, a gama de funções têm expandido continuamente e o desempenho melhorado. Enquanto a primeira geração tinha uma capacidade de memória de 30 blocos, por exemplo, o atual Logo! versão 8.3 oferece mais de 400 blocos. E a comunicação Ethernet com até 16 conexões também se tornou padrão, de modo que o microcontrolador é agora uma tecnologia estabelecida no mercado, ocupando uma posição como a de controladores convencionais e sistemas de engenharia de automação poderosos com controladores, como o Simatic. O Logo! é fácil de instalar, com mínimo esforço de fiação e programação amigável. O Logo! economiza espaço no painel de controle e assume as funções dos interruptores de temporização convencionais, relés de tempo, contadores e funções de relé auxiliar. Funções estendidas como controle PI (proporcional e integral) e registro de dados também são fáceis de implementar.

Informações adicionais sobre o Logo! 8.3 estão disponíveis em:
www.siemens.com/logo


  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP