Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP

revista-automacao.com
MEDIAWORLD

SIEMENS APRESENTA NOVA VERSÃO DE SOFTWARE DE ENGENHARIA

Nova versão de software de engenharia da Siemens oferece desenvolvimento completo de projetos.

SIEMENS APRESENTA NOVA VERSÃO DE SOFTWARE DE ENGENHARIA

A Siemens reforça sua atuação voltada à digitalização na indústria com o TIA Portal V16 (Totally Integrated Automation Portal), a nova versão de seu software de engenharia que abrange funções para as diversas fases do projeto: desde o planejamento e engenharia até o comissionamento. As inovações se concentram na contínua integração do processo de desenvolvimento, que inclui padronização, engenharia integrada entre diferentes times e teste de funções. Isso permite que o usuário aumente a qualidade do software e diminua o tempo de comissionamento, reduzindo assim os custos do projeto.

Durante o processo de desenvolvimento, o foco está no trabalho distribuído entre os times. No servidor de projetos do TIA Portal, o usuário pode acessar exclusivamente suas atividades por meio da função de Engenharia Exclusiva - com recursos como revisão do projeto e mudança de protocolo, bem como relatórios e arquivamento automático. Isso significa que não há restrições funcionais em organizar as tarefas de automação ou dispositivos, objetos e funções. Além disso, não é necessária uma licença especial para o uso da Engenharia Exclusiva.

A nova versão do TIA Portal V16 também ganhou o modo de comissionamento assíncrono para habilitar o comissionamento entre os engenheiros do time. Dessa forma, ao carregar algo no SIMATIC S7-1500, o controlador habilita uma segunda instância e o TIA Portal já pode ser operado novamente de forma imediata, possibilitando diferentes modificações em tempos relativamente curtos.

O TIA Portal V16 inclui ainda a nova Interface de Controle de Versões (VCI) que o integra a sistemas de versionamento. A importação e exportação de objetos de software via TIA Portal permite que o versionamento seja integrado ao processo de desenvolvimento, o que possibilita um controle transparente de todos os objetos fora do TIA Portal.

Outra inovação é o TIA Portal Test Suite, cuja função permite a criação e o teste do programa, o chamado Styleguide Check. Também é possível fazer os testes usando o controlador baseado no S7-PLCSIM Advanced. Esse suporte diminui os custos de engenharia e o tempo de comissionamento, além de aumentar a qualidade do software.

Com o TIA Portal V16, todos os controladores SIMATIC S7-1200 suportam a funcionalidade OPC UA server, o que permite a realização de conexões a níveis superiores, como sistemas MES e integração vertical. A comunicação controlador-controlador entre todos os dispositivos SIMATIC também é possível usando OPC UA. Interfaces padronizadas são importadas facilmente para o TIA Portal, facilitando a integração de máquinas em linhas de produções e plantas. Já o SiOME Siemens OPC UA Modelling Editor ajuda o engenheiro de automação a interconectar variáveis e simplificar sua importação para o controlador SIMATIC.

Além disso, a aplicação também conta com novas funções como a criação de data blocks baseados em modelos OPC UA, ou a opção de testar especificações para a conformidade do equipamento e da comunicação. Os usuários agora podem modelar interfaces dentro do TIA Portal V16 de forma simples e sem a necessidade de um conhecimento avançado, sendo possível criar uma interface de servidor ou usar uma especificação pronta. A funcionalidade OPC UA server para o SIMATIC S7-1500 também foi melhorada com uma análise adicional: mensagens OPC UA podem ser combinadas e aparecer de uma única vez no diagnóstico.

O novo SIMATIC Drive Controller integra aplicações de controle de movimentação, combinando o sistema de controle SIMATIC S7-1500 e suas funções tecnológicas de movimentação e segurança com o SINAMICS S120 em um único produto. Ele ainda permite que os usuários façam tarefas de controle avançado de movimento, como interpolação de múltiplos eixos em um ambiente simplificado de programação. O SIMATIC WinCC Unified também está disponível no TIA Portal V16 com um sistema de visualização completo e redesenhado para IHMs e sistemas SCADA, futuramente aplicável a Industrial Edge, Cloud e Realidade Aumentada.

O WinCC Unified inclui uma nova geração de IHMs que podem ser configuradas no TIA Portal V16, chamadas SIMATIC HMI Unified Comfort Panels. Nesta versão do TIA Portal, o SIMATIC Energy Suite inclui novas funções de gerenciamento. Com isso, a opção de prevenir picos de carga automaticamente usa uma estratégia inteligente de gestão, sem influenciar no processo produtivo. Além disso, o SIMATIC Energy Suite possibilita ao usuário configura a gestão da carga na tela do software com a geração total do programa e a visualização correspondente.

www.siemens.com.br

SIEMENS APRESENTA NOVA VERSÃO DE SOFTWARE DE ENGENHARIA

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP