Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP

revista-automacao.com
HMS Industrial Networks AB

GATEWAYS SMART GRID IXXAT HMS - CONECTIVIDADE AVANÇADA COM O MÁXIMO DE SEGURANÇA

Os gateways SG Ixxat permitem a troca de dados entre redes energéticas baseadas em IEC61850 ou IEC60870-5-104 e buses de campo comuns e sistemas Ethernet Industrial. A HMS Networks apresenta agora novas funções, incluindo funcionalidade Mediabreaker e suporte para IEC60870-5-101, DNP3, OPC-UA e MQTT. O gerenciamento de usuários também foi aprimorado e está disponível uma versão com switch Ethernet.

GATEWAYS SMART GRID IXXAT HMS - CONECTIVIDADE AVANÇADA COM O MÁXIMO DE SEGURANÇA
O setor energético está em rápido desenvolvimento, impulsionado pela transição para energias renováveis, pela eletromobilidade e pela mudança de meros consumidores de energia para "prosumidores" (produtores e consumidores). Essas mudanças resultam em altas exigências em termos de comunicação no âmbito das redes de distribuição de energia. São necessárias soluções altamente flexíveis e seguras para adaptar as infraestruturas existentes às novas condições, incluindo mitigação do risco crescente de ciberataques. Os novos e ampliados gateways SG Ixxat® da HMS satisfazem as necessidades de flexibilidade e de maior segurança.

Rompimento com o meio em linha com os requisitos de segurança de ORTs
Os gateways SG Ixxat já suportam transmissão segura de dados através de VPN e o protocolo IEC60870-5-104. No entanto, de acordo com as especificações dos ORT (operadores de redes de transporte de eletricidade), o meio de transmissão também tem que ser alterado para adicionar uma camada de segurança adicional e assim impedir a passagem de código malicioso para o dispositivo terminal. A integração do protocolo IEC60870-5-101 permite aos usuários conectarem seus dispositivos compatíveis com 101 com as salas de controle dos respectivos operadores em conformidade com as especificações dos ORTs. Os gateways SG Ixxat permitem um "rompimento" fácil entre comunicação baseada em Ethernet (IEC60870-5-104) e serial (IEC60870-5-101). Com somente uma porta Ethernet e uma interface serial, a versão MediaBreaker específica é idealmente adequada para essa aplicação.
Devido à integração de rompimento com o meio, o protocolo IEC60870-5-101 está atualmente disponível através da interface serial. Isso permite a conexão de dispositivos antigos com salas de controle e controladores modernos sem ter que substituir nenhum desses elementos por novos.

Preparados para o futuro com OPC-UA e MQTT
Agora, os gateways SG Ixxat também oferecem funções para agregação de dados e tarefas de controle simples. Graças ao recente suporte dos populares padrões OPC-UA e MQTT standards, os gateways SG podem ser usados para fornecer dados de várias redes energéticas e industriais para serviços estabelecidos da Microsoft, Google e de outros fornecedores, onde é possível avaliar os dados e desenvolver reações através de uma conexão bidirecional segura. OPC-UA e MQTT estão agora disponíveis para todas as versões de gateways SG sem qualquer custo adicional.

Switch Ethernet integrado
Com o novo gateway SG versão switch, é possível conectar até 4 dispositivos diretamente a uma segunda porta Ethernet e distribuir a comunicação (ou seja, protocolos energéticos, OPC-UA, MQTT ou Modbus-TCP) de maneira flexível por duas redes separadas. Isso elimina a necessidade de switches externos.

Preparados para fácil uso mundial
Agora, os gateways SG também suportam o protocolo DNP3, que é amplamente usado por empresas do setor energético no reino Unido, na Austrália, nos EUA e em outros países. Adicionalmente, os usuários podem se beneficiar de uma interface de usuário atualizada para configuração e gerenciamento ainda mais fáceis dos dispositivos conectados.

www.hms-networks.com

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP