Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP

revista-automacao.com
Steute

O Instituto Fraunhofer IFAM testa os dispositivos de chaveamento "Extreme"

Dispositivos resistentes à corrosão testados e comprovados: no Mar do Norte!

O Instituto Fraunhofer IFAM testa os dispositivos de chaveamento Extreme
Muitos dispositivos da série "Extreme" da steute são adequados para uso em ambientes úmidos, molhados ou mesmo com a presença de aáua salgada. Os testes de corrosão correspondentes, por exemplo, o teste de polimerização de sais conforme DIN EN ISO 9227, controlam a qualidade de tais dispositivos e os tornam comparáveis ​​a outros em relação a esses recursos.

Mas como os dispositivos de chaveamento funcionam na prática? Como eles são realmente afetados por ondas intermitentes ou sujeira subaquática, por exemplo? Estas são questões cruciais para steute, porque as chaves "Extreme" steute são frequentemente utilizados em aplicações marítimas - em navios, plataformas petrolíferas, sistemas de ancoragem em cais, ou em terminais portuários.

A fim de encontrar respostas para essas perguntas, a steute contratou o Fraunhofer IFAM (Instituto de Tecnologia de Fabricação e Materiais Avançados) em Bremen para realizar um teste de exposição de 1 ano em seu laboratório na pequena ilha alemã de Helgoland. O procedimento de teste foi o seguinte: várias amostras de cada dispositivo "Extreme" selecionadas - incluindo chaves fim de curso, pedais de comando e chaves em geral - foram fixadas expostas às ondas do Mar do Norte que espirraram nos dispositivos por um ano. Alguns dos dispositivos foram instalados no nível da maré, o que significa que eles foram às vezes submersos e às vezes não. Quaisquer limitações potenciais dos dispositivos na movimentação de água salgada seriam assim reveladas. Onde a sujeira seria evidente e afetaria a capacidade funcional dos chaves?

Estas são condições ambientais às quais os dispositivos de chaveamento dificilmente são expostos na prática. Dipl.-Ing. Rainer Lumme, gerente de produto steute "Extreme": "O objetivo desses testes era expor os dispositivos a condições tão extremas que foram além de todos os testes exigidos pelos órgãos de aprovação, o que nos permitiu entender melhor possíveis pontos fracos."

Esses testes de limite foram concluídos agora. O relatório final do IFAM ainda não está disponível, mas a aparência dos dispositivos de chaveamento após um ano de exposição a água salgada e spray, bem como alguns testes iniciais em relação à sua capacidade funcional, revelaram o seguinte: em todas as diferentes séries, os dispositivos são resistentes à água salgada e ainda completamente funcionais 12 meses depois. Até mesmo as etiquetas inscritas a laser ainda são legíveis. As caixas pré-tratadas e revestidas a pó, por exemplo, dos pedais de comando, apresentadas em ótimas condições, e os "mecanismos internos", como pastilhas de comutação, atuadores e eixos de pedal, também estão livres de corrosão. Isso é uma prova da alta qualidade dos revestimentos de superfície e da vedação.

A steute avaliará os resultados do teste IFAM em detalhes assim que estiverem disponíveis e os utilizará para otimização adicional das séries de produtos existentes, bem como o desenvolvimento de novos dispositivos "Extreme". Rainer Lumme: "Agora temos a confirmação de que precisamos que os plásticos que usamos para nossas carcaças e atuadores sejam irrestritamente adequados aos requisitos Extreme. Por isso, intensificaremos nossos esforços para substituir metal por plástico - também em nossos dispositivos mais pesados."

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP