revista-automacao.com
11
'25
Written on Modified on
Comau participa do SPRINT para desenvolver baterias de sódio estacionárias
Comau participa do SPRINT para desenvolver soluções escaláveis de baterias de sódio, apoiando armazenamento residencial e de rede e planejando industrialização de células quasi-sólidas.
www.comau.com

A Comau aderiu ao projeto SPRINT para projetar e desenvolver uma solução de fabricação escalável para baterias de íons de sódio de estado quase sólido (quasi-solid). SPRINT é parte do programa Horizon Europe e tem o objetivo revolucionar o armazenamento estacionário de energia, desenvolvendo baterias de íons de sódio sustentáveis e com uma boa relação custo-benefício. O consórcio também trabalhará em conjunto para construir uma célula de bateria segura de próxima geração para múltiplas aplicações estacionárias: a primeira para armazenamento residencial e a segunda para armazenamento de energia em grande escala conectado à rede elétrica. Isso representa um passo importante para acelerar a transição energética da Europa e abrirá caminho para maior segurança e sustentabilidade, além de reduzir os custos do armazenamento de energia de origem local.
No escopo do projeto de 46 meses, a Comau é responsável por conduzir um estudo detalhado do fluxo de processos e da viabilidade para a ampliação. Para isso, a equipe vai analisar os parâmetros de otimização de processos, necessidades de equipamentos e as condições ambientais requeridas para a produção em massa. Posteriormente, a Comau elaborará um plano tecnológico para integrar a tecnologia de células desenvolvida pelo SPRINT às linhas de fabricação de baterias existentes. Esse plano incluirá uma definição clara dos desenvolvimentos de equipamentos novos ou customizados necessários para a fabricação comercial das células de bateria.
A tecnologia selecionada, baseada em materiais inovadores como NaFePO₄, carbono duro e eletrólitos poliméricos quase-sólidos, será validada com o objetivo de disponibilizar no mercado células de bateria seguras, não tóxicas, de alto desempenho, que possam ser produzidas em larga escala e adaptadas às necessidades dos usuários finais. Com isso, o consórcio busca alcançar uma redução significativa do custo por quilowatt-hora, maior densidade energética, um ciclo de vida mais longo das baterias e segurança aprimorada por meio de um design inovador, à prova de vazamentos e não inflamável. As baterias de íons de sódio utilizarão materiais prontamente disponíveis nas cadeias de suprimento da União Europeia, com o intuito de fortalecer ainda mais a autonomia da eletrificação na região.
www.comau.com