revista-automacao.com
27
'25
Written on Modified on
Estudo Rockwell: Indústria CPG prioriza inovação sobre redução custos
Pesquisa indica que líderes do setor de bens de consumo embalados (CPG) estão investindo em IA e em talentos para manter a competitividade.
www.rockwellautomation.com

A Rockwell Automation acaba de divulgar os resultados da 10a edição do “Relatório do Estado da Produção Inteligente: edição de bens de consumo embalados (CPG),” estudo global que abrange respostas de 174 líderes deste setor, distribuídos em 15 países. Entre os destaques do levantamento, observa-se como os fabricantes estão dando maior importância à inovação, ao desenvolvimento da força de trabalho e às estratégias de crescimento de longo prazo.
A indústria de CPG enfrenta pressão em diversas frentes, desde o crescimento das marcas próprias até a demanda por inovação mais rápida e produtos mais sustentáveis. Ao mesmo tempo, a fidelidade do consumidor está cada vez mais difícil de ser conquistada, e as expectativas por personalização e transparência seguem em alta. Como resposta, as empresas de bens de consumo embalados estão deixando de lado pilotos tecnológicos em pequena escala e investindo em soluções capazes de entregar resultados mensuráveis em toda a organização.
A combinação de treinamento de funcionários, melhor utilização dos dados e sistemas mais flexíveis está ajudando esses fabricantes a manterem a competitividade enquanto gerenciam a complexidade. À medida que as marcas próprias se expandem e as expectativas dos consumidores evoluem, os líderes de CPG priorizam investimentos que os ajudem a competir de maneira mais eficiente em um mercado cada vez mais competitivo e dinâmico.
Principais tendências de 2024 a 2025
- Aumento da concorrência gera preocupações na indústria: Em 2024, a incerteza econômica e a inflação foram os principais desafios destacados na pesquisa anual. Já em 2025, a concorrência assume a dianteira, impulsionada pela maior pressão do mercado decorrente dos produtos de marca própria e pelas mudanças nos hábitos de compra.
- Tecnologia que funciona para as pessoas: As empresas estão focando menos na simples adoção de novas ferramentas e mais em garantir que a nova tecnologia se adapte às suas equipes e operações. Usabilidade e escalabilidade tornaram-se fatores críticos nas decisões tecnológicas. As competências mais buscadas incluem comunicação/trabalho em equipe (86%), adaptabilidade/flexibilidade (85%), enquanto pensamento analítico e práticas de cibersegurança empatam com 84%.
- IA e Robótica lideram as prioridades de investimento: No centro das decisões de investimento em tecnologia está uma mudança de mentalidade. 70% dos fabricantes de bens de consumo embalados afirmam que estão investindo em inteligência artificial, robótica e tecnologias de simulação para o crescimento de longo prazo. Isso representa uma mudança em relação ao foco do ano anterior, quando a tecnologia era mais direcionada à análise de vendas e à otimização do processo.
- Dados cada vez mais decisivos: O percentual de fabricantes que usam dados para orientar a decisões subiu de 40% (2024) para 44% (2025). A IA vem desempenhando um papel crescente na utilização dos dados em áreas-chave como controle de qualidade, logística e cibersegurança, superando a média geral em 5%.
- Estratégias da força de trabalho em evolução: Enquanto em 2024 o foco estava na atração de mão de obra qualificada, o relatório de 2025 revela que 34% dos fabricantes estão concentrando esforços no treinamento dos colaboradores em processos atualizados, enquanto 33% priorizam a gestão da mudança e a melhoria da retenção de funcionários.
De acordo com o vice-presidente de indústria global, CPG, da Rockwell Automation, Steve Deitzer, “os fabricantes de bens de consumo embalados não estão mais apenas reagindo às interrupções, eles estão investindo proativamente em tecnologias que proporcionam crescimento sustentável e vantagem competitiva,” afirma. “O relatório deste ano mostra uma clara mudança para um pensamento de longo prazo, em que IA, automação e capacitação da força de trabalho são centrais para o sucesso,” completa o executivo.
Expansibilidade e integração agora estão no centro da abordagem dos líderes de CPG para o crescimento. Ao alinhar tecnologia, pessoas e processos, as empresas constroem operações mais ágeis e eficientes, capazes de acompanhar as mudanças do mercado.
As conclusões completas do estudo estão aqui.
www.rockwellautomation.com
Expansibilidade e integração agora estão no centro da abordagem dos líderes de CPG para o crescimento. Ao alinhar tecnologia, pessoas e processos, as empresas constroem operações mais ágeis e eficientes, capazes de acompanhar as mudanças do mercado.
As conclusões completas do estudo estão aqui.
www.rockwellautomation.com