Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP

revista-automacao.com

FUNDAÇÃO SCHNEIDER ELECTRIC APOIA A FORMAÇÃO DE MAIS DE 70 MIL ALUNOS DO SENAI

Iniciativa contribui para o desenvolvimento das competências essenciais para a Indústria 4.0 e uma transição energética justa em 11 estados e 30 cidades do Brasil, incluindo comunidades ribeirinhas atendidas por um barco-escola.

  www.se.com
FUNDAÇÃO SCHNEIDER ELECTRIC APOIA A FORMAÇÃO DE MAIS DE 70 MIL ALUNOS DO SENAI
Com equipamentos e apoio da Schneider Electric, Barco Escola Samaúma leva formação técnica a comunidades ribeirinhas do Amazonas (Imagem: Divulgação)

A Schneider Electric, líder global na transformação digital da gestão de energia e automação, está, por meio da Fundação Schneider Electric, ampliando o acesso à capacitação profissional em energia e a cursos correlatos em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) no Brasil. A iniciativa vai ajudar na formação de 74 mil jovens em 11 estados e 30 cidades do país até 2028.

Entre as 31 unidades do SENAI selecionadas está o Barco Escola Samaúma, que leva formação técnica a comunidades ribeirinhas do Amazonas. Com laboratórios modernos, a embarcação percorre cinco municípios por ano, conforme a solicitação das prefeituras interessadas, oferecendo cursos durante os 2,5 meses em que permanece ancorada no porto local.

Além do Samaúma, as demais unidades do SENAI participantes oferecem capacitação em áreas estratégicas para a transição energética e a digitalização da indústria, abrangendo desde automação industrial e eletricidade básica para aplicações residenciais e prediais até temas com foco em sustentabilidade, energias renováveis e infraestrutura para carregadores elétricos.

No total, quase 9 mil dos 74 mil alunos beneficiados no país estão na Amazônia Legal - sendo o barco-escola uma parte essencial desse projeto -, o que amplia o acesso à qualificação profissional e impulsiona a inclusão e a transição energética na região.

Em parceria com o Departamento Nacional do SENAI, a Schneider Electric também viabiliza a atualização dos laboratórios com a doação de equipamentos e softwares de última geração, como inversores e painéis solares e baterias, CLPs (Controladores Lógicos Programáveis), disjuntores e sistemas IHM (Interface Homem-Máquina), entre outros, além de treinamentos com tecnologias avançadas e que abordam digitalização de sistemas.

“Para a Schneider Electric, a educação é um pilar essencial para o desenvolvimento e a inclusão social”, afirma Roberto Rossi, presidente da Schneider Electric para o Brasil. “Quando capacitamos jovens com conhecimentos em energia, automação, digitalização e eficiência energética, contribuímos para formar profissionais preparados para liderar a transição energética e construir um futuro mais inteligente e sustentável.”

“Essa parceria reforça o compromisso do SENAI em qualificar profissionais para os desafios da indústria moderna. Combinamos o desenvolvimento de competências técnicas voltadas às novas tecnologias industriais, preparando os alunos para um mercado que exige cada vez mais inovação e sustentabilidade." afirma Gustavo Leal, diretor-geral do SENAI.

Agora, o programa avança para as regiões da Amazônia Legal, com seis escolas situadas nos municípios de Belém, Barcarena, Altamira, Bragança, Marabá e Santarém, no Pará, além da unidade móvel – um barco-escola – no Amazonas, beneficiando, ao todo, alunos em 11 estados do país.

"A chegada da iniciativa à Amazônia Legal, região que sediará a COP30 no final deste ano, reforça o compromisso global da companhia de capacitar 1 milhão de pessoas em gestão de energia até 2025”, conta Rossi. Até o momento, mais de 824 mil foram treinados, com a colaboração de mais de 400 organizações em 60 países.

www.se.com

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP