HANNOVER MESSE 2025: SIEMENS ACELERA O CAMINHO EM DIREÇÃO A INDÚSTRIAS IMPULSIONADAS POR IA ATRAVÉS DE INOVAÇÃO E PARCERIAS
Siemens apresenta inovações em IA industrial, automação definida por software e tecnologia de gêmeo digital.
www.siemens.com

Na Hannover Messe 2025, a Siemens está apresentando avanços em IA industrial, automação definida por software e tecnologia de gêmeo digital - inovações que, combinadas a um forte ecossistema de parceiros, irão acelerar a transformação digital e a sustentabilidade em todos os setores, rumo a um futuro impulsionado por IA. Como parte de sua transformação em ONE Tech Company, a Siemens está alinhando seu portfólio, investimentos e organização para escalar a inovação e reunir software, automação e IA. Esses avanços reforçarão o papel da Siemens como líder em inovação industrial, apoiando clientes globalmente a se tornarem mais competitivos, resilientes e sustentáveis.
"A Hannover Messe está acontecendo em tempos emocionantes. As indústrias enfrentam mudanças dramáticas em tecnologia e em seus mercados, e a Siemens está exclusivamente posicionada para apoiar sua transformação. Como pioneira em IA Industrial, gêmeos digitais abrangentes e automação definida por software, oferecemos as tecnologias que nossos clientes precisam para serem mais adaptáveis, mais competitivos e mais sustentáveis", disse Roland Busch, Presidente e CEO da Siemens AG.
Em seu discurso de abertura na Hannover Messe, Roland Busch enfatizou a necessidade de um novo sistema operacional para a Alemanha: menos burocracia, mais inovação e de forma acelerada. O país tem uma oportunidade única na vida de reinventar o crescimento. O maior alavancador tecnológico é a Inteligência Artificial industrial. Ele vê uma grande oportunidade para a indústria alemã: "Nós temos conhecimento especializado - entendemos nossas indústrias. E temos os dados. Juntos com a IA, é uma combinação vencedora".
Para ilustrar essa mudança, a Siemens está apresentando inovações-chave na Hannover Messe: o Modelo de Fundação Industrial (IFM) e o Controlador Lógico Programável Virtual (vPLC) conforme implementado pela Audi.
Alavancando a IA industrial: Siemens acelerando o desenvolvimento do primeiro modelo de fundação industrial (IFM) em colaboração com a Microsoft
A Siemens está dando um grande salto na IA industrial ao desenvolver um modelo de fundação industrial (IFM), em colaboração com a Microsoft, na plataforma Azure com base em dados específicos da indústria. O objetivo é redesenhar a colaboração entre humanos e máquinas e aumentar a produtividade, eficiência e qualidade ao longo da cadeia de valor. O IFM processará e contextualizará modelos 3D e desenhos 2D, bem como dados industriais e especificações técnicas. Ele é projetado para fornecer recomendações baseadas em dados e acelerará significativamente a introdução de soluções de IA na indústria, aliviará a lacuna de mão de obra qualificada e aumentará a excelência operacional.
Trazendo a automação definida por software para o chão de fábrica: Siemens e Audi entram na era da fabricação virtual com automação definida por IA e TI
A Audi e a Siemens alcançaram um marco na tecnologia de fabricação. Pela primeira vez, controladores lógicos programáveis virtuais (vPLCs) - o cérebro de uma fábrica - estão controlando a produção na unidade da Audi em Böllinger Höfe. Em vez de controladores baseados em hardware próximos a máquinas ou robôs, os controladores virtuais estão sendo executados em um data center a quilômetros de distância. A Siemens é a primeira empresa em todo o mundo a obter um certificado de segurança para um vPLC da associação técnica alemã TÜV - um verdadeiro testemunho da liderança tecnológica da empresa na combinação dos mundos real e digital. Essa mudança de paradigma proporcionará à Audi vantagens decisivas, como maior flexibilidade, maior velocidade e entrada na produção com suporte de IA.
Siemens demonstra a força de seu ecossistema de parceiros
O Siemens Xcelerator, a plataforma de negócios digitais e a espinha dorsal do programa ONE Tech Company, permite a integração perfeita de tecnologias de ponta de parceiros em ecossistemas industriais. Isso, combinado com a capacidade da Siemens de se basear tanto em suas próprias capacidades quanto em ecossistemas fortes e focados em resultados, é a chave para escalar tecnologias emergentes globalmente e impulsionar o próximo estágio da transformação industrial.
A Siemens e a Accenture anunciaram a criação do Grupo de Negócios Siemens Accenture, com 7.000 profissionais em todo o mundo. Juntas, as empresas desenvolverão e comercializarão soluções que combinam a tecnologia do portfólio Siemens Xcelerator de IA industrial, software e automação com as capacidades de dados e IA da Accenture. O objetivo é acelerar a transformação digital para clientes em todos os setores, com foco especial em regiões de alto crescimento.
A Siemens e a NVIDIA estão demonstrando como estão trazendo o Metaverso Industrial para a vida por meio de sua parceria que combina o portfólio de software industrial e automação da Siemens com a tecnologia de IA e computação acelerada da NVIDIA para impulsionar a eficiência e a produtividade em todos os setores. Na Hannover Messe, as empresas estão apresentando o Teamcenter Digital Reality Viewer, a primeira integração entre o Siemens Xcelerator e o NVIDIA Omniverse. Essa integração aprimora os recursos de visualização e simulação, permitindo a criação de gêmeos digitais imersivos e fotorrealistas que permitem que os usuários obtenham insights críticos sobre design e fluxos de trabalho operacionais. As empresas também estão mostrando como, aproveitando a arquitetura de GPU da NVIDIA, os usuários do Simcenter STAR-CCM+ podem agora executar mais simulações, sem comprometer a precisão.
A Siemens e a Microsoft estão fortalecendo sua parceria para agilizar as operações industriais, conectando o chão de fábrica à nuvem, integrando a ferramenta de coleta de dados em tempo real Industrial Edge da Siemens à plataforma de nuvem Microsoft Azure. Essa conexão sem emendas permite que os fabricantes coletem dados em tempo real, os analisem na nuvem e aproveitem a IA e os gêmeos digitais para prever manutenção, melhorar a qualidade e aumentar a eficiência.
A Siemens e a AWS estabeleceram uma colaboração estratégica para impulsionar infraestruturas inteligentes e sustentáveis. Na Hannover Messe, eles demonstrarão como a implementação da plataforma digital de edifícios Building X da Siemens, com os serviços de nuvem e capacidades de IA da AWS, aumenta a eficiência, reduz custos e automatiza processos, possibilitando economias de energia graças a insights em tempo real sobre consumo e dados de emissões.
www.siemens.com