ROCKWELL AUTOMATION APOSTA EM INTEGRAÇÕES DE IA PARA REVOLUCIONAR MANUFATURA
Rockwell Automation apresentou era da automação inteligente como destaque da Automation Fair 2024.
www.rockwellautomation.com
Análise de dados, sensores inteligentes e máquinas autônomas são apenas alguns exemplos do vasto potencial da Inteligência Artificial (IA) no setor industrial. Aplicada às demandas de operações mais resilientes diante de desafios logísticos e de escassez de mão de obra, a integração da IA ao chão de fábrica já está transformando a manufatura. O tema foi um dos destaques da Automation Fair 2024, feira global de inovação e tecnologia para o setor industrial promovida há 33 anos pela Rockwell Automation.
A Rockwell Automation está incorporando recursos avançados de IA diretamente em seu portfólio de produtos, com soluções que cobrem design, controle, gestão de operações, manutenção e logística industrial. Com isso, a empresa está reimaginando como os sistemas industriais podem operar, utilizando aprendizado de máquina, geração de códigos automatizados e algoritmos preditivos para criar soluções mais eficientes e ágeis.
"Com a Inteligência Artificial, desbloqueamos a capacidade de criar algoritmos que antes nem imaginávamos ser possíveis. É uma ponte entre o mundo digital e o físico, e a Rockwell Automation desempenha um papel crucial nesse processo," afirma Blake Moret, CEO da Rockwell Automation.
4 casos de uso de IA na indústria
Um exemplo dessa inovação está na ferramenta de design industrial FactoryTalk Design Studio, que agora utiliza IA generativa para automatizar a criação de códigos, validação e testes de sistemas. Baseada em nuvem, a plataforma da Rockwell Automation permite colaboração entre múltiplos usuários e oferece solução para problemas de design industrial a partir de prompts — similar ao uso do ChatGPT, mas voltado a necessidades como geração, explicação e documentação de códigos que podem ser usados em Controladores Lógicos Programáveis (PLCs).
Outra inovação apresentada na Automation Fair é o FactoryTalk®Analytics™LogixAI®, que monitora continuamente as operações de produção, permitindo que operadores e técnicos apliquem conceitos de Machine Learning (ML) de forma simples e intuitiva para predição e otimizações. Com isso, a tecnologia pode antecipar problemas de qualidade sem a necessidade de desenvolver, validar ou manter algoritmos de machine learning personalizados.
O controle de qualidade de produtos industriais também está passando por uma grande transformação com IA. O FactoryTalk Analytics VisionAI, por exemplo, realiza a inspeção visual de produtos utilizando uma câmera e aprendizado de máquina.
A implementação do sistema não depende de códigos personalizados, isso quer dizer que equipes de qualidade podem configurar de forma simples regras que a IA irá usar para detectar e classificar defeitos, mesmo os mais sutis, em tempo real. A tecnologia oferece ainda insights a partir dos dados de produção, fornecendo uma nova fonte de informações sobre a qualidade dos produtos produzidos.
Já com o FactoryTalk® Analytics™ GuardianAI™, a Rockwell Automation está elevando a manutenção preventiva para um novo patamar de otimização de recursos. O sistema utiliza sensores integrados em dispositivos para identificar anomalias e prever falhas em máquinas e equipamentos antes que eles aconteçam. Essa funcionalidade, combinada com sistemas de gestão de manutenção, como o Fiix, proporciona uma abordagem proativa para análise de riscos na operação industrial, mitigando as chances de pausas na planta e, consequentemente, tornando as operações mais resilientes.
"O que torna a Inteligência Artificial única na história da computação é que, quanto mais avançada ela se torna, mais fácil ela é de usar. Estamos entrando em uma era onde qualquer pessoa pode programar um sistema apenas falando com ele, como faria com outro humano," avalia Moret.
www.rockwellautomation.com