A FPT INDUSTRIAL DEMONSTRA O SEU ESPÍRITO DE LUTA NA PROCURA DA NEUTRALIDADE DE CARBONOn
A FPT Industrial, a marca do Iveco Group dedicada ao projeto, produção e venda de sistemas de propulsão de baixo impacto ambiental, está levando seu compromisso com a sustentabilidade e a neutralidade de carbono para o próximo nível. Consciente das responsabilidades decorrentes do fato de ser um fabricante líder de motores, a marca decidiu seguir o caminho da sustentabilidade na propulsão de veículos e marinha, bem como na geração de energia, de forma global e factual.
www.fptindustrial.com
De forma consistente com sua estratégia, que envolve o desenvolvimento paralelo de ICEs novos e mais ecológicos, com uma gama mais ampla de combustíveis alternativos atualmente usados ou sendo testados, juntamente com produtos híbridos e 100% eletrificados, a FPT Industrial está se movendo firmemente em direção à meta de emissões líquidas zero de carbono com uma abordagem abrangente que não inclui apenas suas fábricas, produtos e processos, mas também outras atividades potencialmente emissoras de carbono, como sua participação em grandes feiras internacionais.
Esses grandes esforços dependem da atividade contínua de pesquisa, com dez centros de P&D em todo o mundo, contribuindo muito para a criação das bases de uma definição nova e viável de sustentabilidade, que dará a mesma ênfase ao desenvolvimento dos negócios e à luta contra as mudanças climáticas.
"Como uma marca que não apenas produz e vende, mas também projeta sistemas de propulsão, estamos intrinsecamente envolvidos no pilar da redução da pegada de carbono, que consideramos um roteiro e uma mentalidade", diz Egle Panzella, gerente de patrimônio da marca e responsabilidade social corporativa da FPT Industrial. "É por isso que estamos priorizando a busca de novas maneiras de reduzi-la, mudando nossos comportamentos e trazendo a sustentabilidade para nossos trabalhos diários, sem considerá-la um valor abstrato."
UMA ABORDAGEM ABRANGENTE DA SUSTENTABILIDADE
Há 10 anos, a FPT Industrial implementou a Avaliação do ciclo de vida (ACV) com um projeto piloto para o motor F1C Diesel de 3,0 litros para veículos comerciais leves produzidos em sua fábrica de Foggia (Itália). A ACV é um estudo"do berço ao túmulo" que avalia os possíveis impactos ambientais cumulativos de um produto, processo ou serviço, levando em consideração toda a energia e os materiais necessários em toda a cadeia de suprimentos e cadeia de valor, calculando as emissões correspondentes para o meio ambiente.
De acordo com os resultados desse estudo, a marca decidiu compensar as 16.500 toneladas de CO2 geradas durante as atividades a montante e a fabricação de motores F1C, apoiando três projetos em três usinas de biogás de aterros sanitários na região de Piemonte, na Itália.
Em seguida, a FPT Industrial expandiu o escopo de sua atividade de ACV para seus motores a diesel Cursor 13 e NEF, abrangendo assim todas as três faixas disponíveis de ICE, leve, média e pesada. Para completar a avaliação de seus produtos, a FPT Industrial realizou uma ACV sobre a pegada de carbono do pacote de bateria de 37 kWh do IVECO eDaily, fabricada com componentes fornecidos pelo parceiro estratégico Microvast, e montada na fábrica de ePowertrain da FPT Industrial em Turim (Itália).
Essa é a primeira fábrica do Iveco Group neutra em carbono, a Indústria 4.0, que apresenta uma série de sistemas de geração de eletricidade por energia solar e eólica. A fábrica também conta com um Jardim da sustentabilidade, um espaço de 6.000 metros quadrados plantado com 100 plantas nativas resistentes à seca e com alta capacidade de absorção de CO2. Todas as emissões residuais dessa fábrica são compensadas por meio da compra de créditos de carbono certificados.
No que diz respeito a seus processos, a marca implementou a compensação das emissões anuais de CO2 geradas por seu Centro de testes. As 15.000 toneladas de CO2 geradas pela instalação em um ano foram completamente compensadas por atividades de apoio em uma usina hidrelétrica ao longo do rio Huadian Xixi, na China, localizada perto das instalações da FPT Industrial.
IMPULSIONANDO A PROTEÇÃO DA BIODIVERSIDADE
Como fabricante de motores que operam na estrada, fora da estrada e na água, a FPT Industrial está em contato diário com os mais diversos ambientes e sente fortemente o dever de proteger o valor da biodiversidade.
Suas atividades no campo da proteção ambiental incluem o "Fishing for Plastic", um projeto comprometido com a conscientização pública sobre a proteção dos mares contra a poluição e o desperdício, graças ao qual cerca de quarenta barcos de pesca movidos pela FPT Industrial de San Benedetto del Tronto (Itália) pescaram mais de três toneladas de plástico no mar.
A FPT Industrial também decidiu apoiar o Urban Forestry, um projeto de reflorestamento na área de Basse di Stura, no norte de Turim, envolvendo o plantio de 1.000 árvores de 32 espécies nativas típicas das florestas e matagais do Piemonte. A área de quatro hectares foi plantada com carvalho, choupo, salgueiro, olmo, freixo, tília, bordo, espinheiro e outros arbustos, com uma redução anual de dióxido de carbono de cerca de dez toneladas por ano.
Por último, mas não menos importante, a FPT Industrial e a Edison Next, a empresa do Edison Group que orienta empresas e regiões no processo de descarbonização, anunciaram a criação da primeira estação de biomonitoramento usando abelhas na unidade da FPT Industrial em Turim Stura, com seis colmeias de abelhas italianas, Apis mellifera ligustica, uma subespécie da abelha ocidental. Os méis de tília, de flores silvestres e de acácia produzidos pelo trabalho dessas colmeias são de excelente qualidade, tanto que recentemente receberam o reconhecimento de qualidade no 15º concurso regional "“Ferrere Miele”.
O ESTANDE NEUTRO EM CARBONO: O ESTANDE CRIANDO UM PADRÃO
Desde 2023, a FPT Industrial elevou o nível de descarbonização, estendendo-o também à produção de eventos, e participou da feira Agritechnica de 2023 com seu primeiro estande Carbono Neutro.
Para atingir esse objetivo, a marca fez uma parceria com a Universidade Politécnica de Milão para realizar uma ACV de sua presença na feira. Por meio dessa análise, a produção do estande, os materiais utilizados, a presença da equipe no estande e, principalmente a logística — considerada o "ponto quente" da produção de CO2 em todo o processo — foram otimizados. Uma redução de cerca de 90% do impacto de CO2 da logística foi obtida abastecendo os caminhões de biometano IVECO S-Way, que transportaram o estande de Milão para Hannover e vice-versa, com Shell BioLNG. O saldo final foi uma redução estimada de 60% na produção de CO2 de todo o processo.
Para atingir emissões líquidas zero de carbono, a FPT Industrial comprou créditos de carbono qualificados para compensar 16.115 toneladas de CO2eq, atribuíveis ao estande da Agritechnica de 2023, à instalação de testes Cascinette e à planta de ePowertrain.
O projeto, escolhido por meio da consultoria da LifeGate, está localizado na parte ocidental da República Democrática do Congo, na África. A meta é proteger cerca de 300.000 hectares de floresta, habitat de bonobos (chimpanzés pigmeus) e elefantes, dentro da segunda maior floresta tropical intacta do mundo e em algumas das zonas úmidas mais importantes do planeta. Antes do início do projeto, cerca de 250.000 hectares de floresta tropical rica em turfa eram usados para extração comercial de madeira. No entanto, desde que o projeto foi lançado em 2011, o desmatamento na área foi interrompido e, com a ajuda de programas de reflorestamento, as áreas desmatadas se regeneraram, restaurando a biodiversidade importante e permitindo que a vida selvagem prosperasse. O projeto, o primeiro desse tipo na bacia do Congo e com uma redução anual estimada de 5.671.613 de tCO2eq, também está traçando um novo caminho para a prosperidade da comunidade por meio de investimentos globais nas comunidades locais vizinhas, incluindo a construção e a renovação de escolas, a prestação de serviços de saúde, o apoio à segurança alimentar, a diversificação agrícola e a prestação de atividades de capacitação que fortalecem as comunidades locais.
A FPT Industrial realizará uma ACV para todos os seus estandes nas principais exposições das quais participará, incluindo a próxima IAA Transportation em Hanover, e posteriormente compensará as emissões.
www.fptindustrial.com