TRANSFORMAÇÃO DIGITAL E O METAVERSO INDUSTRIAL
Por Dale Tutt, vice-presidente de estratégias da indústria da Siemens Digital Industries Software.
www.sw.siemens.com
(Crédito da imagem: Siemens)
Em todos os setores, as empresas estão passando por um período de maior pressão e incerteza, mas também de oportunidades. A prevalência de produtos inteligentes e conectados em muitos setores continua aumentando à medida que as empresas buscam melhorar a funcionalidade e a experiência do usuário por meio de software e sistemas eletrônicos, além de um maior interesse em soluções sustentáveis. Enquanto isso, os desafios relacionados ao gerenciamento da cadeia de suprimentos, à dinâmica da força de trabalho e à inovação sustentável geram incertezas e, ao mesmo tempo, criam oportunidades para que as empresas tenham uma vantagem competitiva por meio de soluções criativas. Essas pressões, desafios e oportunidades estão levando as empresas a inovarem em suas operações e no que oferecem ao mercado.
Para prosperar no futuro, é fundamental que as empresas se tornem mais resilientes, ágeis e adaptáveis às condições dinâmicas. Isso é possível por meio de uma estratégia de transformação digital que utilize tecnologias importantes que incluem o gêmeo digital abrangente, engenharia de software e sistemas, a convergência de tecnologia operacional (TO) e tecnologia da informação (TI), inteligência artificial (IA) e o metaverso industrial – cada uma dessas tecnologias constitui uma faceta da transformação digital.
O domínio e a síntese dessas tecnologias permitirão o avanço das empresas em suas jornadas digitais, atingindo níveis superiores de maturidade da transformação digital e possibilitando recursos poderosos, como o projeto generativo alimentado por IA e a otimização de ciclo fechado.
Neste artigo, vamos falar mais sobre o metaverso industrial e como ele pode trazer a maior transformação na maneira como as empresas conduzem seus negócios. O metaverso industrial tem o potencial de reinventar a forma de projetar, fabricar e fazer a manutenção dos produtos. Ele combina a base física do gêmeo digital abrangente com as visualizações impressionantes do metaverso para criar um ambiente compartilhado e imersivo onde o aprendizado é mais rápido e intuitivo, os conceitos do projeto são mais facilmente compreendidos e onde novas ideias podem ser investigadas de forma rápida e completa para impulsionar a inovação no futuro.
Por que o metaverso industrial é mais do que CAD na realidade virtual (VR)
Os clientes do setor industrial continuam interessados no potencial do metaverso industrial para a visualização de alta fidelidade e em tempo real de sistemas em ambientes imersivos. Os ambientes imersivos do metaverso industrial podem ajudar a mudar a forma de projetar, certamente, mas também de fabricar e fazer a manutenção dos produtos, facilitando o trabalho das pessoas em toda a empresa.
Os leitores, sem dúvida, já ouviram falar do metaverso como um produto de consumo – concebido como um lugar virtual onde os usuários podem ir para jogar, socializar, fazer compras e até mesmo possuir propriedades virtuais. O metaverso industrial é semelhante apenas no nome e também é um ambiente virtual baseado na física que permite a avaliação, análise e previsão do comportamento com base em modelos determinísticos do produto, do processo, da fábrica e muito mais. Esse ambiente pode ser acessado usando várias tecnologias diferentes, incluindo a realidade aumentada e realidade virtual, e agrega e normaliza dados de várias fontes para permitir uma avaliação holística de um sistema ou produto em um único ambiente.
O resultado é um ambiente virtual, baseado na realidade física, que permite a conceituação, o projeto e a engenharia detalhada de produtos e sistemas complexos de forma rápida e intuitiva. Em vez de avaliar o desempenho do sistema utilizando apenas gráficos, tabelas ou dados brutos, os projetos podem ser visualizados e manipulados totalmente em 3D, permitindo a interação dos usuários com o gêmeo digital. Isso pode ajudar a identificar problemas que, no passado, muitas vezes eram descobertos somente com a construção dos protótipos e testes no mundo real, levando a atrasos nos prazos e aumento do custo e uso de materiais. Todos os problemas identificados no metaverso industrial podem ser resolvidos rapidamente por meio da rápida interação do projeto no mundo virtual, economizando tempo, recursos e dinheiro.
Além disso, o metaverso industrial não é um ambiente isolado das operações diárias de uma empresa. Pode usar dados de várias fontes, tanto reais quanto digitais e orquestrar esses dados em uma única experiência para o usuário. Isso reúne todas as informações em apenas uma visualização, permitindo mais transparência e uma compreensão mais profunda da dinâmica de um projeto de sistema, processo de produção, cadeia de suprimentos ou uma infinidade de outros aspectos. Com isso, é mais do que um espaço para criação, pois também permite que as empresas monitorem, analisem e gerenciem ativamente os ativos do mundo real em um processo de ciclo fechado, para que possam tomar decisões mais acertadas de engenharia e negócios.
Acesse o metaverso industrial por meio da transformação digital
Para atingir todo o seu potencial, o metaverso industrial deve se tornar mais do que uma versão visualizada do gêmeo digital. No chão da fábrica, cada movimento e cada ação devem ser registrados de forma precisa, envolvendo a física do mundo real. O aumento do acesso à computação na nuvem dará suporte ao metaverso industrial fornecendo o poder computacional necessário para apoiar a visualização imersiva com simulações físicas, aumentando consideravelmente seu valor no processo de projeto e desenvolvimento.
Ao aplicar a física do mundo real e dados operacionais robustos no metaverso industrial, podemos criar mais do que uma experiência de gamificação. O resultado pode ser um ambiente compartilhado e imersivo onde o aprendizado é mais rápido e intuitivo, os conceitos do projeto são compreendidos com mais facilidade e onde novas ideias podem ser investigadas de forma rápida e completa para impulsionar a inovação no futuro.
Esse ambiente poderoso é o ponto culminante das principais tendências tecnológicas que estão tomando forma em todos os setores atualmente. As empresas que abraçarem a jornada da transformação digital estarão bem posicionadas para superar os desafios no horizonte e sair na frente da concorrência, aproveitando os recursos do gêmeo digital abrangente, da engenharia de software e sistemas, dos sistemas integrados de TI e TO, da inteligência artificial e, por fim, do metaverso industrial.
www.sw.siemens.com