DALCA BRASIL LEVA SOLUÇÕES DE AUTOMAÇÃO E DIGITALIZAÇÃO INDUSTRIAL A UMA DAS MAIORES FEIRAS LATINO-AMERICANAS DE FUNDIÇÃO
Na FENAF 2024, realizada em São Paulo entre os dias 18 e 21 de junho, empresa visa ampliar rede de contatos e fortalecer posicionamento da marca nesse importante mercado de atuação.
Expandir horizontes e mostrar o potencial da automação e da digitalização industrial para o segmento da fundição tem sido a missão da Dalca Brasil em seu campo de atuação. Em 2024, o compromisso de aproximar os players do setor às soluções robóticas desenvolvidas pela empresa vem se fortalecendo com a participação em eventos referenciais nessa área. No mês de junho, a presença em uma das principais feiras de fundição da América Latina confirma esse movimento de fortalecimento da marca.
Entre os dias 18 e 21 de junho, a Dalca leva até São Paulo suas soluções para melhorar processos e aumentar a segurança e a produtividade das operações fabris na Feira Latino-Americana de Fundição, a FENAF. E com novidade: negócios concretizados no período da feira terão um desconto especial de 10% na aquisição da célula de rebarbação FlexDeb 210MT. “A feira é uma excelente vitrine para o mercado da América do Sul e EUA, se apresentando como uma nova oportunidade de ampliar nossa rede de contatos e prospectar novos negócios, pois a FENAF reúne os principais players de fundição do país e da América Latina”, destaca o CEO da Dalca, Bruno Dal Fré.
A ideia é apresentar como as células robotizadas podem executar com perfeição processos como rebarbação, lixamento, polimento, corte do canal de fundição, entre outros – podendo ser utilizadas para aplicação em ferro fundido, alumínio e metais sanitários, além do aço. Além disso, como forma de garantir a competitividade de todo o parque fabril, será apresentado aos visitantes o sistema de monitoramento e digitalização fabril FlexMES, que oferece um diagnóstico completo sobre a produtividade da indústria e permite uma melhor tomada de decisão.
Para visitar o espaço da Dalca Brasil na FENAF 2024 e conhecer de perto essas soluções, basta ir até a Expo Center Norte, na capital paulista, das 13h às 20h.
Cases de sucesso para inspirar
Para ilustrar a assertividade no investimento em automação industrial no segmento da fundição, a Dalca coleciona cases de sucesso. Em uma das empresas referência no país na produção de material rodante para equipamentos nos segmentos agrícola, construção civil, mineração e florestal, a solução foi ao encontro da busca por competitividade e eficiência no mercado. No parque fabril da Minusa, localizado em Lages-SC, foi implementada a célula robótica FlexDeb R210, que atua na rebarbação de peças de aço em um formato híbrido, pois a célula atua tanto com rebolo orgânico, com compensação automática a laser (dimensional da peça e também de ferramenta) quanto rebolo diamantado. O resultado foi a entrega de um sistema completo que consegue diagnosticar e compensar possíveis dimensões variáveis das peças.
Já na paranaense PHD Peças e Componentes, com foco em fundição, usinagem e pintura, o desenvolvimento da FlexDeb R210, de ferramenta movida, teve o diferencial de ser sem a programação, apenas a máquina (hardware). Foi a primeira experiência da Dalca nesse formato, abrindo um leque para que empresas que já tenham esse know-how possam contar com as soluções da Dalca com relação à qualidade do equipamento. Além disso, essa parceria foi prospectada em outra importante feira do segmento no país, a Metalurgia 2023, realizada em Joinville-SC.
Outro exemplo que reforça essa assertividade no investimento em automação é a célula robótica desenvolvida para a Farina S/A. Reconhecida como uma das principais fornecedoras de autopeças fundidas para a indústria automotiva pesada, a centenária empresa de Bento Gonçalves-RS encontrou na conterrânea Dalca Brasil a solução para automatizar um importante serviço de manufatura. A rebarbação de peças como tambores de freio, cubos de roda e polias é um trabalho pesado, que necessita ser executado com cuidado devido aos riscos de acidente e de poluição. Os ganhos foram inúmeros: a automação possibilitou, além da redução de ruídos e de risco de acidentes, melhoria na ergonomia dos operadores, na produtividade, na padronização e no acabamento das peças.
www.dalcabrasil.com.br