Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP

revista-automacao.com
ABB News

ABB IDENTIFICA NOVAS FRONTEIRAS PARA ROBÓTICA E IA EM 2024

Marc Segura, Presidente da Divisão de Robótica da ABB, identifica três motivadores para soluções de IA orientadas por robótica em 2024, à medida que a ABB continua a expansão em novos segmentos não atendidos anteriormente pela automação robótica.

ABB IDENTIFICA NOVAS FRONTEIRAS PARA ROBÓTICA E IA EM 2024

"O ano verá um foco crescente no papel crítico da IA", disse Marc Segura, Presidente da Divisão de Robótica da ABB. "Desde robôs móveis e cobots, até a habilitação de novas aplicações robóticas em novos setores e a criação de novas oportunidades para as pessoas aprenderem e se desenvolverem, essas novas fronteiras para a IA estão redefinindo o futuro da robótica industrial."

1) A IA impulsionará novos níveis de autonomia em aplicações robóticas
O progresso acelerado da IA está redefinindo o que é possível com a robótica industrial. A IA está aprimorando tudo, desde a capacidade dos robôs de agarrar, pegar e posicionar, até sua capacidade de mapear e navegar em ambientes dinâmicos. De robôs móveis a cobots e muito mais, a IA está proporcionando aos robôs níveis sem precedentes de velocidade, precisão e capacidade de transporte de carga útil, permitindo que eles assumam mais tarefas em ambientes como fábricas flexíveis, armazéns, centros de logística e laboratórios.

"Os robôs móveis habilitados para IA podem transformar setores como manufatura discreta, logística e laboratórios", disse Segura. "Os robôs equipados com a nova tecnologia Visual Simultaneous Localization and Mapping (Visual SLAM) da ABB, por exemplo, têm habilidades avançadas de mapeamento e navegação, garantindo novos níveis de autonomia, ao mesmo tempo em que reduzem consideravelmente a infraestrutura necessária para as gerações anteriores de robôs guiados. Isso abre caminho para uma mudança de linhas de produção lineares para redes dinâmicas, criando eficiências significativas e assumindo tarefas mais monótonas, indesejáveis e perigosas, para permitir que os trabalhadores assumam trabalhos mais gratificantes."

2) A Inteligência Artificial possibilitará a entrada de robôs em novos setores
O potencial oferecido pela robótica habilitada por IA está influenciando setores muito além da manufatura. Em 2024, espera-se que essas tecnologias tragam melhorias substanciais de eficiência para ambientes mais dinâmicos, como saúde e ciências da vida, além do varejo. Outro exemplo é o setor de construção, no qual a robótica com IA pode contribuir significativamente para aumentar a produtividade, melhorar a segurança e as práticas de construção sustentável, além de estimular o crescimento.

"A construção é um ótimo exemplo de um setor em que os robôs alimentados por IA se mostrarão transformadores, fornecendo valor real ao abordar muitos dos problemas que o setor enfrenta atualmente, incluindo a escassez de trabalhadores, problemas de segurança e produtividade estagnada", disse Segura. "Habilidades como o reconhecimento aprimorado e a tomada de decisões oferecidas pela IA, juntamente com os avanços em robôs colaborativos, permitem a implantação segura ao lado dos trabalhadores. Esses avanços também permitem que os robôs executem tarefas importantes, como alvenaria, montagem modular e impressão 3D, com maior precisão e velocidade, ao mesmo tempo em que contribuem para uma construção mais sustentável, diminuindo as emissões, como a mistura de concreto no local, para reduzir a necessidade de transportar materiais por longas distâncias com a montagem no local."

3) A IA oferecerá novas oportunidades para a educação e o trabalho com robôs
Os avanços que estão sendo feitos na IA e na robótica são significativos para o treinamento e a educação, fechando a lacuna de habilidades de automação e tornando os robôs mais acessíveis a mais pessoas e empresas. Com a IA tornando a programação mais fácil, por meio de linguagem natural, a educação pode se voltar mais para a forma como os robôs podem ajudar os seres humanos de forma mais eficaz, em vez de apenas ensinar habilidades de programação. Essa transição tornará os robôs mais acessíveis e os levará a um público mais amplo, gerando novas perspectivas de emprego e ajudando a aliviar a escassez de mão de obra e de habilidades.

"A falta de pessoas com as habilidades necessárias para programar e dar suporte a robôs tem sido um obstáculo para a adoção da automação robótica, especialmente em empresas de manufatura de pequeno e médio porte", disse Segura. "Veremos isso ser superado cada vez mais à medida que os avanços na IA generativa reduzirem as barreiras à automação e expandirem o foco da educação para além da programação. Os desenvolvimentos na programação de linguagem natural, impulsionados pela IA em que os trabalhadores podem instruir verbalmente um robô em sua tarefa, criarão uma nova dinâmica nas interações entre humanos e robôs."

www.abb.com

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP