Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP

revista-automacao.com
Rohde & Schwarz

Rohde & Schwarz é a primeira a testar a interoperabilidade 5G eCall do módulo 5G da Quectel com seu testador de comunicação de rádio de banda larga

A Quectel Wireless Solutions, fornecedora global de soluções de IoT, e a Rohde & Schwarz validaram com sucesso o inovador módulo 5G eCall da Quectel, parte da série AG56xN de módulos automotivos.

Rohde & Schwarz é a primeira a testar a interoperabilidade 5G eCall do módulo 5G da Quectel com seu testador de comunicação de rádio de banda larga
A iniciativa da Comissão Europeia para atualizar os padrões e a legislação do eCall para fazer a transição do eCall para redes 4G e 5G está em andamento.

Para o teste, foi utilizado o testador de comunicação de rádio de banda larga R&S CMX500. A configuração de teste será mostrada no Mobile World Congress 2024.

O eCall, o sistema automático de chamadas de emergência para veículos vendidos na União Europeia, foi introduzido em 2015 e tem sido um requisito obrigatório para todos os automóveis novos na UE desde 2018. Os sistemas eCall utilizam atualmente redes celulares comutadas por circuito 2G/3G. Como estas redes serão descontinuadas em apenas alguns anos, os sistemas de chamadas de emergência (sistemas e infraestruturas nos veículos) serão adaptados às mais recentes redes celulares 4G/5G com comutação por pacotes.

A iniciativa da Comissão Europeia para atualizar as normas e a legislação do eCall para fazer a transição do eCall para redes 4G e 5G está em curso. A indústria automotiva precisará de soluções de teste NGeCall para fornecer módulos eCall que incluam as novas funções NGeCall. Nos próximos anos, espera-se que um próximo padrão chinês de eCall também exija redes celulares com comutação por pacotes 4G/5G.

A série AG56xN representa uma linha de módulos 5G NR de última geração, aproveitando o chipset MediaTek MT2735 para fornecer soluções de conectividade excepcionais. Esses módulos suportam 5G Rel-15, oferecendo taxas de dados impressionantes de até 4,0 Gbps downlink e 480 Mbps uplink em uma largura de banda de 200 MHz, apresentando um salto significativo nas velocidades de comunicação sem fio. Eles são equipados com uma ampla gama de interfaces, incluindo interfaces de antena celular (4 × 4 MIMO) e GNSS, USB 3.0, PCIe (Gen3), RGMII, SGMII, vários UARTs, SPI, I2C, I2S (PCM), SDIO, ADCs e GPIOs, garantindo opções versáteis de conectividade para diversas aplicações.

“Estamos muito satisfeitos por a Rohde e Schwarz validar a série AG56xN de módulos automotivos com a próxima geração de recursos eCall”, comentou Norbert Muhrer, presidente e CSO da Quectel Wireless Solutions. “Isso estabelece uma nova referência para o futuro do transporte inteligente”.

Com capacidades de computação de até 15K DMIPS e taxa de transferência SGMII/RGMII atingindo 2,5 Gbps, esses módulos são projetados para atender aos requisitos de alto desempenho. Além disso, obtiveram certificações eCall/NG e eCall, ressaltando sua confiabilidade e segurança para aplicações automotivas. Os módulos da série AG56xN também são compatíveis com módulos Wi-Fi e Bluetooth de nível automotivo, oferecendo uma combinação comprovada que aprimora as soluções de conectividade para a indústria automotiva e muito mais.

A configuração de teste para testar o módulo automotivo 5G/LTE da Quectel incluiu o testador de comunicação R&S CMX500 junto com a opção de teste R&S CMX-KA098 5G eCall simulando um ponto de atendimento de segurança pública (PSAP) NG eCall e um gerador de sinal vetorial R&S SMBV100B para simulação GNSS. O teste confirmou o estabelecimento bem-sucedido de uma chamada de emergência 5G entre o módulo Quectel e o PSAP. A transmissão do Conjunto Mínimo de Dados (MSD) foi alcançada com sucesso sem qualquer perda de dados e a posição GNSS simulada foi transmitida com precisão. Além disso, a comunicação por voz foi estabelecida com qualidade de áudio nítida.

Como uma ferramenta altamente versátil, o R&S CMX500 com a opção de software R&S CMX-KA098 pode ser usado com eficácia para testes NGeCall sob condições de rede 5G confiáveis e configuráveis. Para acelerar a implantação desta tecnologia, a cooperação entre empresas do setor torna-se cada vez mais importante. A cooperação entre Rohde & Schwarz e Quectel ajuda a validar mutuamente suas soluções, reduzindo esforços e acelerando o tempo de lançamento no mercado para os clientes mútuos.

Juergen Meyer, vice-presidente do segmento de mercado automotivo da Rohde & Schwarz, afirma: “Este é um marco importante na implementação do sistema eCall de próxima geração, que terá um impacto significativo na segurança rodoviária. Com nosso equipamento de teste e o módulo 5G eCall da Quectel, estabelecemos com sucesso um processo completo de eCall e verificamos esse novo recurso importante. Estamos muito gratos à Quectel por esta excelente colaboração que proporciona um importante ponto de verificação a partir do qual a indústria automotiva pode prosseguir com maior velocidade e confiança”.

A configuração de teste será mostrada no Mobile World Congress em Barcelona, de 26 a 29 de fevereiro de 2024, na Fira Gran Via, corredor 5, estande 5A80.

www.rohde-schwarz.com

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP