Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP

revista-automacao.com
Rohde & Schwarz

A Rohde & Schwarz permite que a Qualcomm seja pioneira em novas faixas de frequência para futuras redes 5G-Advanced e 6G

No cenário em evolução das redes 5G, o aproveitamento das faixas de frequência FR1 (0,41 a 7,125 GHz) e FR2 (24,25 a 71 GHz) tem sido fundamental.

A Rohde & Schwarz permite que a Qualcomm seja pioneira em novas faixas de frequência para futuras redes 5G-Advanced e 6G
Gerador de sinal vetorial R&S SMW200A e analisador de espectro e sinal R&S FSW.

À medida que a era do 5G-Advanced e do 6G avança, uma terceira faixa de frequência está sendo discutida em consórcios regulatórios e industriais globais em todo o mundo. O FR3, também conhecido como banda média superior, abrangendo 7,125 a 24,25 GHz, abrirá uma nova fronteira para a tecnologia de comunicação móvel. A tecnologia da Rohde & Schwarz desempenha um papel fundamental ao permitir que a Qualcomm Technologies mostre a prontidão e a eficácia da mais recente tecnologia de modem RF para FR3

Na mais recente World Radio Conference 2023, realizada em novembro e dezembro de 2023 em Dubai, organizada e sediada pela União Internacional de Telecomunicações (UIT), surgiu um consenso entre órgãos reguladores e líderes da indústria para explorar espectros adicionais para a próxima geração de comunicações móveis, oficialmente denominado IMT-2030, também conhecido como 6G. Notavelmente, a faixa de frequência de 14,8 a 15,35 GHz foi reservada para estudo global. Além disso, agências locais como a Federal Communications Commission (FCC) nos Estados Unidos também estão de olho na banda superior de 12 GHz (12,7 a 13,25 GHz) para futuras aplicações sem fio.

Antecipando esses desenvolvimentos, a Rohde & Schwarz, fornecedora líder de soluções de teste e medição para a indústria sem fio, permitiu que a Qualcomm Technologies, pioneira em tecnologia de sistemas sem fio, demonstrasse que o sistema Giga-MIMO para a infraestrutura de amanhã está pronto e eficaz para operar nessas frequências. Ele promete desempenho de dados aprimorado, ao mesmo tempo que oferece cobertura comparável às atuais redes MIMO massivas 5G operacionais a 3,5 GHz.

Para validar o desempenho deste protótipo, a Qualcomm Technologies utilizou o gerador de sinal vetorial R&S SMW200A e o analisador de sinal e espectro R&S FSW da Rohde & Schwarz. A configuração incluiu firmware especializado para testar diferentes espaçamentos de subportadoras com larguras de banda de sinal mais amplas em comparação com as especificações atuais da camada física 3GPP. As larguras de banda mais amplas permitirão, em última análise, taxas de dados mais altas e menor latência.

Andreas Pauly, diretor de tecnologia da Rohde & Schwarz, disse: “Estamos entusiasmados em estender nosso suporte à Qualcomm Technologies e explorar juntos a nova fronteira das comunicações móveis. Nossas soluções de teste personalizadas são fundamentais para o avanço da pesquisa para redes 5G-Advanced e 6G, e explorar as possibilidades da faixa de frequência FR3 estabelecer as bases para o sucesso das aplicações móveis de amanhã”.

Tingfang Ji, vice-presidente de engenharia da Qualcomm Wireless Research, Qualcomm Technologies, Inc., disse: “Estamos comprometidos com o pioneirismo em tecnologias móveis de próxima geração e somos gratos à Rohde & Schwarz por seu apoio em ajudar a tornar isso uma realidade. Nossos esforços para habilitar o Giga-MIMO em banda média superior para cobertura de área ampla ajudam a preparar o terreno para o 6G e um salto transformador na comunicação sem fio”.

Demonstração da geração e análise de sinal FR3 no MWC Barcelona
No MWC Barcelona, a Rohde & Schwarz demonstrará uma configuração de geração e análise de sinais de alto desempenho para pesquisas iniciais do FR3, apresentando os mais recentes produtos geradores e analisadores de sinais vetoriais. A configuração consiste no novíssimo R&S SMW200A, não apenas com um novo painel frontal e interface de usuário, mas também com melhorias significativas no desempenho do EVM. Do lado da análise, o R&S FSVA3000 inclui recursos especiais como cancelamento de ruído IQ para obter excelente desempenho de medição de EVM graças a um caminho de medição com correção de ruído. Sinais 5G dedicados para FR3 estão sendo gerados e analisados como parte da demonstração.

A Rohde & Schwarz apresentará suas soluções de teste abrangentes para a indústria móvel, incluindo uma configuração que demonstra a geração e análise de sinais de alto desempenho para sinais FR3 no Mobile World Congress 2024. Os visitantes podem encontrar a Rohde & Schwarz no corredor 5, estande 5A80, na Fira Gran Vía de Barcelona. Para mais informações, visite

www.rohde-schwarz.com

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP