Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP

revista-automacao.com
Rohde & Schwarz

Rohde & Schwarz e Autotalks colaboram para verificar o primeiro chipset 5G-V2X do mundo usando novos recursos do testador de radiocomunicação R&S CMP180 

A Autotalks, líder mundial em soluções de comunicação V2X (Vehicle-to-Everything), utilizou conhecimentos e equipamentos de teste da Rohde & Schwarz para verificar o desempenho de seu chipset V2X de terceira geração.

Rohde & Schwarz e Autotalks colaboram para verificar o primeiro chipset 5G-V2X do mundo usando novos recursos do testador de radiocomunicação R&S CMP180
O R&S CMP180 testará a funcionalidade 5G-V2X dos chips Autotalks de terceira geração no MWC em Barcelona.

O TEKTON3 e o SECTON3 foram verificados usando a mais recente capacidade 5G-V2X do testador de comunicação de rádio R&S CMP180. As duas empresas apresentarão em conjunto uma configuração de teste 5G-V2X no Mobile World Congress 2024 em Barcelona.

Com esta colaboração, a Rohde & Schwarz e a empresa israelense de semicondutores sem fabricação própria, Autotalks, estão trabalhando juntas para garantir a operação correta do 5G-V2X. Isto permitirá fornecer a todo o ecossistema a próxima geração da tecnologia V2X – um passo importante no caminho para melhorar as comunicações dos veículos e concretizar os benefícios de segurança e eficiência da condução autônoma.

Nova capacidade 5G-V2X do R&S CMP180
A plataforma de teste de comunicação de rádio R&S CMP180 é uma solução sem sinalização para dispositivos sem fio que suportam tecnologias celulares e não celulares. A capacidade de teste 5G-V2X foi recentemente adicionada ao R&S CMP180 pela Rohde & Schwarz, o que significa que toda a gama de tecnologias V2X suportadas pelo chipset Autotalks pôde ser testada usando um único instrumento. O testador de caixa única vem equipado com dois analisadores, dois geradores e duas vezes oito portas de RF, além da possibilidade de expansão empilhando vários testadores. Isso o torna uma solução ideal para medições simultâneas de diferentes tecnologias e dispositivos em P&D e produção em massa, o que significa que os clientes podem usar o R&S CMP180 para testar simultaneamente todos os três padrões de “sidelink” V2X.

Nova capacidade de operação simultânea 5G-V2X do chipset Autotalks
Os chipsets Autotalks TEKTON3 e SECTON3 são os primeiros chipsets a suportar todos os quatro padrões de comunicação “sidelink” V2X: LTE-V2X, IEEE 802.11p (DSRC) e os novos 5G-V2X e 802.11bd. Esses chipsets não apenas suportam a operação 5G-V2X, mas podem fazer isso enquanto operam outra tecnologia de rádio simultaneamente. Isso permite incorporar o 5G-V2X enquanto mantém a base instalada na tecnologia legada. Por exemplo, na Europa, onde se espera que o 5G-V2X seja lançado primeiro, o DSRC pode ser suportado em paralelo.

O 5G-V2X acelera a comunicação “sidelink” no tráfego rodoviário
O V2X é uma tecnologia chave que aumenta a eficiência do tráfego, melhora a segurança rodoviária e aprimora a condução autônoma. Isto permite comunicação direta, confiável e de baixa latência entre veículos (V2V), veículos e infraestrutura (V2I) e veículos e pedestres (V2P). O 5G-V2X, com sua modulação de ordem superior e comunicação de grupo bidirecional, permite novos casos de uso, incluindo manobras cooperativas, como fusão de faixas e compartilhamento avançado de dados de sensores.

Christoph Pointner, vice-presidente sênior de testadores de rádio móvel da Rohde & Schwarz, afirma: “A estreita colaboração com o fornecedor pioneiro de chipset V2X Autotalks ajuda a validar mutuamente nossas soluções, a fornecer uma referência confiável para nossos respectivos clientes, e a acelerar a implantação de 5G-V2X ao todo o ecossistema. Estamos orgulhosos de trabalhar com a Autotalks e de que a nova capacidade 5G-V2X do nosso testador de radiocomunicações tenha sido fundamental neste importante passo para a indústria”.

Amos Freund, vice-presidente de P&D da Autotalks, afirma: “A validação é uma etapa crítica no ciclo de desenvolvimento de produtos e uma condição para um ecossistema interoperável. Nossa colaboração com a Rohde & Schwarz não ajuda apenas a nós, mas a todo o mercado, ao amadurecer a tecnologia 5G-V2X. Estamos orgulhosos de trabalhar com a R&S para testar nosso dispositivo de terceira geração, o primeiro chipset 5G-V2X do mundo”.

A Rohde & Schwarz apresentará uma configuração de teste 5G-V2X com o R&S CMP180 e um chipset de terceira geração da Autotalks no Mobile World Congress 2024 na Fira Gran Via em Barcelona, no corredor 5, estande 5A80. Para obter mais informações sobre o R&S CMP180 da Rohde & Schwarz, visite

Para obter mais informações sobre a participação da R&S no MWC 2024, visite

www.rohde-schwarz.com

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP