Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP

revista-automacao.com
Rohde & Schwarz

Rumo ao metaverso: Rohde & Schwarz e Slalom unem forças para realizar chamadas de avatar animado em AR habilitadas para 5G

As aplicações de metaverso e realidade estendida (XR) são consideradas críticas para desbloquear todo o potencial de consumo da tecnologia 5G.

Rumo ao metaverso: Rohde & Schwarz e Slalom unem forças para realizar chamadas de avatar animado em AR habilitadas para 5G
Rohde & Schwarz e Slalom abrem caminho para experiências imersivas de AR.

Testes rigorosos são cruciais para garantir o desempenho e a aceitação do mercado dessas experiências imersivas. A Rohde & Schwarz e a Slalom colaboraram para atender a essa necessidade, desenvolvendo ferramentas essenciais para testar minuciosamente os casos de uso de XR antes do lançamento no mercado. No Mobile World Congress 2024, os visitantes poderão experimentar uma primeira demonstração de como habilitar a realidade aumentada de amanhã.


O Projeto de Parceria de 3ª Geração (3GPP) examinou de perto as aplicações de realidade estendida (XR) com a versão 17. Isso foi fundamental para identificar as limitações atuais e melhorias potenciais nas especificações 5G atuais, abrindo caminho para o 5G-Advanced, que será abordado na versão 18. Uma das principais áreas do 5G-Advanced é o desenvolvimento de chamadas de avatares animados que usam realidade aumentada. Isto é considerado um trampolim para uma integração mais ampla do metaverso.

A Rohde & Schwarz, líder em soluções de teste e medição, fez parceria com a Slalom, uma empresa de serviços profissionais de última geração que cria valor na intersecção entre negócios, tecnologia e humanidade, para criar um ambiente de laboratório de última geração. Essa colaboração resultou em uma plataforma de teste para casos de uso baseados em XR. No centro da bancada de testes está o testador de sinalização de caixa única R&S CMX500 5G da Rohde & Schwarz. Essa configuração inovadora permite que as operadoras de rede avaliem aplicações e serviços baseados em XR em um ambiente controlado, garantindo desempenho ideal e qualidade de experiência (QoE) para seus assinantes, mesmo antes da implantação principal.

O avatar animado, desenvolvido pela Slalom, é renderizado em uma arquitetura de computação em nuvem, perfeitamente integrada ao R&S CMX500. O R&S CMX500 emula uma rede 5G para estabelecer uma conexão Voice over New Radio (VoNR) com o dispositivo do usuário final. A experiência do usuário final ganha vida usando um smartphone motorola edge 40 pro 5G conectado aos óculos inteligentes Lenovo ThinkReality A3, onde o avatar é exibido. O sistema também apresenta um loopback de amostras de áudio, estabelecendo as bases para futuras avaliações de qualidade de áudio com base no algoritmo POLQA. Um aspecto fundamental da animação do avatar é a emulação de movimento da cabeça, projetada para transmitir atenção durante as chamadas. A renderização precisa e a exibição oportuna de tais detalhes no dispositivo do usuário final estão entre os principais indicadores de desempenho que estão sendo investigados por ambas as empresas.

Christoph Pointner, vice-presidente sênior de testadores de rádio móvel da Rohde & Schwarz, afirma: “Estamos entusiasmados em aprimorar nossos recursos de teste de aplicações por meio de nossa colaboração com a Slalom. Esta parceria estabelece uma base sólida para o ecossistema sem fio, acelerando a introdução no mercado de aplicativos e serviços baseados em XR para preparar o caminho para o metaverso”.

Sam Andrews, gerente geral da Slalom, afirma: “Em parceria com a Rohde & Schwarz, desenvolvemos um conceito inovador onde podemos avaliar e medir a qualidade ponta a ponta das experiências XR que considera rede, dispositivo e aplicação para criar resultados para os usuários finais e desbloquear novas oportunidades para as empresas”. Jason Inskeep, Advanced & Converged Architectures / Mobile / 5G da Slalom, acrescenta: “Na Slalom, acreditamos que ser capaz de arquitetar uma verdadeira solução integrada de ponta a ponta - da rede à camada de aplicação até o usuário final - é fundamental para ajudar nossos clientes a alcançar resiliência e eficiência em escala, desbloquear novos fluxos de receita e criar experiências incríveis para os clientes”.

Esta colaboração entre a Rohde & Schwarz e a Slalom abre caminho para interações virtuais mais imersivas e pessoais. Para os consumidores, esta inovação promete uma maior sensação de presença e envolvimento durante as chamadas de voz.

A Rohde & Schwarz e a Slalom demonstrarão a plataforma de teste para chamadas de avatar animado em AR no Mobile World Congress 2024 no estande 5A80 da Rohde & Schwarz, no corredor 5 da Fira Gran Via, em Barcelona.

www.rohde-schwarz.com



  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP