Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP

revista-automacao.com
Rohde & Schwarz

Rohde & Schwarz apresenta suas soluções de teste de caixa única multicanal Wi-Fi 7 para P&D e produção no MWC 2024 

À medida que a tecnologia 5G evolui, as redes não 3GPP, como os pontos de acesso WLAN públicos, domésticos e empresariais, estarão cada vez mais interligadas com o núcleo 5G.

Rohde & Schwarz apresenta suas soluções de teste de caixa única multicanal Wi-Fi 7 para P&D e produção no MWC 2024
O testador de caixa única R&S CMX500 agora com recursos de teste de Wi-Fi 7.

Como resultado, os smartphones de amanhã dependerão ainda mais das próximas gerações de tecnologia WLAN, que serão mais poderosas e eficientes, mas também mais complexas. No Mobile World Congress 2024 em Barcelona, a Rohde & Schwarz apresentará suas mais recentes soluções de teste Wi-Fi 7 para P&D e produção para atender aos desafios de teste cada vez maiores impostos pela tecnologia e pela operação paralela com padrões celulares LTE e 5G.

A Rohde & Schwarz exibirá seu testador de sinalização multicanal multitecnologia R&S CMX500 no MWC 2024 com recursos de teste Wi-Fi 7 recém-adicionados. Com esta funcionalidade, o testador de caixa única permite que engenheiros de P&D de dispositivos sem fio testem de forma abrangente a operação de seus projetos em padrões celulares e não celulares de última geração em uma configuração de instrumento único. Além disso, o testador de comunicação de rádio R&S CMP180 verificará uma forma de onda de sinal de largura de banda de 480 MHz no modo loopback, atestando ser uma solução preparada para o futuro para usuários em P&D e produção, mesmo além dos requisitos do Wi-Fi 7.

Desafios dos testes WLAN de próxima geração
Embora o mercado para a sexta geração de Wi-Fi, IEEE 802.11ax, ainda esteja em crescimento, o desenvolvimento do Wi-Fi 7, ou IEEE 802.11be, está em pleno andamento. O Wi-Fi 7 é a próxima geração de tecnologia Wi-Fi, projetada para uma taxa de transferência de dados extremamente alta. Com dezenas de gigabits de dados por segundo e baixa latência, atende à crescente demanda por streaming de vídeo de ultra-alta definição, realidade virtual e aplicações de realidade aumentada. Os elementos-chave para alcançar maior rendimento são uma largura de banda de canal aumentada de 320 MHz, até 16 fluxos espaciais e modulação 4096 QAM. Além disso, para um padrão Wi-Fi 8 (IEEE 802.11bn) ainda a ser definido, estão em discussão larguras de banda de canal ainda mais amplas. A Rohde & Schwarz atende a essas características desafiadoras com suas soluções para testar o Wi-Fi 7 e além, apresentadas no MWC Barcelona.

R&S CMX500 apresenta novos recursos Wi-Fi 7 para P&D
Durante o desenvolvimento de dispositivos WLAN, as medições das características RF TX e RX devem ser testadas em condições reais no modo de sinalização. O testador de caixa única R&S CMX500 é um testador de sinalização multicanal multitecnologia que agora está disponível com funcionalidade de teste Wi-Fi 7 integrada. Especialmente no Wi-Fi 7, onde a operação multi-link (MLO) é um recurso fundamental, um ambiente de teste que forneça múltiplas cadeias de RF é crucial. A flexibilidade do testador, o suporte para múltiplas tecnologias de rádio e os recursos de teste de IP integrados tornam-no uma solução versátil para uma ampla gama de testes específicos de Wi-Fi 7, como 2x2 MIMO, banda de 6 GHz com descoberta fora da banda, coexistência e recursos de teste E2E.

Testando o descarregamento de WLAN com Voice over WLAN em uma única caixa
O descarregamento de WLAN é o processo de entrega de dados originalmente destinados a redes celulares por meio de WLAN. Ajuda a reduzir a quantidade de dados transportados nas bandas celulares, liberando largura de banda para outros usuários. Também é utilizado para garantir a continuidade do serviço em cenários onde a cobertura celular é insuficiente, mas um ponto de acesso WLAN está disponível para assumir a conexão. Por exemplo, a transferência entre uma rede celular e WLAN durante uma chamada de voz, muitas vezes referida como Voice over WLAN, visa fornecer aos assinantes uma experiência de chamada de voz ininterrupta.

No MWC, a Rohde & Schwarz demonstrará o R&S CMX500 e sua capacidade de testar a transferência contínua de tráfego e a interoperabilidade entre celular 5G e WLAN com uma solução de caixa única. O recém-integrado gateway Non-3GPP Interworking Function (N3IWF) no R&S CMX500 o torna uma solução fácil de usar para testar o descarregamento de WLAN com Voice over WLAN, permitindo que fabricantes e operadores de dispositivos testem essas aplicações com eficiência. Além disso, a função integrada de medição de qualidade de voz POLQA do R&S CMX500 oferece uma solução abrangente e econômica para garantir a qualidade da experiência para aplicações de Voice over WLAN em um estágio inicial.

Testador de P&D e produção R&S CMP180 preparado para o futuro
Na fase de produção dos dispositivos WLAN, todas as medições de RF são realizadas em modo sem sinalização para economizar tempo. A Rohde & Schwarz otimizou o testador de comunicação de rádio R&S CMP180 para essa finalidade. O instrumento suporta muitas tecnologias celulares e não celulares, incluindo Wi-Fi 6E, Wi-Fi 7 e 5G NR FR1 de até 8 GHz de frequência com larguras de banda de até 500 MHz. Aproveitando a ampla largura de banda, o R&S CMP180 demonstrará no MWC sua capacidade de verificar uma forma de onda WLAN com largura de banda de 480 MHz no modo loopback, um potencial candidato a forma de onda para o padrão Wi-Fi 8 (IEEE 802.11bn) ainda a ser definido. Esta característica mostra que o instrumento econômico é preparado para o futuro para usuários não apenas na produção, mas também em P&D.

Dois analisadores, dois geradores e dois conjuntos de oito portas RF estão integrados no R&S CMP180 para suportar testes MIMO 2x2 em uma única caixa. Dois instrumentos R&S CMP180 podem ser combinados e dimensionados para suportar quatro analisadores e geradores para testes eficientes de pontos de acesso MIMO 4x4.

A Rohde & Schwarz apresentará suas soluções de teste abrangentes para WLAN de próxima geração no Mobile World Congress 2024 na Fira Gran Via em Barcelona, no corredor 5, estande 5A80. Para obter mais informações sobre as soluções de teste WLAN da Rohde & Schwarz, visite

www.rohde-schwarz.com

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP