Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP

revista-automacao.com
Accenture News

ACCENTURE TECHNOLOGY VISION 2024: TECNOLOGIAS “HUMAN BY DESIGN” REINVENTARÃO INDÚSTRIAS

Inteligência Artificial e outras tecnologias ampliarão o potencial das pessoas e das organizações para alcançar novas fronteiras de desempenho nos negócios.

ACCENTURE TECHNOLOGY VISION 2024: TECNOLOGIAS “HUMAN BY DESIGN” REINVENTARÃO INDÚSTRIAS

Uma nova pesquisa da Accenture (NYSE: ACN) confirmou que o mundo está no meio de uma enorme mudança tecnológica, à medida que a IA e outras tecnologias disruptivas se tornam “Humanas por Princípio” - muito mais intuitivas para as pessoas utilizarem - e inauguram uma nova era de produtividade e criatividade sem precedentes. O levantamento também sugere que, à medida que as tecnologias centradas no ser humano exercem capacidades ainda maiores,e tornam-se mais integradas em todos os aspectos das nossas vidas, caminhamos na direção de um mundo onde a tecnologia que nos rodeia se tornará mais onipresente, mas também mais invisível.

O Technology Vision 2024 da Accenture: “Human by Design: Como a IA abre as portas para o próximo nível de potencial humano” explora como, após anos de inovação exponencial, a tecnologia – especialmente a IA generativa – está mais humana em sua natureza. E, à medida que a tecnologia evolui para ser mais centrada no ser humano, gera capacidades substancialmente maiores para que as pessoas ampliem o seu potencial e reinventem os negócios. De acordo com a pesquisa da Accenture, a IA generativa tem o potencial de impactar 44% de todas as horas de trabalho nas indústrias nos Estados Unidos, permitir melhorias de produtividade em 900 tipos diferentes de empregos e criar pelo menos 8 trilhões de dólares em valor econômico global.

“À medida que a IA, a computação espacial e as tecnologias de detecção corporal evoluem até um ponto em que parecem imitar as capacidades humanas e se tornaminvisíveis, o que resta são as pessoas – habilitadas com novas capacidades para realizar coisas que antes consideravam impossíveis”, disse Paul Daugherty, diretor de tecnologia e inovação da Accenture. “Esta mudança profundana forma como as pessoas trabalham, vivem e aprendem acelerará uma onda de mudanças sem precedentes em todos os setores, desde o varejo e entretenimento até a medicina e a manufatura. As organizações que agem agora para reinventar os negócios e formas de trabalhar utilizando tecnologias ‘humanas por princípio’ redefinirão o que significa ser um líder da indústria.”

O estudo identificou quatro tendências principais na mudança para tecnologias “humanas por princípio”:

Uma combinação feita por IA: Transformação da nossa relação com o conhecimento – ao inaugurar um mundo onde os dados são reorganizados de formas que facilitam o raciocínio humano e até imitam a criatividade. Em vez de vasculhar montanhas de resultados de mecanismos de pesquisa, as pessoas receberão respostas selecionadas e personalizadas na forma de conselhos, um resumo de um vasto conjunto de resultados, um ensaio, uma imagem ou até mesmo uma obra de arte. A pesquisa agora se transforma em síntese e os líderes empresariais que reimaginarem como a informação funciona na organização, e equiparem os funcionários com ferramentas de conhecimento empresarial habilitadas para IA, obterão ganhos exponenciais de desempenho e vantagens competitivas.

Conheça meu agente: Ecossistemas para IA – ao imaginar um mundo onde agentes capacitados para IA trabalhem em nome de indivíduos e façam parte de um ecossistema interconectado, estes agentes automatizados não só nos auxiliam e aconselham, mas também tomam ações decisivas em nosso nome, tanto no mundo físico como no digital. Ao trabalharem em conjunto, multiplicam a produção coletiva dos profissionais e geram um valor imenso para as empresas que optam por participar. 96% dos executivos concordam que o aproveitamento dos ecossistemas de agentes de IA será uma oportunidade significativa para a sua organização nos próximos três anos.

O espaço que precisamos: Criar valor em novas realidades – com mundos ricos e imersivos de interação pessoal, que estendem nossos mundos físicos 2D para novos ambientes 3D criados por meio de computação espacial, metaverso, gêmeos digitais e tecnologias AR/VR. Estes novos lugares e experiências fundirão os nossos mundos digital e físico, nos unindo de novas formas, alimentando a inovação e melhorando a forma como trabalhamos, vivemos e aprendemos. No varejo, um terço (33%) dos consumidores indicaram que estão ou estariam interessados em utilizar tecnologias ou dispositivos de computação espacial para fazer compras.

Nossos corpos eletrônicos: Uma nova interface humana – por meio de tecnologias inovadoras e integradas – como acessórios com IA, neurotecnologia com detecção cerebral e rastreamento ocular e de movimento – para desbloquear uma melhor compreensão de nós, nossas vidas e nossas intenções e usar esses insights mais profundos para melhorar a maneira como trabalhamos e vivemos. 94% dos executivos concordam que as tecnologias de interface humana nos permitirão compreender melhor os comportamentos e as intenções, transformando a interação homem-máquina.

“As tecnologias centradas no ser humano, como a IA generativa, estão preparadas para libertar o potencial humano e proporcionar uma gama impressionante de benefícios empresariais e sociais, mas apenas se adotarmos uma abordagem equilibrada, humana desde a concepção, que garanta que estas tecnologias sejam utilizadas de forma justa e responsável”, acrescentou Daugherty. 93% dos executivos concordam que, com os rápidos avanços tecnológicos, é mais importante do que nunca que as organizações inovem com propósito.

Sobre a Pesquisa
Durante 24 anos, o Techonology Vision da Accenture tem analisado sistematicamente o cenário empresarial para identificar tendências tecnológicas com maior probabilidade de transformar negócios e indústrias. Os dados para o relatório de 2024 foram recolhidos a partir de um conselho consultivo externo composto por dezenas de especialistas, abrangendo o meio acadêmico, as empresas e o setor público. A pesquisa global primária inclui 3.450 executivos C-Level em 21 setores e mais de 20.000 consumidores entrevistados de outubro a novembro de 2023 em 20 países. Saiba mais em www.accenture.com/technologyvision.

www.accenture.com.br

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP