revista-automacao.com
12
'23
Written on Modified on
Comau Brazil News
COMAU E LINA ENERGY DESENVOLVEM SISTEMA AUTOMATIZADO PARA A PRODUÇÃO DE BATERIAS DE SÓDIO DE ESTADO SÓLIDO
As empresas desenvolveram e validaram um projeto inovador para automatizar a fabricação de células de bateria de última geração à base de sódio.
A Comau uniu forças com a LiNa Energy para criar uma solução de manufatura inovadora e escalável para a produção de células de bateria de estado sólido de cloreto metálico de sódio. Através da engenharia simultânea, a equipe finalizou um conceito de design, permitindo que a LiNa, líder em tecnologias de baixo custo para baterias de sódio de estado sólido, automatizasse seu processo de produção de baterias. As empresas pretendem validar um ambiente de produção livre de oxigênio, sustentável, seguro e eficiente como um passo em direção à fabricação em maior escala.
Os engenheiros da Comau e da LiNa Energy trabalharam em conjunto para desenvolver, identificar e integrar os equipamentos e componentes específicos da célula de bateria de estado sólido, incluindo no projeto os robôs articulados de alta velocidade da Comau, classificados como sala limpa, Racer-5 SENSITIVE ENVIRONMENTS. Essa abordagem colaborativa permitiu à Comau sugerir modificações à metodologia de fabricação existente da LiNa, com o objetivo de otimizar a dinâmica do processo na transição para a montagem automática de células.
Com 50 anos de experiência em automação e investimentos contínuos no setor de eletrificação, a Comau forneceu à LiNa Energy um roteiro tecnológico detalhado para automatizar seu processo de fabricação de células. Além disso, aproveitando o desenvolvimento contínuo de novas tecnologias de fabricação para células de bateria de próxima geração, a Comau tem se mostrado cada vez mais capaz de fornecer uma estratégia 360° para soluções em e-Mobility.
Os avanços no desenvolvimento de células de bateria à base de sódio estão impulsionando a implantação de fontes de energia seguras e sustentáveis, que podem ser usadas a altas temperaturas. Em vez de substituir completamente as baterias de íon-lítio, as baterias de sódio de estado sólido de última geração vão fornecer alto desempenho na estocagem de energia e, ao mesmo tempo, economia. Isso porque são aptas para otimizar a integração de energias renováveis, nos mercados onde há potencial e crescimento da utilização da energia solar, como na Índia por exemplo.
"Esse conceito de fabricação automatizada, projetado com a equipe de engenharia da Comau, fornece um roteiro tecnológico claro para aumentar significativamente a capacidade de produção de nossas células de bateria patenteadas", disse Kris Barr, Diretor de Operações. "Tendo pesquisado com sucesso a dinâmica do processo e finalizado uma proposta de design inovador, estamos ansiosos para dar os próximos passos em nossa missão de comercializar baterias de sódio de estado sólido, sustentáveis e de baixo custo."
"Nosso compromisso com a transformação energética é perfeito para uma empresa como a LiNa Energy, cuja visão e competência em engenharia estão promovendo e possibilitando o desenvolvimento de soluções de alto desempenho para a estocagem de energia à base de sódio", confirma Gian Carlo Tronzano, Líder Global do Centro de Competências de e-Mobility da Comau. “Foi uma ótima oportunidade, para nós, termos trabalhado lado a lado para validar o processo de fabricação que colocará a LiNa Energy no caminho para a industrialização em mais ampla escala de sua tecnologia de célula de sódio de estado sólido.”
www.comau.com