revista-automacao.com
11
'23
Written on Modified on
Comau Brazil News
SOLUÇÕES DE AUTOMAÇÃO AVANÇADA DA COMAU AUMENTAM EFICIÊNCIA E FLEXIBILIDADE DE MANUFATURA DA STELLANTIS
A Comau projetou linhas novas e retrabalhou linhas existentes, com 74 estações automáticas e 10 estações manuais para a manufatura sustentável abrangendo as operações de fabricação das linhas de solda (Mainline, Bodysides e Respot).
A Comau projetou e implantou soluções avançadas de automação industrial no Polo Automotivo da Stellantis, em Betim – Minas Gerais. Um amplo projeto de modificação (retooling) nas linhas para produzir tanto o Fiat Pulse, primeiro modelo SUV da marca feito no Brasil, quanto o Fiat Fastback, primeiro SUV Coupé e um dos principais lançamentos da empresa para o mercado brasileiro. Como parte deste projeto, a Comau aprimorou a plataforma de fabricação existente fornecendo soluções de montagem de alta velocidade nas operações Mainline, Bodysides e Respot, de modo que os dois SUVs, com características diferentes, pudessem ser produzidos na mesma linha.
Especificamente, a Comau atendeu às demandas de manufatura da Stellantis aplicando seu know-how técnico adquirido nos diversos campos da Engenharia para integrar 74 estações automáticas e 10 estações manuais, com robótica avançada, sistemas de visão, iniciativas digitais e outros equipamentos utilizados nas linhas de produção. A solução completa tem um foco especial na precisão da geometria e na confiabilidade de solda da carroceria e das laterais. A Comau também utilizou recursos como Comissionamento Virtual e simulação de processos para otimizar a execução do projeto e as modificações (retooling) das linhas complexas de solda, permitindo aos times de Engenharia testar as funcionalidades, antes de iniciar os trabalhos de instalação na fábrica. Com isso, a Comau conseguiu antecipar eventuais problemas no sequenciamento e comunicação entre robôs e PLC. Ao obter uma visão mais abrangente da planta, em um ambiente virtual, os engenheiros da Comau e da Stellantis conseguiram identificar pontos de melhorias, aprimorar o monitoramento de processos e fazer o melhor uso do legado de equipamentos – aspectos essenciais para uma maior eficiência de custos.
Iniciativas da Indústria 4.0 também foram implementadas, como a tecnologia IO-Link para ajudar a monitorar os fluxos de alimentação de água e ar comprimido, elementos essenciais para a funcionalidade das linhas. Isso permite que o sistema forneça análise de dados em tempo real e detecte eventuais problemas, de maneira rápida e altamente eficaz, com configurações e monitoramentos remotos. Do mesmo modo, a integração dos PLCs na otimização das atividades de manutenção e a possibilidade de realizar atividades de backup dos programas de robôs via rede corporativa, ajudam a aumentar a confiabilidade de longo prazo de toda a linha.
Tendo segurança e flexibilidade como dois pilares essenciais do projeto, as modificações nas linhas de manufatura foram projetadas para que sejam altamente produtivas, minimizando os processos de troca de ferramentas, reduzindo o tempo de comissionamento e as intervenções na linha com um impacto subsequente na sustentabilidade. Isso permitirá que a empresa gerencie as demandas de fabricação dos seus vários modelos de maneira eficiente e econômica.
“Além de atender aos desafios de automação, a equipe da Comau foi rápida em propor e integrar tecnologias de ponta para atender aos nossos objetivos de qualidade e tempo de ciclo. Este projeto, que é parte da nossa estratégia de Indústria 4.0, nos trouxe maior agilidade e flexibilidade para fabricar as diferentes versões do Fiat Pulse e Fiat Fastback e outros modelos, nas mesmas linhas de produção”. - Glauber Fullana, vice-presidente de Manufatura da Stellantis para a América do Sul.
“O sucesso deste projeto complexo é prova do nosso compromisso com a excelência e inovação tecnológica. Nossas soluções de manufatura avançada permitem que a Stellantis alcance seus objetivos de eficiência, qualidade e volume de produção, enquanto garantem a possibilidade de expansão no futuro, de acordo com sua necessidade” - Laerte Scarpitta, Líder da Comau para as Américas.
Sustentada por um conjunto de habilidades e décadas de experiência com o cliente, a Comau utilizou sua presença local e os 50 anos de expertise global em automação, digitalização, e tecnologias inteligentes para atender aos desafios complexos da Stellantis neste projeto. Como líder global em automação, a Comau trouxe metodologias, produtos e tecnologias de ponta, como robôs e pinças de solda, a serviço da indústria brasileira.
www.comau.com