Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP

revista-automacao.com
Comau Brazil News

COMAU E FINCANTIERI APRESENTAM A PRIMEIRA SOLUÇÃO MÓVEL ROBOTIZADA PARA A CONSTRUÇÃO NAVAL

Projetada e implantada para soldar estruturas de aço durante o estágio de construção de embarcações nos estaleiros, esta solução inerentemente flexível pode ser facilmente reconfigurada para abordar outras áreas de aplicação e indústrias.

COMAU E FINCANTIERI APRESENTAM A PRIMEIRA SOLUÇÃO MÓVEL ROBOTIZADA PARA A CONSTRUÇÃO NAVAL

A Comau e a Fincantieri, duas líderes mundiais italianas em seus respectivos mercados, apresentam o primeiro resultado de sua colaboração conjunta: o robô móvel MR4Weld (Mobile Robot for Welding) uma solução inovadora de automação em ambiente exterior para melhorar a qualidade, o desempenho e o bem-estar durante atividades intensivas de soldagem. As empresas também renovaram seu acordo estratégico para aplicar tecnologia, digitalização e inovação em soluções robóticas móveis de última geração que aumentarão a velocidade de produção e o bem-estar dos trabalhadores, automatizando processos tradicionalmente manuais. Tendo assinado pela primeira vez uma carta de intenções em 2021, cujo objetivo era desenvolver protótipos de soluções de soldagem robotizada de aço e a resultante construção de uma série de máquinas – após a conclusão bem-sucedida dos testes de produção dos protótipos que estão atualmente em curso de realização, o CEO da Comau, Pietro Gorlier, e o CEO da Fincantieri, Pierroberto Folgiero, assinaram um novo acordo que prevê o desenvolvimento de novas máquinas e soluções robóticas móveis para ambientes não estruturados.

Considerado um novo paradigma para levar a automação além do chão de fábrica, o robô móvel MR4Weld está sendo testado e será em seguida usado nos estaleiros da Fincantieri para a soldagem autônoma de estruturas de aço, com um resultado possível multiplicado por 3 em comparação a um processo manual. Trata-se se um robô articulado de 6 eixos com alta carga útil equipado com um maçarico de soldagem instalado em um chassi rastreado e equipado com um sistema de visão integrado para identificar juntas de soldagem de forma autônoma. Mais importante, ele garante uma melhor qualidade de soldagem e reduz os riscos ergonômicos, contribuindo para a transformação dos processos de produção da construção naval, garantindo maior flexibilidade e maior segurança, além de reduzir os custos gerais.

Projetado para se mover em qualquer ambiente e colaborar com os trabalhadores, o MR4Weld pode ser facilmente manuseado por um único operador durante as atividades de transferência e soldagem. O sistema também usa ferramentas digitais para coletar dados de soldagem e produção que podem ser usados para registrar as juntas soldadas. Estando em total conformidade com as regulamentações de segurança atuais, o MR4Weld pode ser usado sem limitações em cada um dos vários conveses que constituem uma embarcação. A Fincantieri e a Comau apresentaram em conjunto um pedido de patente europeu para certos recursos tecnológicos específicos do MR4Weld. Esta solução de ponta também pode ser perfeitamente integrada à infraestrutura digital da Comau, protegendo ainda mais a produtividade e rentabilidade do sistema robótico.

Como parte da renovada colaboração, as empresas desenvolverão robótica avançada e móvel para automatizar outras atividades repetitivas dos processos de construção naval, incluindo as caracterizadas por superfícies verticais e não lineares, bem como ambientes não estruturados, além de testes dos exoesqueletos da Comau para melhorar ainda mais as condições ergonômicas e o bem-estar dos operadores. A Fincantieri também trabalhará com a Comau para fortalecer e atualizar as competências técnicas de seus operadores em termos de uso e programação dos sistemas móveis robotizados, adaptando aos operadores de construção naval formatos de treinamento avançado específicos que já foram desenvolvidos pela Comau. De fato, a implementação de soluções automatizadas para atividades de produção altamente repetitivas e sem valor agregado representa um dos pilares da estratégia da Fincantieri.

A Comau também dará mais um passo em direção à diferenciação de seu negócio principal e à expansão para novos segmentos além das instalações de fábrica. Além disso, as empresas começarão a industrializar sua exclusiva solução de robótica MR4Weld, que pode ser aplicada não apenas ao setor de construção naval, mas também a setores que envolvem a produção de grandes infraestruturas de aço, entre outros. Conforme a carta de intenções, as empresas estudarão e avaliarão as maneiras e os acordos relevantes para facilitar ainda mais o desenvolvimento imediato das soluções tecnológicas identificadas.

"Além da oportunidade de trabalhar com um líder como a Fincantieri, e explorar sistemas móveis robotizados inovadores para ambientes não estruturados, a extensão de nossa colaboração reflete a determinação da Comau de fornecer soluções de ponta e altamente flexíveis para cenários de produção complexos", explicou Pietro Gorlier, CEO da Comau. "Também acreditamos que o potencial significativo de mercado para o robô móvel MR4Weld irá além da construção naval. Especialmente considerando que se estima que o mercado de robótica móvel veja um CAGR de 5 anos de 15% (2022 a 2027), de acordo com estimativas internas e pesquisa de mercado de suporte".

Pierroberto Folgiero, CEO da Fincantieri, afirmou: "O MR4Weld é um projeto que atende a várias direções de nosso desenvolvimento: automação e digitalização, duas forças motrizes de nosso plano de negócios, bem como a responsabilidade empresarial, que encontra uma resposta para alcançar cinco dos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU, também com referência à segurança e ao treinamento. A parceria com a Comau constitui um exemplo único em nosso setor, um resultado de grande valor industrial que confirma o compromisso da Fincantieri com a busca de excelência".

https://www.youtube.com/watch?v=0xnfOzyfBds&t=5s

www.comau.com

www.fincantieri.com
 

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP