Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP

revista-automacao.com
ABB News

ABB TRANSFORMA O DESEMPENHO DO AMR COM O LANÇAMENTO DA TECNOLOGIA VISUAL SLAM

Nova tecnologia de navegação habilitada para IA permite que os robôs móveis autônomos tomem decisões inteligentes em ambientes dinâmicos e desafiadores.

ABB TRANSFORMA O DESEMPENHO DO AMR COM O LANÇAMENTO DA TECNOLOGIA VISUAL SLAM

A ABB Robótica transformou seus robôs móveis autônomos (AMRs) com a adição da tecnologia Visual Simultaneous Localization and Mapping (Visual SLAM), permitindo que seus AMRs tomem decisões de navegação inteligentes com base em seus arredores. Usando visão 3D habilitada por Inteligência Artificial (IA) para executar funções de localização e mapeamento, os Visual SLAM AMRs da ABB tornam a produção mais rápida, flexível, eficiente e resiliente, ao mesmo tempo em que assumem tarefas monótonas, sujas e perigosas para que as pessoas possam se concentrar em um trabalho mais estimulante.

O Visual SLAM combina tecnologias de visão IA e 3D para garantir um desempenho superior em comparação com outras técnicas de orientação para AMRs. Oferecendo vantagens significativas sobre outras formas de navegação, como fita magnética, códigos QR e SLAM 2D tradicional, que exigem infraestrutura adicional para funcionar, os AMRs Visual SLAM estão sendo adotados por empresas para lidar com uma gama crescente de tarefas de produção e distribuição.

“Nossa introdução de Visual SLAM AMRs aprimora radicalmente as operações das empresas, tornando-as mais rápidas, eficientes e flexíveis, ao mesmo tempo em que libera os funcionários para realizar trabalhos mais gratificantes”, disse Marc Segura, presidente da Divisão de Robótica da ABB. “Oferecendo mais autonomia e inteligência, nossos novos AMRs operam com segurança em ambientes dinâmicos e povoados por humanos. A tecnologia Visual SLAM fornece um novo nível de inteligência para AMRs, que transforma aplicações robóticas, desde a produção e distribuição até a assistência médica”.

O Visual SLAM usa câmeras montadas no AMR para criar um mapa 3D em tempo real de todos os objetos na área circundante. O sistema pode diferenciar entre referências de navegação fixas, como pisos, tetos e paredes que precisam ser adicionados ao mapa e pessoas ou objetos como veículos que se movem ou mudam de posição. As câmeras detectam e rastreiam características naturais no ambiente, permitindo que o AMR se adapte dinamicamente ao ambiente e determine a rota mais segura e eficiente para seu destino. Ao contrário do 2D SLAM, o Visual SLAM não requer referências adicionais, como refletores ou marcadores, economizando custo e espaço e oferece posicionamento preciso com precisão de três milímetros.

Ao eliminar a necessidade de alterar o ambiente, interromper a produção ou adicionar infraestrutura, a tecnologia Visual SLAM ajuda a reduzir o tempo de comissionamento em até 20% em comparação com o 2D SLAM, reduzindo significativamente o tempo necessário para introduzir um novo AMR na frota existente. A tecnologia pode ser usada em escala com frotas atualizadas remotamente. A tecnologia também é segura, pois analisa apenas dados brutos, sem imagens visuais salvas no AMR ou em um servidor.

A ABB desenvolveu os Visual SLAM AMRs em colaboração com a parceira Sevensense Robotics, fornecedora líder de tecnologia visual de IA e 3D. A tecnologia está sendo incorporada aos AMRs de última geração da ABB, o AMR T702V, no 3º trimestre de 2023, e o AMR P604V, no 4º trimestre de 2023. Eles serão seguidos por outros produtos AMR incorporando o Visual SLAM, que serão lançados até 2025. A tecnologia Visual SLAM já está implantada em projetos industriais para clientes do setor automotivo e varejo, com potencial para substituir linhas de produção convencionais por células de produção modulares inteligentes atendidas por AMRs.

O Visual SLAM já foi apresentado pela ABB ao público na LogiMAT 2023, no final de abril em Stuttgart, Alemanha, e também estará em breve disponível no Brasil.

www.abb.com
 

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP