Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP

revista-automacao.com
HMS Industrial Networks AB

As redes industriais Ethernet e sem fios continuam a crescer – Quotas de mercado de redes industriais para 2023 de acordo com a HMS Networks

Todos os anos, a HMS Networks analisa o mercado das redes industriais para fazer uma estimativa da distribuição de novos nós conectados em aplicações de automação fabril. O estudo deste ano revela que se prevê um crescimento de 7% no mercado das redes industriais em 2023. A Ethernet industrial continua a apresentar o maior crescimento e representa agora 68% de todos os novos nós instalados (66% no ano passado). Os bus de campo diminuíram para 24% (27% no ano passado), enquanto as redes sem fios viram a sua quota de mercado aumentar para 8% (7% no ano passado). As redes PROFINET e EtherNet/IP partilham o primeiro lugar nas classificações de redes com uma quota de mercado de 18%, seguindo-se a forte concorrente EtherCAT agora com 12%.

As redes industriais Ethernet e sem fios continuam a crescer – Quotas de mercado de redes industriais para 2023 de acordo com a HMS Networks

Todos os anos, a HMS Networks apresenta a sua análise do mercado de redes industriais, concentrando-se em novos nós instalados globalmente em aplicações de automação fabril. Enquanto fornecedor independente de soluções para o setor das TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação), a HMS tem uma visão substancial do mercado de redes industriais. O estudo de 2023 inclui uma estimativa das quotas de mercado e das taxas de crescimento para bus de campo, Ethernet industrial e tecnologias sem fios.

No estudo de 2023, a HMS conclui que o mercado das redes industriais continua a crescer e que se prevê um crescimento total do mercado em 2023 superior a +7%, confirmando a importância contínua da conectividade das redes em instalações fabris.

A Ethernet industrial está a crescer de forma constante
Com um crescimento de 10%, a Ethernet industrial continua a conquistar quota de mercado. A Ethernet industrial representa atualmente 68% do mercado global de novos nós instalados em aplicações de automação fabril (em comparação com 66% no ano passado). A batalha renhida entre PROFINET e EtherNet/IP continua enquanto lideram as classificações de redes em 2023 com uma quota de mercado de 18% cada uma, ao passo que as redes EtherCAT também continuam a registar um forte crescimento, ocupando o terceiro lugar com uma quota de mercado de 12%.

Os bus de campo apresentam novamente uma diminuição
O crescimento dos bus de campo no ano passado foi temporário, verificando-se uma diminuição de 5% nas novas instalações de bus de campo em 2023. As redes PROFIBUS lideram a classificação dos bus de campo com uma quota de mercado de 6%, mas não por muito, uma vez que as redes Modbus-RTU se encontram logo a seguir, com 5%.

Juntamente, os bus de campo representam 24% (27% no ano passado) do mercado em 2023. Embora o número de novos nós de bus de campo esteja a diminuir, muitos dispositivos, máquinas e fábricas continuarão a depender dos bus de campo funcionais e comprovados durante muitos anos.

As redes sem fios apresentam o crescimento mais rápido

O crescimento das redes sem fios acelera para +22% em 2023, à medida que são introduzidas na automação fabril mais soluções industriais de ligação em rede sem fios. Os casos de uso habituais incluem aplicações de substituição de cabos, acesso a máquinas sem fios e conectividade com equipamento industrial móvel.

As redes industriais são essenciais para a produtividade e a sustentabilidade nas instalações fabris
"A sólida conectividade das redes industriais é essencial para alcançar o tempo de disponibilidade de produção necessário para atingir os objetivos de produtividade e sustentabilidade em automação fabril", declara Magnus Jansson, Diretor de Marketing de Produto da HMS Networks, Unidade de Negócios Anybus. "A qualidade, a proteção, a segurança e a obtenção de conhecimentos através de dados de dispositivos e de máquinas são os principais fatores que verificamos para a expansão contínua das redes industriais."

Variações regionais das redes
As redes EtherNet/IP, PROFINET e EtherCAT são líderes na Europa e no Médio Oriente, sendo o segundo lugar ocupado pelas redes PROFIBUS e Modbus-TCP. O mercado dos EUA é dominado pelas redes EtherNet/IP, com as EtherCAT a apresentar um forte desenvolvimento e a ganhar quota de mercado. A PROFINET lidera um mercado asiático fragmentado, seguindo-se a EtherNet/IP e as fortes concorrentes CC-Link/CC-Link IE Field, EtherCAT, PROFIBUS e Modbus (RTU/TCP).


Âmbito:

O estudo inclui a estimativa da HMS para 2023 com base no número de novos nós instalados em aplicações de automação fabril. Um nó é definido como uma máquina ou dispositivo ligado a uma rede de campo industrial. Os números apresentados representam a visão consolidada da HMS, considerando perspetivas de colegas do setor, as nossas próprias estatísticas de vendas e a perceção global do mercado.


As redes industriais Ethernet e sem fios continuam a crescer – Quotas de mercado de redes industriais para 2023 de acordo com a HMS Networks

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP